Tex Série Normal: A Grande Invasão

A Grande InvasãoArgumento de Mauro Boselli, desenhos de Carlo Raffaele Marcello e capas de Claudio Villa.
Com o título original La grande invasione, a história foi publicada em Itália nos nº 497 a 499 e no Brasil, pela Mythos Editora nos nº 412 a 414.

Boselli soube trazer um certo rigor e espessura psicológica para as aventuras texianas, primando os seus argumentos pela construção de personagens densas e cujas sensibilidades nem sempre são retratadas a régua e esquadro, o que quer dizer que existe nelas sempre algo de mais, não caindo em retratos maniqueístas com o leitor a saber desde logo o que cada uma reserva.

Daí que, se há aventura onde Boselli consegue mais uma vez construir uma galeria notável de retratos psicológicos, “A Grande Invasão” pode bem ser um perfeito exemplo, como o já foram aventuras como “Os Invencíveis” ou “O Passado de Kit Carson”, ambas também desenhadas por Marcello.

Tex por Carlo Raffaele MarcelloA Grande invasão” vai sempre em crescendo psicológico, dramático e narrativo, contribuindo assim também para a mesma sensação no leitor. A leitura vai tornando-se cada vez mais interessante à medida que os acontecimentos vão evoluindo, permitindo ao leitor um renovar de sensações página a página.

E tudo começa até de um modo mais ou menos monótono, quando Tex e Kit Willer chegam num dia de mau tempo a Wackett no Texas para o funeral de um velho conhecido do ranger. Mas quem é esse conhecido é o que Kit pretende saber, tal como o xerife local e por isso, Tex começa a relatar acontecimentos passados, quando após a Guerra Civil, os Comanches chefiados por novos guerreiros sonhavam com um grande assalto aos colonos brancos e colocaram o Texas a ferro e fogo.

Guerra de FronteiraNessa altura, os rangers tiveram a função de ir avisando e alertando os colonos para o perigo dos ataques índios, conduzindo-os até aos postos militares. Tex vai relatar todos esses acontecimentos e o modo como, juntamente com colonos, soldados e alguns condenados vão conseguir resistir às investidas comanche e chegar a salvo a Forte Quitman.

Boselli assina aqui uma verdadeira epopeia, a epopeia de um grupo de homens em luta por uma causa comum. Um grupo de homens liderado por Tex, mas cada um como cada qual, o que significa, cada um com as suas motivações, os seus anseios, a sua própria sensibilidade. Boselli constrói assim uma notável galeria de personagens onde as aparências da sua realidade estão iludidas por uma justiça por vezes cega e por vezes injusta.

Ranger TexNo grupo de colonos, cada um move-se pelo objectivo da salvação, uns pela salvação da sua própria vida, outros porque não têm outra alternativa. Os soldados também aparentam diferentes modos de estar, diferentes maneiras de cumprimento daquilo que julgam ser o seu dever. Mas no meio de uma fuga qual será o dever de cada um? Mas é sobretudo no seio do grupo de condenados que Boselli logra construir a riqueza psicológica da epopeia. Cada um cometeu o seu crime, porque afinal cada um teve o seu motivo para cometer semelhante acto.

Os Heróis do TexasE aqui surge-nos novamente um dos grandes temas da saga texiana: onde está a justiça das leis e dos homens quando esta não atende aos anseios legítimos de cada um? Bonelli e Nizzi tocaram bastas vezes neste tema, mas Boselli realça-o aqui na presença deste grupo de condenados. Entre ferro e fogo, Tex tem a oportunidade de descobrir e relacionar-se com homens em dívida para com a justiça, mas também homens com os seus anseios, sentimentos, ideais e principalmente atenuantes.

A Grande Invasão” é assim mais que uma história de fugas, uma parábola da liberdade humana. A fuga aos ataques índios, mas também a fuga rumo a uma liberdade cerceada em nome de uma justiça que não vê nem obedece a atenuantes. Uma fuga que congrega diferentes vontades, mas onde tudo se resume afinal a uma luta por descobrir que todos temos os nossos segredos, todos somos motivados por anseios que algumas vezes levam a condutas onde a justiça das leis não encontra justificação, uma luta onde os homens vêem uma escapatória e onde todos souberam compreender que o destino lhes reservou uma segunda oportunidade.

Arte de Carlo Raffaele MarcelloA Grande Invasão” também fica na história da série por ser a último trabalho de Marcello para Tex, por ser o último trabalho do excelente desenhador que, sobretudo com Boselli, trouxe excelentes aventuras à saga texiana. Marcello assina aqui um trabalho pleno de dinamismo e de nervo, conseguindo sempre manter um ritmo alto da primeira à última página da aventura. Óptima a sua caracterização das personagens, onde Marcello consegue sempre interpretar graficamente a construção psicológica idealizada por Boselli. Devido a doença física que o priva de desenhar, foi este o último trabalho do autor.

Texto de Mário João Marques

3 Comentários

  1. Parabéns pelo excelente texto. Na minha opnião é uma das melhores histórias do ranger, muito bem trabalhada.
    Abraços,
    Geraldo Ribeiro

  2. Obrigado pelo comentário Geraldo.
    Boselli já nos habituou a excelentes aventuras, sobretudo as mais longas, onde o autor consegue sobressair ainda mais a sua apetência em construir grandes personagens.
    Esta é um perfeito exemplo.
    Um abraço
    Mário João Marques

  3. Pra mim uma das histórias mais emocionantes e bonitas vividas pelo Tex, história de chorar de emoção… chorei…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *