Nesta histórica ilustração de Claudio Villa vemos Tex Willer, Kit Willer, Jack Tigre e Kit Carson serem imortalizados pela máquina fotográfica do pitoresco e extravagante “caçador de imagens” Timothy Henry O’Sullivan, o simpático fotógrafo encontrado por Tex no decurso de uma aventura que tem por fundo a floresta tropical em que será “aberto” o Canal do Panamá.
Timothy Henry O’Sullivan é uma personagem realmente existente. Nascido em 1840, foi um pioneiro da fotografia: sobretudo daquela de carácter histórico, antropológico e geográfico. Imortalizou a Guerra da Secessão, seguiu diversas expedições científicas e carregou realmente o seu equipamento fotográfico na selva de Darién, documentando, entre mil dificuldades, o reconhecimento sobre o local do futuro Canal. Mais tarde, retornou ao Oeste, para fotografar os índios, os canyons e os desertos. O frio extremo das Montanhas Rochosas e o calor tórrido do Vale da Morte tiveram decerto a ver com o seu físico tenaz mas frágil: O’Sullivan morre em 1882, somente com quarenta e dois anos.
Desenho INÉDITO no Brasil e inspirado na história “Il solitario del West” de Guido Nolitta e Giovanni Ticci (Tex italiano #250 a #252).
(Para aproveitar a extensão completa do póster, clique no mesmo)
Texto de José Carlos Francisco
Uma das mais belas imagens que já vi na vida.
Um dos mais belos pôsteres da série Nuova Ristampa.
Sem dúvida essa é a melhor capa de Tex de todos os tempos.