NAS PEGADAS DO MISTERIOSO “MISTER P”; O HOMEM DAS MIL CARAS; O DIABÓLICO PROTEUS. {2}

“O HOMEM DAS MIL CARAS”

Por Zenaldo Nunes – Caruaru – Pernambuco – Brasil
Janeiro de 2022

Proteus (Perry Drayton): Nome original: Proteu – Criação: Licenciador: Sergio Bonelli Editore.

************************************************************************

Proteus é um adversário clássico do ranger. Mestre dos disfarces, tem esse nome em homenagem ao antigo deus marinho que pode se transformar no que quiser. Sua primeira aparição foi em 1966, em história assinada por Gianluigi Bonelli {22 de Dezembro de 1908, Milão – 12 de Janeiro de 2001, Alexandria / 92 anos} e com desenhos do mestre Guglielmo Letteri {11 de Janeiro de 1926, Roma – 2 de Fevereiro de 2006, Roma / 80 anos}.

************************************************************************

2ª aparição: (TXI 186, Tex 119, – G.L.Bonelli/Letteri)

O HOMEM DAS MIL CARAS

Tex n° 119 – O Homem das Mil Caras – (Janeiro de 1981 – Editora Vecchi) – Título original italiano: “L’uomo dai cento volti”. Publicada originalmente em Tex n° 186/1976 – Sergio Bonelli Editore.

Proteus, um antigo adversário de Tex, foge da prisão e, graças à sua extraordinária habilidade de transformista, assume os traços fisionômicos do próprio ranger para realizar numerosos assaltos a alguns ranchos da região que fazem fronteira com a reserva navajo. Nosso herói, logo procurado pela Lei, consegue demonstrar sua inocência e, ajudado pelos parceiros, segue os rastros do malígno fora-da-lei e de seus cúmplices.

Personagens: Tex, Kit Carson, Kit Willer, Jack Tigre, Proteus (Mister P) – Roteiro: Giovanni Luigi Bonelli – ‘Gianluigi Bonelli’ – Arte: Guglielmo Letteri – Letrista: Marcos Maldonado – Tradutor: Tizziana Giorgin – Revisão: Paulo Guanaes – Diretor: Otacílio d’ Assunção Barros – Licenciador: Sergio Bonelli Editore – Número de páginas: 132 – Formato: (13,5 cm x 17,5 cm) – Preto e branco / Lombada quadrada.

(ver TEX 119 – 2ª. Edição – O Homem das Mil Caras)
PROTEU RESSURGE

– Gallup – pg. 5.
Nota: Gallup

O 1º DISFARCE

– O 1º disfarce de Proteu (Tex Willer) – pg. 5.
Nota: Acontece dentro da história supracitada; pois torna-se o 5º disfarce em relação à história anterior (O Misterioso “Mister P”); por ordem de publicação no Brasil.
– O assalto ao banco de Gallup (oitenta mil dólares) – pg. 8. {“Valor citado na pg. 37”}
– Ameaça e coação (“Proteu”) – pg. 13.
– O disfarce mantido (Tex Willer) – pgs. 9-20.

RASTROS DE FOGO E FUMAÇA

– A 1ª fazenda incendiada e o gado roubado (Sr. Cameron) – pgs, 14,15.
– A 2ª fazenda incendiada e o gado roubado (fazendeiro não citado) – pg. 20.
– Kit Carson sobre “o Dentista” (Filosofia) – pg. 21.
Nota: O termo “Dentista”, encontra-se defasado, tendo em vista as diversas ramificações referentes a área de atuação da Odontologia, especialidade a qual se faz responsável por não somente tratar e diagnosticar as doenças do complexo estomatognático, bem como intervir cirurgicamente. Dessa maneira, a utilização de tal termo, atua-se incoerente ao não designar de forma íntegra a abrangência do campo de atuação, referindo-se somente a uma pequena parcela de suas funções. Entretanto, projetos se apresentam em trâmite objetivando alterar o termo “Dentista” para “Médico Orofacial” como uma forma de classifica-la oficialmente como uma especialidade médica, assim como em vários países, onde a Odontologia se faz uma especialidade Médica. Cirurgião-Dentista, Médico-Cirurgião-Orofacial, Médico-Dentista, Médico-Orofacial, Médico Odontologista é um profissional da saúde responsável pelo tratamento das doenças do sistema estomatognático e estruturas anexas. A atividade pode ser executada em consultório próprio ou público, na maioria das vezes, para tratar doenças dentárias, além de revisão da higiene bucal e integridade dos dentes. Fonte:

O “DENTISTA” DOC HOLLIDAY

Doc Holliday com Wild West Marshal, Wyatt Earp – Tombstone (1872) – Fonte: Henry “Doc” Holliday (14 de Agosto de 1851 – 8 de novembro de 1887 / 36 anos) – Foi um dos maiores mitos do velho oeste, apesar de ser dentista, profissão da qual se orgulhava, seu sustento era derivado da sua habilidade à mesa de pôquer, a qual era significativa. Por conta de sua doença (tuberculose), tornou-se dependente do álcool, na busca de aliviar os sintomas de sua enfermidade. (…) viajou para a região desértica do Arizona, em busca de um clima mais seco. No entanto, ele não conseguia ficar longe de problemas por muito tempo. Cavalheiro alto, elegante, culto, familiar com o latim, o grego e o francês, dificilmente passava despercebido e tinha um talento nato para fazer inimigos. Dono de uma destreza inigualável com a arma na mão, ficou famoso, sobretudo por participar de um dos principais eventos do “Velho Oeste”, o tiroteio no “O.k. Corral”, ao lado de seu grande amigo Wyatt Earp: o maior xerife que os EUA conheceu. Earp descreveu Doc da seguinte forma: “O mais veloz e o mais mortal homem com uma arma” que ele já tinha visto. Doc era uma fortaleza mental, detentor de uma inteligência cáustica, o que contribuía para que manifestasse indiferença profunda em situações perigosas. Se relacionou amorosamente com Kate Fisher e manteve uma rivalidade com o famigerado pistoleiro Johnny Ringo, triângulo muito explorado no cinema. Fonte:

A trágica jornada do Dentista que trocou o consultório pela jogatina e pelos revólveres Colt. Fonte:

A VINGANÇA DE DOC HOLLIDAY

Autores: Mauro Boselli (roteiro) e Laura Zuccheri (capa e desenhos). Publicado originalmente em Tex Albo Speciale # 34 – Doc! (tradução de Júlio Schneider / Tex Gigante 34 – setembro de 2019 – Mythos Editora. Fonte:

Roteiro: Doc Holliday: dentista, jogador e pistoleiro. Estabelecido em Leadville, Colorado, o lendário médico com o revólver ganha a vida nas mesas de jogo. Mas o passado retorna nas pessoas da sua agitada e ciumenta ex-namorada, Big Nose Kate, e de dois rangers obstinados, Tex e Carson, que o procuram para esclarecer o mistério de alguns crimes sangrentos cometidos com uma broca de dentista. Enquanto isso, os sobreviventes da Quadrilha dos Caubóis continuam a morrer e entre o Colorado e o Novo México, os colts voltam a rugir nas mãos de Johnny Ringo, Bud Snow e outros famigerados bandidos do Oeste, até o sangrento acerto de contas no Cânion do Esqueleto. Fonte:

TOMBSTONE, ARIZONA, EUA – 1881

Tombstone, Arizona, EUA – 1881. Fonte:

Há 140 anos…
TIROTEIO NO O.K. CORRAL – TOMBSTONE, ARIZONA, EUA – 1881

Tiroteio no O.K. CORRAL – TOMBSTONE, ARIZONA, EUA – 1881. Fonte:

O.K. CORRAL – TOMBSTONE, ARIZONA, EUA – 1881

Localizado em Tombstone, Arizona, nos Estados Unidos, o curral tinha uma cerca de madeira, uma ferraria e espaço para meia dúzia de carroças e cavalos, os quais geralmente chegavam exaustos e bebiam a água dos cochos com sofreguidão. No dia 26 de outubro de 1881, três irmãos da família Earp – Wyatt, Morgan e Virgil, reforçados por Doc Holliday, resolveram apelar (depois de muito enrosco) para um dramático tiroteio contra Ike e Billy Clanton, Frank e Thomas McLaury, e Bill Brocius. Era matar ou morrer, sem opção alguma no meio. Quando as balas pararam de voar, meros 30 segundos após ter iniciado o confronto, havia três mortos contorcidos sangrando no meio da poeira: os dois McLaury e o mais jovem dos Clanton, Billy. Ike e Brocius conseguiram fugir. Fonte:

“Era um amigo leal e um bom camarada. Um dentista que a necessidade tornou um jogador. Um cavalheiro que a doença tornou um vagabundo. Um filósofo que a vida transformou em um espírito cáustico. Um louro alto e magro, quase morto pela bebida, e ao mesmo tempo o mais astuto jogador e o mais nervoso, rápido e mortal homem com um revólver que eu já vi.” (Wyatt Earp, o melhor xerife que o Velho Oeste conheceu, sobre Doc Holliday). Fonte:

TOMSTONE – A JUSTIÇA ESTÁ CHEGANDO

Lançamento em DVD – 25 de Dezembro de 1993 – Estados Unidos • cor • 130 min. Fonte:

A VINGANÇA DE WYATT EARP

Lançamento em DVD – 6 de Março de 2012 – Estados Unidos • cor • 92 min. Fonte:

“WYATT EARP”

Wyatt Berry Stapp Earp (19 de março de 1848 – 13 de Janeiro de 1929 / 81 anos) ocupou vários postos policiais no oeste Americano. Foi um dos protagonistas do Tiroteio em O.K. Corral em Tombstone, Arizona, junto com Doc Holliday, Virgil Earp e Morgan Earp. Faz parte dos vultos reais que se tornaram lendários pelos seus feitos registrados na História do Velho Oeste americano, inspirando numerosos Westerns. É mais conhecido como um temido xerife de fronteira que trabalhou nas cidades de Wichita, Dodge City, Kansas e em Tombstone, Arizona, onde sobreviveu ao tiroteio do Curral OK. Mas como xerife trabalhou somente por 5 anos de uma vida longa e aventureira, atuando em garimpos e investindo em salões de jogos. Era famoso por sua célebre frase: “Eu sou a lei e isso acaba aqui“. Passou a maior parte da vida viajando pelos desertos do sudoeste com seus quatro irmãos, além da esposa Josie. Fonte:

WYATT EARP – O FILME

Lançamento em DVD – 24 de Junho de 1994 – Estados Unidos • cor • 191 min. Fonte:

TOMBSTONE, ARIZONA, EUA, 1890

TOMBSTONE, ARIZONA, EUA, 1890.

TOMBSTONE, ARIZONA, EUA – Atualmente

Placa identifica o assassinato de Marshall Fred White por Curly Bill Brocius, 27 de outubro de 1880.

Imprima-se a lenda. Fonte:

– Tex é acusado (delegacia de Gallup) – pg. 23.
– A 3ª fazenda incendiada e o gado roubado (Sr. Bill Darrel) – pgs. 27,28. {“Também o roubo de três mil dólares; citado na pg. 36.”}
– Citação à “floresta petrificada” – pg. 29.

A FLORESTA PETRIFICADA

O Parque Nacional da Floresta Petrificada (Petrified Forest National Park), é uma reserva americana localizado no nordeste do estado do Arizona, entre os condados de Apache e Navajo. O parque que foi declarado monumento nacional em 1906 e parque nacional em 1962, conta com grandes depósitos de madeira petrificada, em uma área de 440 km², numa região de desertos e estepes. A sede fica 42 km a leste de Holbrook (cidade mais próxima ao parque). Tem cerca de 48 km de comprimento e 19 de largura. Tem em média 1.600 m de altitude, e o clima é ventoso seco, com temperaturas que variam abaixo de zero no inverno a 38 °C no verão. É composta por fósseis de árvores caídas que viveram no Período Triássico e além da madeira, o parque preserva fósseis de animais pré históricos e até mesmo dinossauros. Se formou a partir de árvores derrubadas que se acumularam nos canais dos rios que depois foram invadidos por sedimentos vulcânicos, sendo que o dióxido de silício da cinza entre outras substâncias combinadas com a sílica criaram as cores variadas na madeira petrificada. Fonte:

– “Proteu” vende a manada roubada (seiscentas cabeças) – pg. 30.
– Citação à Ojo caliente – pg. 30.

OJO CALIENTE

Ojo Caliente – Novo México – 1879

Ojo Caliente – Novo México – Atualidade

– Soldados na Reserva Navajo (Tenente Walker / Forte Wingate) – pg. 32.
– Clima tenso na aldeia (Tex X Tenente) – pgs. 34-40.
Tex é acusado: Por Roubo de gado de 3 fazendas / Incendiar 3 fazendas / Roubo de “três mil dólares” de Bill Darrel (rancheiro) / Roubo de “oitenta mil dólares” do banco de Gallup – pgs. 36,37.
– A 1ª mensagem de “Proteus” (Tex) – pg. 38.
Nota: Acontece dentro da história supracitada; pois torna-se a 4ª mensagem em relação à história anterior (O Misterioso “Mister P”); por ordem de publicação no Brasil.
– O encontro com o Banqueiro (Gallup) – pg. 44.
– A “floresta petrificada” é citada novamente (Tex) – pg. 47. – {ver pg. 29}.

A FLORESTA PETRIFICADA – O FILME

Filme policial raro, preto & branco, dublado e legendado (1936). Estrelando Humphrey Bogart, Leslie Howard, Bette Davis e Dick Foran. Fonte:

O 2º DISFARCE

– O 2º disfarce de Proteus (Quaker) – pg. 50.
Nota: Acontece dentro da história supracitada; pois torna-se o 6º disfarce em relação à história anterior (O Misterioso “Mister P”); por ordem de publicação no Brasil.

George Fox teve um importante papel na fundação da Sociedade Religiosa dos Amigos.

Quaker (também denominado “quacre” em português) são vários grupos religiosos, com origem comum num movimento protestante britânico do século XVII. A denominação quaker é chamada de quakerismo, Sociedade Religiosa dos Amigos (Religious Society of Friends), ou Sociedade dos Amigos. Eles são conhecidos pela defesa do pacifismo e da simplicidade, rejeitando qualquer organização clerical, para viver no recolhimento, na pureza moral e na prática ativa do pacifismo, da solidariedade e da filantropia. Criado em 1652, pelo inglês George Fox, o Movimento Quaker pretendeu ser a restauração da fé cristã original, após séculos de apostasia. Inicialmente, eles se chamavam de “Santos”, “Filhos da Luz” e “Amigos da Verdade” – donde surge, no século XVIII, o nome “Sociedade dos Amigos”; reagindo contra o que considerava abusos da Igreja Anglicana, colocando-se como “sob a inspiração direta do Espírito Santo”. Os membros da sociedade, ridicularizados no século XVII com o nome de quakers (inglês para “tremedores”), que a maioria adota até hoje.

– A caravana de Quakers – pgs. 50-53.
– A Califórnia é novamente citada – pg. 53.

ALTIPLANOS KAIBAB

ARIZONA, EUA. Fonte:

– A verdadeira face de “Proteus” (Perry Drayton) – pg. 56.

O 3º DISFARCE

– O 3º disfarce de Proteus (Tex Willer) – pg. 57.
Nota: Acontece dentro da história supracitada; pois torna-se o 7º disfarce em relação à história anterior (O Misterioso “Mister P”); por ordem de publicação no Brasil.
– É citado a “Ghost-Towm” (cidade-fantasma) – pg. 60.

É uma cidade fantasma de verdade e não uma reconstrução; que revela detalhes da corrida do ouro na Califórnia e proporciona oportunidades fotográficas incríveis. O cenário é digno de filme de Hollywood: Casas abandonadas com tudo dentro, automóveis que pereceram ao tempo, e claro: uma antiga mina de ouro. Pode ser visitada por conta própria ou por meio de uma visita guiada a antiga mina. Fundada em 1861 graças ao descobrimento de uma próspera mina de ouro na região, chegou a ter 10.000 habitantes, muitos deles imigrantes vindo de vários cantos do mundo em busca de ouro. O declínio da cidade teve ápice com o fechamento do jornal local em 1912 e do fechamento da estrada da ferrovia em 1917. Em 1919 o censo norte americano apontou que haviam 120 residentes na cidade que sobreviveu até 1942. Com o fechamento das minas devido a segunda guerra mundial seguida do fechamento do correio da cidade, foi completamente abandonada. Hoje a cidade fantasma recebe cerca de 200.000 visitantes por ano. Como fica numa região relativamente desértica; as casas de madeira estão bem preservadas. A igreja é o prédio mais diferente da cidade e está aberta para visitação. Ao lado da igreja há uma das poucas casas da cidade aberta para visitação. E ainda na mesma rua há um Boticário (farmácia) com dezenas de frascos e garrafas expostos na vitrine. Além das casas há uma série de objetos e até mesmo automóveis abandonados. As casas de madeira decoradas com bandeira americana deixam as fotos super bonitas, mas além disso nessa rua está o museu da cidade que tem vários objetos super bacanas (muitos deles doados por familias de ex residentes) e o corpo de bombeiros. (…) é uma típica cidade do velho oeste, abandonada porém extremamente bem conservada. Decretada como parque nacional em 1962, floresceu durante a época do ouro na Califórnia e aos poucos foi desaparecendo.

Mapa interativo mostrando mais de 3.800 cidades abandonadas em toda a América do Norte. As cidades fantasmas são frequentemente associadas ao Oeste Selvagem e o Texas tem a maioria das cidades fantasmas com 511, a Califórnia com 346 e Kansas com 308. Fonte:

SANTO ELMO, COLORADO

A antiga agência dos correios e armazém na outrora próspera comunidade de mineração. Fonte:

BANNACK, MONTANA

Fundada em 1862, já foi a capital de Montana. Foi abandonada na década de 1940. Fonte:

Esta cidade de mineração de ouro, localizada na histórica trilha Apache, passou por pequenos surtos e quedas de 1880 a 1920. Na década de 1960, a cidade foi reconstruída como uma parada turística. Fonte:

RHYOLITE, NEVADA

Esta cidade, cujo nome deriva da rocha vulcânica local da área, surgiu em 1905 perto do Parque Nacional do Vale da Morte com a promessa de ouro. (…) na década de 1920, foi revitalizada por um curto período como um cenário de cinema. (…) o dono do bar, Tom Kelly, construiu uma casa com mais de 50.000 garrafas de cerveja e remédios, e a lenda diz que ele ainda assombra o prédio. Fonte:

– Jack Tigre descobre o disfarce (Quaker) – 63.
– Interpretando as pistas (Jack Tigre) – pg. 63-65.
– A 2ª mensagem de “Proteus” (Tex) – pg. 64.
Nota: Acontece dentro da história supracitada; pois torna-se a 5ª mensagem em relação à história anterior (O Misterioso “Mister P”); por ordem de publicação no Brasil.
– A farsa é revelada (3ª mensagem) – pg. 66.
– O “trole” – pg. 70.

(Trolley do inglês que significa carrinho) – é um pequeno veículo que anda sobre trilhos de ferro, ou seja, nas ferrovias, por deslocamento manual. Fonte:

– O Califórnia Express (Trem) – pg. 70.
– Briga no saloon (Carrizo) – pgs. 72,73.
– “tortillas” – pg. 75.
Nota: É uma fina massa, plana e circular sem fermento, originalmente feita a partir de farinha de milho canjica e agora também a partir de farinha de trigo. (…) Feitas pela primeira vez pelos povos indígenas da Mesoamérica antes da colonização, as tortilhas são uma parte fundamental da culinária mesoamericana . Tortilhas de milho na Mesoamérica são encontradas já em 500 aC. As tortilhas feitas de farinha de milho nixtamalizada, são a variedade mais antiga de tortilla. Eles se originaram no México e permanecem populares nas Américas. No final do século 19, os primeiros utensílios mecânicos para fazer tortilhas, chamados de prensas de tortilha, tortilleras ou tortilladoras, foram inventados e fabricados no México. Fonte:

– Tiroteio no saloon (Carrizo) – pgs. 76-79.
– 5 mortes no saloon (cúmplices de “Proteus”) – pgs. 76-79.
– A confissão do “sobrevivente” (cúmplice de “Proteus”) – pg. 80.
– “Proteus à espreita (quarto de hotel) – pg. 81.

O 4º DISFARCE

– O 4º disfarce de “Proteus” (hóspede de hotel) – pg. 81.
Nota: Acontece dentro da história supracitada; pois torna-se o 8º disfarce em relação à história anterior (O Misterioso “Mister P”); por ordem de publicação no Brasil.

NA CAÇADA DE “PROTEUS”

– À procura de “Proteus” (hotel White Horse) – pgs. 89,90.
– À procura de “Proteus” (cocheira) – pg. 89.
– Na caçada de “Proteus” (vale e montanhas) – pg. 92-108.
– As ferraduras desgastadas (dianteiras) – pg. 97.
– Emboscada no vale (Proteus) – pgs. 100-104.
– Morte aos cavalos (Proteus) – pgs. 101,102.

O FIM DE “PROTEUS”!

– O fim de “Proteus” (subtítulo de página) – pg. 104.
– Caminhada noturna (pards) – pg. 108.
– A chegada do trem (Woodruff) – pg. 111.
– Na caçada de “Proteus” (trem) – pgs. 112-124.
– Tiroteio no trem (Tex X Proteus) – pg. 114-123.
– “Um osso duro de roer” (Tex; sobre “Proteus”) – pg. 117.

O 5º DISFARCE

– O 5º disfarce de “Proteus” (Agente da Pinkerton) – pg. 118.
Nota: Acontece dentro da história supracitada; pois torna-se o 9º disfarce em relação à história anterior (O Misterioso “Mister P”); por ordem de publicação no Brasil.

Allan J. Pinkerton (25 de Agosto de 1819 – 1 de Julho de 1884), detetive e espião, foi o criador da Agência Nacional de Detetives (Pinkerton National Detective Agency).

“WE NEVER SLEEP” (Nós Nunca Dormimos)

Allan Pinkerton, Abraham Lincoln e o General McClernand – Acampamento em Maryland, 3 de Outubro de 1862 – Guerra Civil Americana. (Guerra de Secessão: 12 de Abril de 1861 – 9 de Maio de 1865). Fonte:

– O sumiço do “Homem das Mil Caras” (afogamento!) – pg. 124.
– Os dólares recuperados (roubo do banco e fazendas) – pg. 124.
– “Um grande inimigo” (Tex; sobre “Proteus”) – pg. 125.

************************************************************************
DISFARCES DE “PROTEUS”

– O 1º disfarce de Proteus (Tex Willer) – (O 5º nos “arcos históricos”).
– O 2º disfarce de Proteus (Quaker) – (O 6º nos “arcos históricos”).
– O 3º disfarce de Proteus (Tex Willer) – (O 7º nos “arcos históricos”).
– O 4º disfarce de Proteus (hóspede de hotel) – (O 8º nos “arcos históricos”).
– O 5º disfarce de Proteus (Agente da Pinkerton) – (O 9º nos “arcos históricos”).

************************************************************************
FAZENDAS DESTRUIDAS POR “PROTEUS”

– A 1ª fazenda incendiada e o gado roubado (Sr. Cameron)
– A 2ª fazenda incendiada e o gado roubado (fazendeiro não citado)
– A 3ª fazenda incendiada e o gado roubado (Sr. Bill Darrel)

************************************************************************
MENSAGENS DE “PROTEUS”

– A 1ª mensagem de “Proteus” (Tex) – (A 4ª nos “arcos históricos”).
– A 2ª mensagem de “Proteus” (Tex) – (A 5ª nos “arcos históricos”).

************************************************************************
ACUSAÇÕES CONTRA TEX

– Roubo de gado de 3 fazendas.
– Incendiar 3 fazendas.
– Roubo de “três mil dólares” de Bill Darrel (rancheiro).
– Roubo de “oitenta mil dólares” do banco de Gallup.
– Ameaça à mão armada.
– Tentativa de homicídio.

************************************************************************
CURIOSIDADE
PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP
“O MESTRE DO DISFARCE”

Eugène-François Vidocq (23 de julho de 1775 – 11 de maio de 1857 / 81 anos). Foi um criminoso e criminalista francês cuja vida inspirou inúmeros escritores, como Victor Hugo, Honoré de Balzac, Edgar Allan Poe e Conan Doyle. Se tornou o fundador e primeiro diretor da Sûreté Nationale, polícia especializada em investigações criminais, e o chefe da primeira agência de detetives particulares. É considerado o pai da criminologia moderna. Assim foi a vida de Vidocq, ladrão, soldado, desertor, falsário, o mestre dos disfarces, prisioneiro condenado, rei das fugas, espião, chefe de uma brigada especializada. Virou uma celebridade; mas um escândalo de enriquecimento ilícito em 1827 o obrigou a sair da polícia. (…) também foi contrabandista; onde foi preso e condenado a oito anos de prisão, porém escapando mais uma vez usando um disfarce. (…) quando a classe criminal começava a suspeitar de seus negócios ilícitos, tomava outras identidades e se disfarçava. Fonte 1:  e Fonte 2:

PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP
O HOMEM DAS MIL CARAS

Personagens: Tex, Kit Carson, Kit Willer, Jack Tigre, Proteus (Mister P) – Roteiro: Giovanni Luigi Bonelli – “Gianluigi Bonelli” – Arte: Guglielmo Letteri – Capa: Aurelio Galleppini – “Galep” – Letrista: Marcos Maldonado – Tradutor: Tizziana Giorgini – Licenciador: Sergio Bonelli Editore – Número de páginas: 132 – Formato: (13,5 cm x 17,5 cm) – Preto e branco/Lombada quadrada. Publicada originalmente em Tex n° 186/1976 – Sergio Bonelli Editore. Título original italiano: “L’uomo dai cento volti”. Proteus, um antigo adversário de Tex, foge da prisão e, graças à sua extraordinária habilidade de transformista, assume os traços fisionômicos do próprio ranger para realizar numerosos assaltos a alguns ranchos da região que fazem fronteira com a reserva navajo. Nosso herói, logo procurado pela Lei, consegue demonstrar sua inocência e, ajudado pelos parceiros, segue os rastros do malígno fora-da-lei e de seus cúmplices. Fonte:

2ª AVENTURA

Tex Coleção nº 119 (Janeiro de 1981 – Editora VECCHI)

PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP
2ª história (Arrestate Tex Willer!)

Personagens: Tex, Kit Carson, Jack Tigre, Kit, Proteus (Mister P), Navajos – Roteiro: Giovanni Luigi Bonelli – “Gianluigi Bonelli” – Desenho: Guglielmo Letteri – Licenciador: Sergio Bonelli Editore – Número de páginas: 116 – Formato: (13,5 cm x 17,5 cm) – Preto e branco/Lombada quadrada. Publicada originalmente em Tex (1958) n° 186/1976 – Sergio Bonelli Editore. Título original italiano: “L’uomo dai cento volti”. Proteus, um antigo adversário de Tex, foge da prisão e, graças à sua extraordinária habilidade de transformista, assume os traços fisionômicos do próprio ranger para realizar numerosos assaltos a alguns ranchos da região que fazem fronteira com a reserva navajo. Nosso herói, logo procurado pela Lei, consegue demonstrar sua inocência e, ajudado pelos parceiros, segue os rastros do malígno fora-da-lei e de seus cúmplices. Fonte:

2ª AVENTURA (reprise)

Tex Coleção n° 237 – (Outubro de 2006 – Editora Mythos)

PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

Fuga alucinada
Personagens: Tex, Kit Carson, Kit Willer, Jack Tigre, Proteus (Mister P) – Roteiro: Giovanni Luigi Bonelli – “Gianluigi Bonelli” – Desenho: Guglielmo Letteri – Capa: Aurelio Galleppini – “Galep” – Editor: Dorival Vitor Lopes, Levi Trindade – Tradutor: Paulo Guanaes – Licenciador: Sergio Bonelli Editore – Número de páginas: 116 – Formato: (13,5 cm x 17,5 cm) – Preto e branco/Lombada quadrada. Publicada originalmente em Tex n° 186/1976 – Sergio Bonelli Editore. Conclusão do número anterior. Proteus, um antigo adversário de Tex, foge da prisão e, graças à sua extraordinária habilidade de transformista, assume os traços fisionômicos do próprio ranger para realizar numerosos assaltos a alguns ranchos da região que fazem fronteira com a reserva navajo. Nosso herói, logo procurado pela Lei, consegue demonstrar sua inocência e, ajudado pelos parceiros, segue os rastros do malígno fora-da-lei e de seus cúmplices. Fonte:

2ª AVENTURA (reprise) – continuação

Tex Coleção n° 238 (Novembro de 2006 – Editora Mythos)

PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP
O HOMEM DAS MIL CARAS

1ª história (Prendam Tex Willer!) – Personagens: Tex, Kit Carson, Kit, Jack Tigre, Proteus (Mister P) – Roteiro: Giovanni Luigi Bonelli – “Gianluigi Bonelli” – Arte: Guglielmo Letteri – Licenciador: Sergio Bonelli Editore. Publicada originalmente em Tex n° 186/1976 – Sergio Bonelli Editore. Proteus, um antigo adversário de Tex, foge da prisão e, graças à sua extraordinária habilidade de transformista, assume os traços fisionômicos do próprio ranger para realizar numerosos assaltos a alguns ranchos da região que fazem fronteira com a reserva navajo. Nosso herói, logo procurado pela Lei, consegue demonstrar sua inocência e, ajudado pelos parceiros, segue os rastros do malígno fora-da-lei e de seus cúmplices. Fonte:

2ª AVENTURA (reprise)

Tex Edição Histórica n° 93 – (Agosto de 2015 – Editora Mythos)

PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

Para ler a primeira parte da matéria de Zenaldo Nunes dedicada ao Tex intitulada “NAS PEGADAS DO MISTERIOSO “MISTER P”; O HOMEM DAS MIL CARAS; O DIABÓLICO PROTEUS”, clique AQUI!

Para ler a terceira parte da matéria de Zenaldo Nunes dedicada ao Tex intitulada “NAS PEGADAS DO MISTERIOSO “MISTER P”; O HOMEM DAS MIL CARAS; O DIABÓLICO PROTEUS”, clique AQUI!

Para ler a quarta parte da matéria de Zenaldo Nunes dedicada ao Tex intitulada “NAS PEGADAS DO MISTERIOSO “MISTER P”; O HOMEM DAS MIL CARAS; O DIABÓLICO PROTEUS”, clique AQUI!

Para ler a quinta parte da matéria de Zenaldo Nunes dedicada ao Tex intitulada “NAS PEGADAS DO MISTERIOSO “MISTER P”; O HOMEM DAS MIL CARAS; O DIABÓLICO PROTEUS”, clique AQUI!

PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *