O FIM do blogue português do Tex

Por José Carlos Francisco


Prezados leitores do blogue português do Tex, este é o último post do Tex Willer Blog, o Blogue Português do Tex. Escrevo depois de semanas de reflexão e com a alma arrasada:

É com enorme tristeza, mas também com uma agradável sensação de dever cumprido que anuncio que este conceituado (e quem o diz são tantos e tantos leitores assíduos assim como vários órgãos de informação relacionados com a banda desenhada, inclusive internacionais) blogue dedicado à mítica personagem criada por G. L. Bonelli na Itália em Setembro de 1948,  chega ao fim, depois de quase 2500 posts e cerca de 8.300 comentários. Não foi uma decisão fácil, mas foi a única possível, dadas as circunstâncias da minha vida actual onde a disponibilidade temporal é cada vez menor.

Considero que esta jornada, da qual vocês são parte extremamente importante, foi de grande sucesso. O blogue português do Tex mostrou que é possível falar do mundo de Tex Willer,  dos seus autores e também leitores com uma qualidade ímpar sem enganar ou subestimar os leitores e que a cada dia, de 28 de Setembro de 2006, data da sua criação, até hoje, se tornou num dos mais comentados do mundo bonelliano e que se pode resumir em três adjectivos: informação, credibilidade e paixão.

O blogue português do Tex também se orgulha de ter instituído uma espécie de “padrão de qualidade” – não é que eu acredito que os leitores nunca pensaram nisso, mas a questão da exigência de qualidade ficou mais presente no dia a dia. Mais além, este blogue também demonstrou que é possível tratar de temas “úteis” dentro de um espaço “fútil”. É possível tratar os leitores como inteligentes e pensantes: escrever com qualidade, rigor e credibilidade sobre Tex Willer e o seu mundo não apenas é possível, como traz dos leitores a maior participação, os melhores comentários.

Assim, o encerramento deste blogue dá-se coroando uma história sim de sucesso, tantas e tantas foram as participações, colaborações, opiniões de “simples” leitores até aos míticos editores de Tex na Itália e Brasil, Sergio Bonelli e Dorival Vitor Lopes respectivamente, passando por inúmeros dos mais consagrados autores da Casa Bonelli e também dos coleccionadores do Ranger, sobretudo nas grandes e numerosas entrevistas que fomos publicando ao longo dos anos.

Agradeço a participação e a presença de todos vocês, nestes anos. Sem dúvida, vocês é que são responsáveis pelo estrondoso e inigualável sucesso do blogue português do Tex. Um blogue que realmente fez parte da minha vida nos últimos anos.

O meu obrigado a todos vocês e se Deus quiser, e com certeza Ele quererá, ATÉ BREVE porque acredito que já não conseguirei viver sem todos vocês, tal como Tex também não conseguiria sobreviver sem todos nós, seus fieis seguidores (de várias gerações) por mais de 6 décadas!


53 Comentários

  1. Respondendo directamente ao Geraldes Lino, meu amigo e companheiro destas lides desde há mais de 30 anos, quero fazer-lhe notar que, ao contrário do que ele julga, a “peta” habilmente engendrada pelo pard Zeca, e que enganou muita gente, não me apanhou desprevenido, pois lembrei-me logo – após o primeiro momento de credulidade e de surpresa, como era inevitável – do famoso dia das mentiras e não me deixei cair na “esparrela”.
    O Geraldes Lino não deve certamente ter lido o meu 1º comentário a esta notícia, feito no dia 2 de Abril, antes do comunicado do Zeca… e que demonstra categoricamente que não fui um daqueles a “enfiar o barrete”, nem a ficar excessivamente preocupado, pois sei que, entre as paixões do Zeca, o blogue do Tex é uma das maiores e portanto não fazia sentido que ele invocasse falta de tempo para a decisão que tinha pretensamente tomado. Ora lê lá bem, caro Lino, o que eu escrevi nesse primeiro comentário…
    Além disso, com a minha idade já tenho, como soe dizer-se, o “rabo pelado como o macaco” e não caio nestas “intrujices” à primeira (sem ofensa, claro, para o Zeca e para a perfeita comédia por ele montada para festejar o 1º de Abril).

  2. Caro José Carlos Francisco, aka Tex, aka Benfica

    Só agora tive conhecimento dessa sua partida de 1 de Abril.
    Acho que se tratou de um caso inédito na blogosfera da BD, o que demonstra da sua parte uma imaginação fervilhante e bem disposta.

    Achei piada aos sustos de muita gente, em especial do meu amigo Jorge Magalhães.

    Só prova que a “mentira de 1 de Abril” foi bem montada, pois até conseguiu enganar um veterano argumentista, com larga experiência em forjar enredos imaginários, tão imaginários quanto o fim do Tex Willer Blog

    Parabéns.
    Grande abraço.
    GL

  3. AMIGO E PARD ZECA,

    QUE ALÍVIO! Bem que desconfiei (rsrs). Aqui no Brasil a turma também apronta dessas. Estou feliz que foi apenas uma brincadeira. O universo TEXIANO ficaria muito pobre sem o BLOG.

  4. Caros Amigos e leitores do blogue português do Tex, reitero uma vez mais que o anúncio do fim do blogue português do Tex foi uma brincadeira ocorrida no dia 1 de Abril, habitual dia das mentiras, de todo o modo agradeço uma vez mais as manifestações de solidariedade e verdadeira amizade que mostram uma vez mais que Tex tem os melhores leitores do mundo!

    E uma vez mais peço desculpas, pelos pensamentos errados que acabei gerando com esta partida, esperando que todos os afectados acabem perdoando esta inocente brincadeira que no fundo acabou por mostrar o quanto o blogue do Tex é importante hoje em dia na vida de muitos pards!
    Obrigado a todos vós, caros Amigos e fiéis Leitores!!

  5. Caro pard Zeca, fiquei na esperança que esta notícia fosse somente uma brincadeira (por conta do 1º de abril).
    Considero este um dos melhores espaços já criados para quem é fã de Tex.
    Espero, sinceramente, que você possa no futuro reativá-lo.
    Espero que, mesmo sem o blog, continuemos mantendo contato.
    Grande abraço e sucesso em seus empreendimentos.

  6. Grande guerreiro de além mar, essa notícia foi horrível.
    Mas, sei o quanto é difícil conciliar nosso tempo para manter um blog no ar, visto que mantemos dois simultaneamente aos trancos e barrancos, é óbvio.
    Mas, você já é um grande herói, querido bengala brother. Manter um blog de qualidade como o seu desde 2006 é um ato heróico, sem dúvida.
    Na certa, você além de estar sem tempo, deve estar cansado.
    Acredito que umas boas férias irão fazer revitalizar este maravilhoso blog, Zeca. Portanto, não deixe, nós, os seus leitores e fãs do ranger órfãos. Relaxe, goze e volte.
    Vamos ficar no aguardo.
    Ah, e não suma. Mantenha contato.
    Grande mano amplexo e sou ciente que voltaremos a ter essas belas matérias.
    Bom descanso, intrépido guerreiro…

  7. Não há dúvida de que esta colossal mentira do 1º de Abril foi muito bem elaborada e quase que ia levando toda a gente à certa, porque logo a seguir ao comunicado do Zeca não se conseguia ter acesso ao blogue, como se ele estivesse totalmente desactivado.
    Confesso que, num primeiro impulso, acreditei que era o “apocalipse”… mas depois lembrei-me do dia das mentiras e somei dois mais dois, ou seja, as duas grandes paixões do Zeca (além da esposa e das filhas), já o disse e repito: o Benfica e o Tex Willer blog.
    A brincadeira teve piada e ninguém a levou a mal, mas para a próxima há que ter cuidado com os pards de coração mais sensível. Pois se alguns até confessaram ter ficado à beira das lágrimas!
    Um grande abraço para todos.

  8. Caro Pard Zeca,
    Ao ler ontem (01/04/2013) o post sobre o final do Tex Willer Blog, fiquei tão triste que não consegui acreditar que tal fato pudesse acontecer, ainda bem que hoje veio o desmentido e que o nosso Tex Willer Blog ainda continuará com você à frente por muitos e muitos anos. Fui um dos que caíram na mentira.
    Vida longa ao Tex Willer Blog!!!!!
    Um grande abraço texiano.
    Renato Alves da Silva

  9. Ufa!!!!
    Termina-se o 1º de abril e constatamos assim como no mês de novembro o mundo não acabou e o nosso querido Blog do Tex também não acabou, mas que me pegou isso eu confesso, pegou tanto que quase chorei.

  10. (OK, acabei de perceber que caí no trote de primeiro de abril! Mas a minha resposta fica sendo também uma brincadeira… Mas agora eu já falei que não é, e… Ora bolas, perdi-me na metalinguagem dessa confusão, hehe).

    Bem, foi uma brincadeira, mas meus votos de amizade e sucesso são de verdade, pode crer!

  11. E eu que estou aqui agarrado com minha conclusão do curso de pós graduação, só agora vi essa notícia, mas sabia que era o tão famoso 1° de abril que hoje quase ninguém brinca mais. Valeu Zeca pela pegadinha e que o seu fantástico Blog dure ainda no mínimo uns cem anos.
    Grande Abraço Texiano parceiro.

  12. Minha nossa!!!

    Zeca, não pode passar a tarefa de atualizar o blog a outro pard texiano? Esta genial ideia não pode morrer jamais!

    Sucesso para você, no que fizer! Grande abraço deste seu amigo brasileiro!

  13. Mentiras, boatos e enganos. A 1 de Abril, a frase “nem tudo o que parece, é” tem um significado bem literal. Notícias, anúncios e comunicados falsos marcam o primeiro dia deste mês e nem o blogue português do Tex foi excepção como podem ver num novo texto já publicado no blogue 😉

    Aproveito para agradecer as dezenas e dezenas de mensagens e comentários de muitos de vós preocupados com o que foi anunciado e disponibilizando-se para ajudar no que fosse possível, inclusive a nível financeiro para que o blogue português do Tex não fosse encerrado, mensagens e comentários, inclusive alguns vindos do estrangeiro, que uma vez mais mostraram a grande importância do blogue do Tex hoje em dia na vida de muitos e muitos leitores de banda desenhada em geral e de Tex Willer em particular.

    A todos, o meu muito obrigado pelas vossas preocupações e gestos de solidariedade e termino deixando o meu pedido de desculpas a quem se sentiu de algum modo melindrado ou indignado com esta brincadeira (que apenas quis fazer jus à data), prometendo eu que nos próximos anos tal não voltará a acontecer!

  14. Caro Zeca. Me pegaste nessa. Preciso agora de um balde de cerveja e um bife com uma montanha de batatinhas para me recuperar. rsrsrs

  15. És mesmo uma figuraça, meu caríssimo Zeca! Quem há de ficar indignado com você? Até mesmo na brincadeira o nosso Zeca é de uma elegância sem par!

  16. Boa “peta”, Zé Carlos! Uma monumental partida do 1º de Abril, em que alguns pards parece que caíram! Eu próprio, a princípio…
    Mas não repita a graça, porque da próxima vez já ninguém acredita.
    Um grande abraço (com um suspiro de alívio!).

  17. Você só pode tá de brincadeira, irmão! Em um mundo tão conturbado, violento, chato até, sua saída nos deixa tão órfãos e cegos! Oxalá as coisas se arranjem de forma podermos ver e ler seus posts, seus comentários. Só falta agora, com tanta crise por aí o Dorival dizer que o Tex vai parar de circular.
    Boa sorte irmão em sua nova empreitada. Hasta la vista, amigo!

  18. Vedo con grande dispiacere che hai chiuso il blog di Tex. La delusione è grandissima. Il blog mi accompagna da anni, tutti i giorni.
    Come mai questa decisione? Hai dei problemi molto gravi? È possibile aiutarti e fare qualcosa per te?
    Ti prego di darmi una spiegazione.
    Il tuo grande pard Antonio Tony Willer Mondillo

  19. Eu já ia também começar com as lamentações, mas ainda bem que li os comentários anteriores, pois não me lembrava que hoje era o 1º de Abril. Tenha dó do meu coração, pois eu fui operado ao mesmo faz um ano e um mês, e ainda está algo debilitado.

    Um abraço.

  20. Quer provocar um ataque de coração??!! Não se brinca com coisa tão séria! Parabéns José Carlos, bela partida de 1º de Abril.

  21. É claro, ò leitores de pouca fé, que é mentira de 1 de Abril!!!
    Então acham mesmo que o José Carlos Francisco iria acabar com o Tex Willer Blog, assim sem luta?
    Nunca! Em último caso estaríamos cá nós, seguidores das aventuras do Tex e companheiros, para tentar levar em frente o blog e dar ao nosso caro pard algum “descanso”.

    O Tex nunca desiste de nada e esta atitude na vida é um exemplo para todos nós!

    1 de Abril, meus caros, 1 DE ABRIL!!!

  22. Ufa!!!!
    Será que eu cai também???
    Meu Deus, tomara que seja verdade que tudo não passe de uma brincadeira (de mau gosto) pois meu coração não aguenta mais isso não, viu?

    rsrsrs Tomara meu Deus, tomara que tudo não passe de brincadeira.

  23. Caro Zeca,

    meu coração chora com essa notícia, eu a vi pela primeira vez em um fórum de quadrinhos e não acreditei mas fui no link e não abriu.
    Meu caro amigo, não o encerre, deixe-o ainda que sem alimentá-lo eu o imploro, pois você não está só acabando com algo que você fez e acha com “O dever cumprido” mas você também está acabando com os sonhos de milhares de leitores e fãs de Tex.
    Não acabe com os mais de 2.500 post´s não acabe com os mais de 8.300 comentários que cada um representa uma pessoa, uma vida, uma história daquela pessoa com Tex e seus parceiros, Zeca sei que é difícil a decisão mas entenda o Blog não é mais seu, ele pertence a um universo de Pard´s pelo Brasil e mundo afora, você o deletando é como se você acabasse com os sinais de fumaça que trazem tantas notícias, tanto boas quanto ruins para os 4 aventureiros. Zeca deixe-o mesmo inativo para que possamos ler e reler muitas histórias, histórias essas que muitas vezes nos diz respeito como foi o caso de minha entrevista que minha família tanto amou, chegando até mesmo a me incentivar a investir (sem poder) mais de R$ 3.000,00 (três mil reais) na compra de 2 coleções quase completas de Tex da 1ª e 2ª edição. Deixe o blog ativo, deixe para admirá-lo como se fosse um totem de bons e doces momentos com Tex Willer e seus pards.

    Espero que você reflita meu dileto amigo.

    Sem mais,

    Jessé Bicodepena

  24. Pelo silêncio do Zeca por aqui (nos comentários) e pelos pedidos e lamentações com grande afeto dos nossos pards, esperamos que o prezado patrício brade por essas linhas: 01 DE ABRIL!!!!!

  25. Hehehe… O que o Zeca queria ele conseguiu, causar um rebuliço total na galera texiana. Eu, quando li a chamada da matéria no Facebook fiquei espantadíssimo, depois me dei por conta da data e me tranquilizei, até porque o Zeca está empenhado em contactar leitores para novas entrevistas e não faria sentido o esforço dele para conseguir entrevistados se o Blog fosse acabar.
    Abraços, Zeca!!!

  26. Uma triste notícia sem dúvida, Zeca, mas compreensível dadas às circunstâncias. Parabéns por toda a dedicação e o excelente trabalho informativo que você realizou desde que o primeiro post foi ao ar.

  27. Pard Zeca, conseguiu, me apanhou como um “pato” se não ocorressem os comentários, eu já havia mergulhado de cabeça nessa mentira. Puts, só faltava essa. Saudações TEXianas.

  28. É verdadeiramente uma pena que mais este espaço importante e rico para os quadrinhos se feche.
    Como grande fã do intrépido ranger só posso lamentar, por outro lado não posso deixar de te agradecer Zeca pela cascata de informações e entretenimento que este trabalho nos trouxe por todo este tempo.
    Às vezes os compromissos de nossa vida secular nos obrigam a tomar decisões que nem sempre são as que desejaríamos mas faz parte do contexto familiar, profissional etc.
    Boa sorte em seus projetos futuros e que Deus te abençoe.

  29. Que pena que você, Zeca, não tem mais tanto tempo disponível para dedicar ao nosso amado personagem…
    Eu quase nunca comento aqui no blogue mas sempre estou dando uma “espiada” no decorrer desses anos.
    Não sei bem a razão porque tomaste esta atitude, mas sei que, todos temos que avaliar o nosso dia-dia e por diversas vezes temos que dispensar algumas coisas que gostamos de fazer…
    Espero que as coisas se ajeitem por aí e que de vez em quando você possa postar alguma coisinha boa pra gente aqui (…risos…)

  30. … é com grande pesar que leio o Blog hoje e fico muito, muito triste, caro amigo Zeca! Respeito sua decisão, mas espero que seja por algum tempo somente.
    Sua amizade e ajuda que sempre nos deu para nós artistas brasileiros foi imensa e de coração; por isso mesmo caro amigo estive, estou e estarei sempre ao seu lado quando assim o necessitar e querer.
    Muita paz para você e toda sua maravilhosa família, que conheci através de seus posts.
    E já estou contando quando voltar ao nosso querido TEX WILLER BLOG com suas novidades, vindas lá da Itália.
    Hoje aqui em São Paulo amanheceu o dia sem sol, nublado e triste, como eu estou ao ler o seu post em 01/04/2013.
    Que ótimo seria se fosse somente uma “brincadeira” de primeiro de abril… grande abraço e felicidades em sua trajetória pessoal, meu bom amigo… estou triste… muito triste mesmo… até breve então… sempre estarei aqui, aguardando notícias suas, caro Zeca.

    Gde abção. do sempre amigo Wilson… :O(

  31. Caramba, nem eu sabia de nada… É real isso, pard Zeca? Ou, como disseram, apenas um chiste do Dia da Mentira? Vixe!!!

  32. Assim como os outros amigos que comentaram, estou torcendo para que seja uma brincadeira de 1 de abril, mas a resposta só saberemos amanhã. Principalmente porque no último paragrafo existe um até breve.

  33. Olá, José Carlos! Rapaz, isso me pegou de surpresa. Fiquei meio tonto, como se tivesse levado um belo soco no queixo…
    Espero que seja um 1° de abril típico. Em caso negativo, fica meu agradecimento pela atenção que você dispensou a todos os leitores, nos premiando com matérias e entrevistas muito importantes para quem curte quadrinhos e o mundo de Tex. E também a atenção especial que você dispensou a mim, nas matérias de colecionador e os ainda tôscos desenhos meus que publicou. Agradeço muito. Vou passar parte do dia baixando as entrevistas com os autores, pois me dispus a lê-las todas esse ano. Se parar o blogue, irá tirá-lo do ar imediatamente?
    Desejo tudo de bom em sua vida, e que o futuro seja de muita alegria para todos nós.
    Grande abraço,

  34. Fico cá por dentro com um misto de esperança e tristeza. Tristeza por me fazer pensar que tudo o que nasce pode um dia morrer. Esperança de acordar amanhã e vir por aqui e ter verificado que foi uma “brincadeirazinha” de 1 de Abril. Mas olha o meu coração já não aguenta essas sensações. Nem consigo imaginar a perda deste sítio que me proporcionou tanta coisa boa e bela, para além do facto de ter conhecido imensas pessoas maravilhosas. Estou a torcer que não passe só de um pequeno pesadelo. De qualquer forma um grande abraço.

  35. A crise também atingiu o Tex?

    Desde o ano 2000 que vi muitos sites de BD extinguirem-se (e outros crescerem)

    Acreditei na notícia até à frase “de 28 de Setembro de 2006, data da sua criação, até hoje“, que por acaso é dia 1 de Abril de 2013.

    Aí já não acreditei.

    Certezas, só amanhã.

  36. Quero acreditar que é noticia de 1º de Abril. Se for verdade será uma enorme perda que se vai refletir inclusive nas vendas da Mythos, pois o blogue é o grande responsável pela divulgação e publicitação das revistas, substituindo a editora que nesse processo têm muito que evoluir.
    Um grande abraço e fico à espera do desmentido,
    Sérgio Sousa

  37. Conhecendo o Zé Carlos, como julgo conhecer, e o seu entusiasmo por estas lides, sei que há duas coisas, duas grandes paixões (além da sua família, em primeiro lugar, claro!), a que ele nunca voltaria costas: o Benfica e o blogue do Tex, por muita falta de tempo que tivesse! Mesmo que se mudasse para Marte continuaria a ver os jogos do Benfica pelo satélite e a manter activo o seu blogue…
    Portanto, está tudo dito! Quantas horas faltam ainda para a meia-noite? Estamos todos num sufoco à espera do dia 2 de Abril e do próximo post com o desmentido desta notícia. E até somos capazes de perdoar a brincadeira ao Zeca!
    Um grande abraço.

  38. Caríssimo José Carlos Francisco, é com muita pena que recebo esta notícia e, como diz acima o Nuno Amado, espero que seja apenas uma “inactividade” temporária e não propriamente um desaparecimento completo da internet.

    De qualquer modo, o Kuentro estará sempre à tua disposição para publicar qualquer coisa que queiras, sem perderes muito tempo – basta enviar-me o material e eu posto lá.

    Espero também que a tua colaboração no BDjornal não sofra com a tua falta de tempo. Enfim, vamos ter que gerir as coisas.

    Penso, como digo acima, que o Tex Willer Blog ficará online, mesmo que inactivo, porque o arquivo acumulado fará sempre falta a quem se ocupa com a história do ranger e da Bonelli.

    Um Grande Abraço

  39. Como hoje é dia 1 de Abril quero acreditar que é mesmo só uma piada!!!

    Abraço

  40. Tenho pena de ouvir/ler isto, mas a vida particular de cada um por vezes amputa as nossas paixões, neste caso a BD e particularmente no teu caso o TEX.
    Espero que não seja um encerramento vitalício, pois se a vida te obriga a deixares o blogue neste momento, no futuro poderás voltar a ter tempo para retomar, e quem sabe, com mais frescura e força ainda! Por vezes os intervalos fazem bem!
    😉

    Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *