SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 13

Por Saverio Ceri [1]

Retomamos hoje a rubrica dedicada à redescoberta das capas originais que inspiram as capas da colecção Tex Classic.
O número 13 repropõe, como sempre, seis striscias de Tex; com este Tex Classic #13 chegámos à reimpressão dos números 13 a 18  da segunda série de Tex, publicados em Março e Abril de 1950. Estes mesmos episódios foram republicados pela primeira vez dispostos em três tiras nos números 25 e 26 do Tex Albo d’oro, publicados em Junho de 1953. A capa da recente edição, que pode ser vista de seguida, foi retirada precisamente do 25° albo d’oro.

Tex Classic #13 – Missione a Devil’s Hole

Albo d’oro Tex #24

Ao agradecer, como sempre, a fonte de muitas das nossas imagens, o site collezionismo fumetti, podemos notar como a ilustração original foi ligeiramente deslocada para baixo e ampliada para poder entrar no espaço proporcionado pela gráfica do Tex Classic,e como mais uma vez, a cor da camisa de Tex, em comparação com o original, passou de cor de laranja para amarelo.
A inspiração para a capa do albo d’oro vem da 28ª tira de La fine di Satania.

28ª tira de La fine di Satania

Um facto curioso liga duas das capas dos volumes mencionados no início. Se vistas em sequência narram um pequeno episódio da aventura. Na capa da striscia de 1950 os quatro criminosos estão prestes a arrombar a porta e no albo d’oro de 1953 já estão a bater na porta das instalações do xerife com o seu aríete improvisado, estando já o Tex a reagir, e disparando através da janela, desarma o patife que empunhava um revólver. Trata-se obviamente de legítima defesa, o oponente já tinha disparado um tiro…. três anos antes.

Collana del Tex nº 18 – 2ª Série “Lo sceriffo di Devil’s Hole”

Albo d’oro Tex #26

A propósito da camisa amarela de Tex. Sabem quando é que apareceu pela primeira vez? Foi em Novembro de 1949 na mítica primeira capa das raccoltine, que pode ser vista abaixo. Teremos então de esperar mais de 4 anos para ver novamente Águia da Noite de amarelo nas striscias e nos albi d’oro.

Tex raccoltine 1ª série – Il fuorilegge

Agora que a camisa amarela se tornou a “primeira camisa” de Tex, é estranho vê-lo aparecer novamente com uma camisa vermelha como aquela que ele usou na capa do relativamente recente Maxi Tex #21, de 2017. Não acontecia há 34 anos.

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rúbrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 30/09/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *