TEX de Colin Wilson no Jornal de Notícias: 9 de Janeiro de 2005

SaudadesTexto da secção Livros de 9/01/2005
Aos Quadradinhos
F. Cleto e Pina


Saudades

Na adolescência corri regularmente os quiosques para comprar cada novo número do “Mundo de Aventuras“, que então coleccionava, e descobrir novidades.

Hoje, a BD vende-se principalmente em álbuns, mas vai havendo razões para espreitar os quiosques: a BD americana da Devir e a BD italiana Bonelli (via Brasil) da Mythos Editora.

O que até pode proporcionar boas surpresas, como o “Tex Gigante” nº 10, “O Último Rebelde” (Mythos), desenhado pelo neo-zelandês, Colin Wilson, que se revela bem mais interessante a preto e branco que nas cores de “A Juventude de Blueberry” (Meribérica/Líber) de onde já o conhecíamos, mostrando um óptimo domínio do pincel, revelado pelo traço detalhado, dinâmico e nervoso, trabalhado de forma delicada mas expressiva, e bem servido de contrastes branco/negro.

Com alguma base histórica, a narrativa de Claudio Nizzi, sendo dura, tem lugar para sentimentos como a lealdade e o sentimento de culpa, e conta a descoberta e desmantelamento, por Tex e Kit Carson, de um exército em formação de ex-militares sulistas que pretendem pôr em causa a vitória do Norte na Guerra Civil americana. E abre o apetite para encontros regulares nos quiosques com as revistas periódicas – “Tex“, “Almanaque Tex“, “Tex Ouro“, “Tex Edição Histórica” – com as aventuras do mais célebre ranger dos quadradinhos.

Copyright: © 2005 Jornal de Notícias; F. Cleto e Pina
(Para aproveitar a extensão completa da foto, clique na mesma)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *