Tudo sobre o CLUBE TEX PORTUGAL

Por Carlos Moreira, José Carlos Francisco e Mário João Marques

1 – O que é o clube Tex?
O Clube Tex é uma associação sem qualquer orientação política ou religiosa e que tem por objectivo a divulgação e o estudo da série de banda desenhada Tex Willer. Trata-se de uma iniciativa destinadas aos fãs e coleccionadores de Tex Willer e que visa um maior convívio não somente entre os admiradores do Ranger, mas também, entre outras coisas, proporcionar a vinda a Portugal e consequente convívio com autores de Tex que se mostrem disponíveis para se deslocarem ao nosso país.

2 – Quais são as atividades do clube?
O Clube organiza e realiza várias actividades como encontros, reuniões, exposições, conferências, publicações e também uma publicação periódica semestral autorizada pela Sergio Bonelli Editore e destinada em exclusivo aos sócios do Clube.

3 – Quantos são os afiliados?
Entre fundadores, efectivos, honorários e menores presentemente o Clube conta com mais de 200 sócios, a maioria oriunda de Portugal, mas também do Brasil, Itália, Espanha, França, Holanda, Finlândia, Angola, Moçambique e até da Índia.

4 – O clube possui sede?
A sua sede é na cidade de Anadia, cidade pertencente ao Distrito de Aveiro, com cerca de 6 000 habitantes, sendo actualmente a Capital Portuguesa do Tex, título assumido pelos responsáveis do Município de Anadia, com o patrocínio do Clube Tex Portugal e com o beneplácito da Sergio Bonelli Editore.

5 – O clube possui alguma ligação com a Bonelli?
O Clube Tex Portugal foi (é) o primeiro clube português dedicado exclusivamente a um herói de Banda Desenhada e o primeiro autorizado oficialmente pela Bonelli em todo o mundo, que inclusive colabora de forma oficial nos eventos realizados pelo Clube.

6 – Falem um pouco sobre a revista (quem escreve, objetivos, quantos números já saíram).
Trata-se de uma publicação periódica semestral autorizada pela Sergio Bonelli Editore que conta inclusive com a colaboração de numerosos autores do staff oficial de Tex em cada número, com destaque especial para as capas inéditas e exclusivas (duas por cada número já que para além da capa principal temos sempre uma capa variante). A revista é escrita por sócios e é destinada em exclusivo aos sócios do Clube. Teve até ao presente 15 números com uma média de 52 páginas por número e já publicou inclusive histórias curtas de Tex com a devida autorização da Bonelli.
A revista é tida em elevada consideração junto das “esferas” da editora e dos autores, tendo sido já por diversas vezes elogiada e tanto Mauro Boselli como Moreno Burattini sugeriram mesmo uma edição em italiano.

7 – Há um evento anual. Podem falar um pouco dele?
Trata-se da Mostra do Clube Tex Portugal, é uma Mostra que o Clube promove anualmente, com o apoio do Município, num espaço nobre da cidade de Anadia, mais precisamente no luxuoso Museu do Vinho Bairrada e que é destinada em especial aos fãs e coleccionadores de Tex Willer, mas também a todos os apreciadores de banda desenhada, que visa um maior convívio não somente entre os admiradores da carismática personagem italiana, mas também proporcionar um convívio com autores de Tex que se deslocam ao nosso país, havendo ainda exposições de material relacionado a Tex, desde histórias em produção até itens texianos de colecções privadas, havendo ainda uma agenda muito preenchida com sessões de autógrafos, desenho ao vivo, aula de desenho, workshop, conferência, sessão cinema e BD. Uma infinidade de actividades que quase é redutor chamar-se Mostra a um evento que em nada fica a dever a alguns Salões de BD.

8 – O que significa reunir os sócios do Clube num grande convívio?
Significa acima de tudo que o Clube tem grande vitalidade e é um feito considerável e muito ambicionado tanto pela Direcção como pela totalidade dos sócios que podem assim desfrutar de momentos inolvidáveis junto de autores de renome e que permite passar-se dois dias em alegre e salutar convívio onde os fãs e coleccionadores presentes respiram Tex por todos os poros, já que este convívio tem como característica reunir a grande família dos sócios (e seus familiares) do Clube Tex Portugal que privilegiam a leitura e o lazer.

* Para finalizar uma constatação que muito nos orgulha: devido à popularidade, mas sobretudo ao profissionalismo que o Clube coloca em tudo o que faz, temos sido requisitados por outros organismos e outros festivais para dar o nosso contributo. Foi assim com o CPBD (Clube Português de Banda Desenhada), foi assim com o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora e mesmo a Comicon Portugal não prescinde da nossa presença.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *