Vídeo: “Tex e os Heróis do Oeste”, exposição em Piacenza, Itália

Por José Carlos Francisco

Águia da Noite, Zagor e Mágico Vento foram os protagonistas principais do Festival de Banda Desenhada que se realizou em Piacenza de 7  a 15 de Dezembro. O programa incluiu uma exposição de desenhos originais dos heróis bonellianos, um encontro com os renomados autores Bisi, Dotti, Frisenda, Freghieri e Genzianella para além de outras iniciativas versando o… western!

Originais de Tex expostos no altar da Basílica de Piacenza

Um facto inusitado deste primeiro Festival de Piacenza é que o mesmo decorreu numa basílica proporcionando ver-se algo muito raro como por exemplo uma imagem gigante de Tex ou mesmo páginas originais do Ranger expostas num altar. Tal ocorreu porque o evento aconteceu no espaço sagrado da igreja de S.S. Vergine del Carmelo, onde durante sete dias heróis e personagens de ficção foram os habitantes da famosa basílica italiana.

Tex, Zagor e Mágico Vento expostos na Basílica de Piacenza

Na ocasião estiveram expostas cerca de 200 peças de colecção devidamente apreciadas por imensos jovens e menos jovens com diversos mestres da banda desenhada empenhados em desenhar a sua arte colocando-a à disposição dos visitantes, assim como para responder a perguntas e falar da história da banda desenhada italiana, desde as suas origens até aos nossos dias.

Maurizio Dotti, Tex e Pasquale Frisenda

O evento reuniu numerosos fãs do sector e imensos curiosos. Entre os convidados ilustres destaque para os desenhadores Giovanni Freghieri (natural de Piacenza), Pasquale Frisenda, Nicola Genzianella, Maurizio Dotti e Paolo Bisi, todos eles entrevistados no vídeo que damos a conhecer de seguida:

Para concluir damos também a conhecer um fantástico vídeo onde durante uma noite neste evento de Piacenza, as páginas expostas ganharam vida nas notas musicais do compositor italiano Ennio Morricone e na voz de Elisa, recordando Django Libertado (Django Unchained):

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *