Memórias fotográficas de uma amizade especial (com Sergio Bonelli)…

Por José Carlos Francisco

A dor ainda é tão forte que as palavras não “saem”, pelo que dou “apenas” lugar às memórias fotográficas de uma amizade especial com Sergio Bonelli…

15 de Setembro de 2002, dia inesquecível em que conheci pessoalmente Sergio Bonelli graças a um convite do editor brasileiro Dorival Vitor Lopes

Davide Bonelli, José Carlos Francisco, Dorival Vitor Lopes, Sergio Bonelli e Júlio Schneider na Sergio Bonelli Editore em Setembro de 2002

Com os dois editores de Tex (Sergio Bonelli na Itália e Dorival Vitor Lopes no Brasil) na editora milanesa, em 2002

A primeira dedicatória de Sergio Bonelli, em Setembro de 2002

Sergio Bonelli e José Carlos Francisco na editora em 2006

Sergio Bonelli falando num editorial de Tex da minha participação no primeiro livro de Tex publicado em Portugal

Sergio Bonelli num editorial de Tex agradecendo pela presença de Tex e Fabio Civitelli no Moura BD 2007

Passeando na noite milanesa com os editores Sergio Bonelli e Dorival Vitor Lopes, 2009

Sergio Bonelli comprovando a grande amizade

Um agradecimento em nome de Tex

Sábado, 7 de Outubro de 2006. Dia em que Sergio Bonelli abriu a editora propositadamente para que eu pudesse receber condignamente os meus muitos amigos italianos

Sergio Bonelli agradecendo-me num editorial de Tex devido à exposição dos 60 anos de Tex

Falando do amigo José Carlos Pereira Francisco num editorial de Tex

Júlio Schneider, Mauro Marcheselli e sua namorada, Segio Bonelli, Dorival Lopes e José Carlos Francisco num almoço memorável em Rapallo, 2009

Almoçando com Sergio Bonelli num prestigiado restaurante milanês

Com Sergio Bonelli e pards italianos num almoço milanês em 2006

Único editorial de Tex onde Sergio Bonelli publicou uma fotografia de um fã em mais de 60 anos de vida editorial

Sergio Bonelli, José Carlos Francisco, Giulio Terzaghi, Júlio Schneider e Giancarlo Berardi em Rapallo, 2009

Fabio Civitelli, José Carlos Francisco e Sergio Bonelli na Cartoomics de Milão em 2010

Com os dois principais editores de Tex, num jantar memorável em 2006

Sergio Bonelli elogiando o seu “precioso e competente” amigo português

Sergio Bonelli agradecendo o amigo português num editorial de Tex pela presença de Tex e Fabio Civitelli em Beja, 2010

Correspondência de Sergio Bonelli… uma particular e especial colecção de memórias escritas

Homenageando a família Bonelli no jazigo da família no Cemitério Monumental de Milão

A última morada de Sergio Bonelli…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

26 Comentários

  1. As amizades são eternas, “pard” José Francisco. De 1981 a 2011, foram 30 anos de “amicizia” com um nobre homem chamado Sergio Bonelli, amante da Amazônia de Mister No.
    A última morada de Guido Nolitta é em nossos corações, ele jamais morrerá como autor e editor de histórias em quadrinhos.
    O ciclo do “Signore” Sergio continua vivo na Nona Arte, na cultura e em tantas aventuras de personagens de papel e reais em caráter, herdados dele e de seu também saudoso pai, Giovanni Luigi Bonelli.

  2. Uma amizade assim perdurará para sempre! Recordei também muitas das imagens, que fui conhecendo na partilha no blogue e e-mails, outras não conhecia e fiquei muito sensibilizado. Uma linda homenagem, e compreende-se perfeitamente que as palavras ainda não saiam. São muitos os momentos de felicidade que Sergio Bonelli proporcionou a milhares de pessoas, mas de entre todos os fãs notava-se bem que havia um ou outro bem perto do coração de Sergio Bonelli. Todos os amigos estão contigo Zé Carlos. Com coragem e com o tempo as forças voltarão! Um forte abraço

  3. Imagens marcantes de uma amizade sincera, com certeza são momentos especiais que ficarão guardados na sua memória e no seu coração, pard Zeca. Um grande abraço do seu amigo brasileiro, estou bastante sensibilizado, pois este grande homem Sergio Bonelli e seu maravilhoso pai fizeram parte da minha vida desde a minha infância através da leitura das histórias de Tex e de Zagor e através deles tive a honra de também contar com a sua amizade, ti desejo muita força para que você continue a divulgar o mundo Bonelli…

  4. O que posso eu acrescentar a tudo aquilo que já foi escrito por todos os outros amigos e admiradores de Sergio Bonelli e de José Carlos. As imagens acima dizem tudo. Um abraço e força. O futuro é já amanhã e as diversas revistas da Bonelli editora continuarão, como homenagem a mais um dos que lhe deram vida.

  5. Caro Zeca, há muito tempo que eu não me emocionava tanto de ver tantas pessoas do bem, juntos com o genial Sergio Bonelli, uma figura maravilhosa,simples e afável,como todos das fotos.
    O que me deixa esperançoso e confortado é notar que Sergio,deixou um legado, que com certeza vai ser perene, pelo menos nessa geração atual, com tantos especialistas e editores, grandes amigos, somos todos grandes amigos, mesmo quem se está distante, aliás a base da vida do Sergio e dos seus personagens sempre foi a amizade.
    Ninguém no mundo das hqs trabalhou tanto, e vocês são herança desse trabalho que deve prosseguir em nome da familia Bonelli que nos deram tanta alegria.

  6. Apesar da dor que você deve estar sentido agora, querido bengala brother, você foi um privilegiado de ter conquistado a amizade de um verdadeiro ícone do mundo das BDs mundias e de ter partilhado, ao lado, dele momentos inesquecíveis, Zeca!
    O legado deixado por ele, o pai e a mãe é incrível e os feitos deles e seus personagens jamais morrerão na memória de cada um de nós, seus admiradores.
    Levante a cabeça e siga em frente, parceirão.
    A vida continua.
    Um dia, ainda, vamos nos encontrar, todos, nas pradarias celestes! Minhas condolências à você e à toda família Bonelli.

  7. Valeu… Zeca… obrigado pela conexão, até Sérgio Bonelli. Parabéns pelas oportunidades que teve ao lado dele…foi um grande privilégio. Eu sonhava de um dia ir a Itália, pois meu irmão mora em Torino há 10 anos, e ir a casa Bonelli e conhece-lo pessoalmente, mas parte do sonho acabou, irei um dia, mas ele não estará lá.

  8. Força pard, um guerreiro de Águia da Noite jamais entrega os pontos. Precisamos de você firme e forte.
    Forte abraço e hasta la vista.
    G.G.Carsan

  9. Um grande abraço para o Zé Carlos. Todos os fãs de Tex e Zagor estão em espírito com ele e com a memória do saudoso Sergio Bonelli.
    Uma amizade tão magnífica entre dois homens de gerações e origens diferentes, unidos pela mesma devoção a coisas simples e sem mácula como podem ser, afinal, os quadrinhos e os heróis que os povoam, perdurará para sempre, na lembrança dos convívios felizes, dos ideais partilhados, dos conselhos e incentivos (e dos elogios) que o mais velho legou, como um “pater” atencioso e sábio, ao mais novo. Tudo junto forma o sedimento afectivo, cultural e espiritual de uma experiência que o engrandeceu, caro Zeca, por você ter tido o privilégio de conhecer Sergio Bonelli.
    Embora seja um duro golpe ver partir os nossos amigos – especialmente aqueles que se tornaram também nossos ídolos, mas que, sem reservas nem preconceitos, nos retribuíram generosamente essa amizade -, a sua imagem continuará a acompanhar-nos pela vida fora e o seu exemplo norteará sempre os nossos sonhos. É uma noção reconfortante e em que plenamente acredito, porque também partilho, há muito, a companhia de vários amigos especiais, num lugar muito íntimo onde eles existirão para sempre.
    Um abraço de sincera amizade.

  10. É muito triste e doloroso ver partir alguém que ajudou a criar tantas histórias maravilhosas…
    Sergio Bonelli é uma daquelas pessoas que jamais deveriam deixar este mundo…
    A sua partida deixa-nos imensamente tristes e um vazio imenso na grande nação texiana!!
    Fará uma falta indescritível!!
    Uma perda irreparável para a BD mundial!!
    Infelizmente uma hora ou outra chega o momento de partirmos deste mundo…
    Adeus e obrigado por tudo, Sergio!
    Boas Cavalgadas pelas pradarias celestiais na companhia dos seus entes queridos.
    Sergio Bonnelii é e sempre será imortal.
    Que descanse em paz.

    Zeca, neste momento tão triste, deixo aqui o meu pesar… Força, pard!!

  11. Amigo Zeca, sei que a dor que estás sentindo é muito superior a nossa, pois esteve com ele por várias vezes, era amigo pessoal e isso Dói, mas sabemos que aqui é apenas uma passagem e sua memória perdurará pela eternidade e um dia quem sabe chegará a nossa vez e poderemos o ter com ele.

  12. Amico Zeca, il tuo servizio è ammirabile. Mostra che effettivamente il Signor Sergio ha per te una forte amicizia. Continua sempre a volergli bene…

  13. Lindas lembranças Zeca, lembranças essas que ficam não somente em imagens, mas nos pensamentos e principalmente no coração. Algumas dessas fotos foram inclusive batidas por mim e me senti comovida por revê-las e lembrar de momentos tão gostosos passados juntos contigo, Dorival, Gianni e Sergio Bonelli.

  14. Para mim o falecimento do Sr. Sergio Bonelli mexeu um bom bocado comigo e eu não conheci-o pessoalmente e considerava-o como um verdadeiro amigo, sei como tu sentes amigo José Carlos, o falecimento de uma pessoa muito Querida nossa mexe sempre connosco, é sempre muito triste.
    Envio-te um forte grande abraço José Carlos, os fãs de Tex e de Zagor estão contigo, amigo. Existem sim verdadeiras amizades e essas duram para sempre.
    Um abraço de verdadeira amizade,
    Sr. Sergio Bonelli é um verdadeiro Águia da Noite,
    Força amigo Pard José Carlos

  15. Bel memoriale.

    Custodisci gelosamente i tuoi ricordi Zeca, e non parlo solo di quelli materiali.

    Un caro saluto

  16. Como diz uma antiga música do Queen, “Friends will be friends…“. Ainda estamos todos estupefatos com o ocorrido. Confesso que nunca a morte de uma pessoa com quem nunca estive pessoalmente me abalou tanto. Fuerza!

  17. ZeCa,
    as imagens valem mais do que milhares de palavras, que por vezes não saem porque, por mais que saíssem, não conseguiriam apagar nunca a dor que uma saudade imensa nos cria sempre que um amigo ou alguém muito próximo nos deixa. É um vazio que nada parece conseguir preencher. Nestes momentos, só as memórias mais belas de tantos momentos passados em conjunto com esses entes queridos parecem conseguir preencher esses espaços abertos pelo desespero e solidão, deixados pela sua partida. É nestes momentos que a força da amizade, e neste caso especial, de todos os pards e amigos de Tex (e de todas as personagens bonellianas) poderá trazer a força necessária para honrar Sergio Bonelli e amparar-te, Amigo Zeca, nestes tempos em que tu e todos os texianos se sentem órfãos de um dos seus pais. Todos os ‘filhos’ de Tex estão contigo neste triste momento, ZeCa. Força e coragem! Um grande abraço.

  18. Grande Zeca, Sérgio Bonelli viu em vc o grande homem que tu és e te escolheu para representar toda a nação bonelliana, pois foi através de vc, que pudemos conhecer o grande ser humano que foi Sérgio Bonelli, através de seus relatos vividos ao seu lado ou com suas fotos fabulosas, nos mostrando que apesar dele ser uma lenda no mundo editorial, ainda assim, estava ao alcance de todos os seus fãs. Vc mais do que ninguém amigo Zeca, soube nos mostrar que acima de tudo Sérgio Guido Nollita Bonelli foi uma alma iluminada. Abraços amigo e que Deus te dê forças para que continues a ser o grande representante da nação bonelliana.

  19. Caro “pard” e amigo José Carlos, a dor de um fã nunca poderá ser comparada com a dor de um amigo. Gostaria de ter uma resposta p’rá questão que julgo se impõem! Será que o mal é de quem vai? Ou de quem por cá fica? Sem mais palavras, o meu mais sério pesar!

  20. Tem de ser firme Zeca, como disse nosso amigo Carsan. Há momentos para tudo. Tempo para reflexão, tempo para chorar, tempo para agir, tempo para escrever. Enfim tempo para cada momento certo. Como Sergio Mister No Nolitta diria: “Essa é a hora de seguirmos em frente.

  21. Que bom ter essas lindas lembranças de uma amizade, pois é isso que devemos cultivar em nosso coração, coisas boas, para serem lembradas para sempre.

    Eu vendo o funeral do Bonelli, as lágrimas começaram a escorrerem sem que eu pudesse evitar, mas sei que depois da dor, vem a alegria e sei que Sérgio deixou muitas alegrias pra nós, seu maior legado, TEX.

    Abraços a Zeca

  22. Caros Pards e Amigos,
    Muito agradeço os sentidos comentários. É reconfortante ter amigos como vocês neste momento e poder confirmar o quanto Sergio Bonelli era querido por todos. Embora seja muito difícil suportar a dor de sua ausência, é reconfortante saber que temos o apoio dos amigos.

    Obrigado.

    José Carlos Francisco

  23. Respondendo ao pard e Amigo António Meneses, eu penso que quem cá fica e vê as pessoas a partir sente-se sempre pior, porque em algum momento haveremos de pensar na pessoa, eu tento sempre, como sempre o tentei na minha vida ver o lado bonito das coisas, ver que a pessoa passou e me fez sorrir, fez parte do meu mundo e do mundo como ele é, bem ou mal não interessa, interessa é que a pessoa existiu e que devemos aprender a conviver com as alegrias que ela nos trouxe, e que um dia seremos nós a ir sabe-se lá para onde, e alguém há-de sentir exactamente o mesmo que nós sentimos hoje, mas a vida é mesmo assim. A minha maior duvida é, será que quem cá fica, honra a vida de quem foi?
    Uma coisa eu sei, tentarei sempre honrar a amizade que Sergio Bonelli me concedeu e tentar nunca desiludí-lo…

  24. Peço licença para ocupar este espaço. Gostaria de deixar meu pesar pela morte do querido Sergio Bonelli. Faço parte dos fãs de Tex há mais de 30 anos. Uma perda irreparável. A nação texiana está de luto. Obrigado Sergio por ter deixado este legado tão bonito. Descanse em paz nas pradarias celestiais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *