O Editorial (e o Sumário) da Revista nº 14 do Clube Tex Portugal

O Sumário da Revista Clube Tex Portugal #14

EDITORIAL

Pirata, contrabandista e de caráter duro, o capitão Drake, também conhecido por Barba-Negra, é uma personagem diferente no universo texiano. Apelando ao inolvidável marinheiro Achab de Moby Dick, Barba-Negra surgiu pela primeira vez em 1973, na aventura La vendetta di Diamond Jim, e na sua génese esteve certamente a paixão de Gianluigi Bonelli pela literatura aventurosa e romanesca. No entanto, se o pai de Tex vai colocar Barba-Negra do lado dos inimigos do ranger, a verdade é que o seu comportamento e a sua conduta de homem de honra, que manifestou quando do rapto do filho de Tex, vão ser aproveitados por Claudio Nizzi para, em 1990, trazer Barba-Negra de volta, em La Congiura, onde se vai tornar num aliado de Tex. É esta personagem que Stefano Andreucci tão bem retrata no magnífico desenho em exclusivo feito para a capa deste número da revista, onde a sua postura, ao lado de Tex, parece configurar que ambos se voltarão a aliar na sua próxima aventura, ainda em preparação.

E já que falamos de capa, não podemos deixar de sublinhar (e agradecer) o magnífico trabalho de colorização feito à mão pelo Sérgio Streiechen para a capa principal deste número da revista, e ao João Marin pela colorização digital da capa variante.

Nas próximas páginas, muitos artigos sobre Tex e o western em geral, com a participação dos colaboradores habituais Mário João Marques, Jesus Nabor Ferreira, João Marin, Rui Cunha, José Carlos Francisco, Sandro Palmas e os regressos de Moreno Burattini, e Pedro Pereira. Saudamos a presença de Giorgio Bonelli, filho de Gianluigi Bonelli e irmão de Sergio Bonelli, com um texto em que expressa algumas das memórias do seu pai. De igual forma, saudamos a colaboração de Fabio Civitelli em “A Minha Prancha” e do Hernâni Portovedo em “Espaço do Associado”, que trazem novos testemunhos nas rubricas que estreámos no número anterior.

A todos eles, a todos os outros que colaboraram neste número da revista, aos desenhadores Stefano Andreucci, Alessandro Piccinelli, Raul e Gianluca Cestaro, e nunca esquecendo a Sergio Bonelli Editore, com especial ênfase para Davide Bonelli e Mauro Boselli, os nossos agradecimentos.

O Editorial da Revista Clube Tex Portugal #14

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *