Programa completo do 16º Salão Internacional de Banda Desenhada – Moura BD 2007.

Cartaz Moura BD 2007
16º Salão Internacional de Banda Desenhada

MOURA BD 2007

Data: 26 de Maio (Sábado) a 3 de Junho (Domingo)
Locais: Convento do Castelo de Moura (exposições) e Cine-Teatro Caridade (projecção de filmes, homenagens e entrega de prémios).
Tema: O Gato
Homenageados: José Abrantes e Fabio Civitelli (a quem serão outorgados os troféus “Balanito de Honra”) e Catherine Labey (a quem será outorgado o “Balanito Especial”).

Programa

Sábado, 26 de Maio
15:00 horas (Castelo de Moura) – Inauguração do Salão. Visita guiada às exposições.

A partir das 15:30 horas (Castelo de Moura) – Lançamento de:

– Cadernos Moura BD # 7 (edição: Câmara Municipal de Moura)
Os “Cadernos Moura BD”, iniciados em 1999, funcionam como um veículo de divulgação da obra de muitos dos nossos autores junto do público (em especial o público jovem, mas não só) reeditando trabalhos há muito publicados (e hoje, praticamente, esquecidos) ou, em alternativa, inéditos. Depois de Augusto Trigo, António Barata, Isabel Lobinho, Luís Afonso, José Antunes e José Baptista (Jobat), o número sete da colecção é dedicado a José Abrantes.
– Nas garras felinas da sátira (edição: Câmara Municipal de Moura)
Catálogo da exposição com o mesmo nome, da responsabilidade de Osvaldo Macedo de Sousa, que pretende fazer uma viagem pelo mundo da caricatura e do “cartoon” político, social e desportivo com o gato como tema base.
– O “Western” na BD Portuguesa (edição: Câmara Municipal de Moura)
Estudo de Jorge Magalhães sobre a temática do “western” trabalhada por autores portugueses. Uma magnífica publicação, dentro da linha da que lançámos em 2005 (BD e Ficção Científica – As Madrugadas do Futuro, também do mesmo autor), profusamente ilustrada, e que será, certamente, uma peça de colecção para os amantes da 9ª. Arte.
– BDJornal #18 (edições: Pedranocharco)
O BDJornal é, hoje em dia, uma referência incontornável no panorama da banda desenhada portuguesa. O empenho e a dedicação de Jorge Machado Dias (rodeado de uma equipa de colaboradores de respeito) colocam, bimestralmente, nas bancas um jornal (ou revista?) de excelente qualidade. É verdade que o BDJornal não tem concorrência de peso, mas, ainda que a tivesse, não seria fácil fazer melhor…
– Portefólio de José Abrantes (edições Pedranocharco) (a confirmar)
A Pedranocharco (outro projecto de Machado Dias) reúne neste Portefólio, alguns apontamentos inéditos de José Abrantes (ilustrações e desenhos avulso, fundamentalmente).

16:00 horas (Convento do Castelo) – Sessão de caricatura ao vivo com os “cartoonistas” Ricardo Galvão (A Bola), Carlos Laranjeira (Record) e Per (Pedro Ribeiro Ferreira) (Revista Magazine).

21:15 horas (Cine-Teatro Caridade) – Cinema: “Ghost Rider

Realizador: Alejandro González
Actores:Bradd Pitt, Gael Garcia Bernal e Jamie McBride
Ano : 2006
Idade : M/ 12 anos
Duração : 143 minutos
Género : Drama
País de origem : EUA

Domingo, 27 de Maio
10:00 / 12:00 horas e 16:00 / 18:00 horas (Castelo de Moura) – Animação do espaço Ludoteca (inscrições na hora)

16:00 e 21:15 horas (Cine-Teatro Caridade) – Cinema: “Ghost Rider

Segunda-feira, 28 de Maio
10:00 / 12:00 horas e 14:00 / 16:00 horas (Castelo de Moura) – Animação do espaço Ludoteca (para as escolas do concelho, mediante marcação prévia)

Terça-feira, 29 de Maio
10:00 / 12:00 horas e 14:00 / 16:00 horas (Castelo de Moura) – Animação do espaço Ludoteca (para as escolas do concelho, mediante marcação prévia)

Quarta-feira, 30 de Maio
10:00 / 12:00 horas e 14:00 / 16:00 horas (Castelo de Moura) – Animação do espaço Ludoteca (para as escolas do concelho, mediante marcação prévia)

Quinta-feira, 31 de Maio
10:00 / 12:00 horas e 14:00 / 16:00 horas (Castelo de Moura) – Animação do espaço Ludoteca (para as escolas do concelho, mediante marcação prévia)

Sexta-feira, 1 de Junho
10:00 / 12:00 horas e 14:00 / 16:00 horas (Castelo de Moura) – Animação do espaço Ludoteca (para as escolas do concelho, mediante marcação prévia)

21:15 horas (Cine-Teatro Caridade) – Cinema: “300

Realizador: Zack Snyder
Actores: Gerard Butler, Lena Headey e Rodrigo Santoro
Ano : 2007
Idade : M/ 12 anos
Duração : 117 minutos
Género : Acção/Guerra/História
País de origem : EUA

Sábado, 2 de Junho

17:00 horas (Cine-Teatro Caridade) – Sessão de Encerramento.
Entrega dos Prémios do 11º Concurso Escolar de Banda Desenhada e do 14º Concurso de BD e “Cartoon”.
Entrega dos “Diplomas Moura BD” ao Melhor Álbum Português, Melhor Álbum Estrangeiro e Melhor Álbum Traduzido (em 2006).
Entrega dos Troféus Balanito Especial (a Catherine Labey) e Balanito de Honra (a José Abrantes e Fabio Civitelli).

18:00 horas (Cine-Teatro Caridade) – Sessão de autógrafos com Catherine Labey, José Abrantes e Fabio Civitelli.

21:15 horas (Cine-Teatro Caridade) – Cinema: “300

Domingo, 3 de Junho
16:00 e 21:15 horas (Cine-Teatro Caridade) – Cinema: “300

MOURA BD 2007
16º Salão Internacional de Banda Desenhada

Câmara Municipal de Moura – Praça Sacadura Cabral, 7860.207 Moura
Telef. 285 250 400 ou 285 250 478     Fax: 285 25 17 45     e-mail: mourabd@iol.pt     http://www.cm-moura.pt

3 Comentários

  1. A presença do Fabio Civitelli em Portugal é muito importante e representa um presságio de bons augúrios para os amantes de BD portugueses, que pode se materializar em revistas bonellianas nas bancas, quiçá, mês a mês.
    Mas está redondamente equivocado aquele que cavalgar até Moura e pensar que vai encontrar apenas o Civitelli.
    Na verdade, quem lá for, encontrará com o nosso grande Tex, com Carson, Kit e Tigre, com Bonelli e Galep, Nizzi e Nolitta, enfim, com todos os roteiristas, desenhistas e personagens do mundo texiano, pois em minha modesta ótica, o Civitelli estará a representá-los.
    Diga-se de passagem, que o amigo Fabio é atualmente o ícone na SBE, o que está na vitrina, haja vista a participação em argumentos, aventura colorida em aquarela e a honra, a grande honra, de dar forma ao episódio que marcará o 60º aniversário de Tex.
    Este formidável desenhador estará à mercê dos fãs e leitores. O que mais eles podem almejar?
    A situação é única, o fato é imperdível! Daqui, do lado de cá do Atlântico, resta-me acompanhar as notícias cada vez mais convencido de que vale à pena fazer o que gostamos.
    Aos amigos texianos de Portugal, cordiais saudações e sucesso no evento.

  2. G. G. Carsan, não podia estar mais de acordo com o que acabas de afirmar! Do meu lado não vou perder a oportunidade de ver o grande Fabio Civitelli ao vivo, mas também vai servir para ver todas as minhas personagens queridas de BD e para rever vários amigos de carne e osso, incluindo o nosso Zeca…rlos!

    Além disso, Moura tem outros encantos, caso da beleza extraordinária do Alentejo Profundo, cheio de mitos e lendas e, muito importante, uma gastronomia maravilhosa! Vai valer bem a pena as centenas de km’s que vou ter que fazer, disso não tenho dúvidas!

    Para os que não puderem ir, prometo depois fazer uma reportagem.

  3. Realmente pards, Moura tem tudo para ficar na História do Tex em Portugal e até na História do próprio Tex Willer… pela minha parte irei estar presente (por motivos óbvios) também no dia da inauguração do Salão, no próximo sábado, mas não há dúvida que as grandes expectativas estão apontadas para aquando da presença do Civitelli…
    Quanto à reportagem deste evento, Pedro, contamos com ela aqui no blogue do Tex para darmos a conhecer ao mundo Texiano a passagem de Tex por Portugal!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *