Tex e demais personagens da SBE impressos em papel ecológico

As mais célebres personagens da banda desenhada italiana tornam-se ecologistas..

Esta é a mais recente novidade no que diz respeito às diversas séries publicadas pela Sergio Bonelli Editore em Itália.

Por José Carlos Francisco

Aqueles que amam os quadradinhos da Sergio Bonelli Editore têm agora mais um motivo para comprá-los, porque Tex, Dylan Dog, Zagor, Martin Mystère  e demais personagens da editora italiana serão impressos muito em breve em papel certificado PEFC, tornando-se assim verdadeiros paladinos do ambiente.

O PEFC (“Programme for the Endorsement of Forest Certification schemes”) é um esquema de certificação que pretende assegurar aos compradores de madeira e papel que estão a comprar produtos de gestão florestal sustentável, assente nos pilares social, ambiental e económico.

No caso da editora da Via Buonarroti, as florestas certificadas serão de origem sueca e estónia. “O nosso papel PEFC – explica Davide Bonelli, director geral da SBE – não contribui assim para a desflorestação das áreas tropicais, mais ricas de preciosas biodiversidades, já que provirá de florestas correctamente geridas do norte da Europa“. Anualmente a SBE utiliza 3.250 toneladas de papel e aderem a esta iniciativa todos os seus mais de 30 títulos.

Graças então à iniciativa serão replantados com árvores 324 hectares de floresta, o equivalente a 463 campos de futebol com as dimensões do mítico Estádio da Luz, casa do Sport Lisboa e Benfica, sendo absorvidos 16.208 toneladas de CO2, um peso igual ao de 3.241 elefantes machos africanos (peso médio: 5 toneladas).

Em outras palavras, os quadradinhos da Sergio Bonelli Editore vão passar a ser impressos em papel “eco friendly” e terão assim uma espécie de “aspecto” ecologista no que diz respeito aos principais protagonistas tão amados pelo público leitor.

Este novo “processo” terá início dentro de poucos dias porque a data de estreia oficial das revistas da Sergio Bonelli Editore impressas em papel certificado PEFC foi fixada para acontecer a partir de Abril de 2013, portanto os novos números das séries de Tex, Dylan Dog, Zagor e Martin Mystère à venda no próximo mês em todos os quiosques italianos serão já compostos de papel amigo do ambiente.


Assim as aventuras de Tex Willer já ambientadas muitas vezes em ambientes verdes e imersas na natureza, sobretudo quando o herói bonelliano se aventura nas florestas do Canadá ou do norte dos Estados Unidos, serão sempre mais acentuadas no que diz respeito ao meio ambiente.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *