Lucio Oliveira, criador de Edibar e as homenagens a Tex

Por Jean César Vasconcelos

Lucio Oliveira, popularmente conhecido por Lúcio Cartunista é um famoso autor brasileiro e uma das suas maiores criações é o personagem Edibar da Silva, o bêbado mais escroto da web, que esteve exposto o ano passado no XII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja!

Lucio Oliveira nasceu em Apucarana, norte do Paraná, em 1973. Cresceu debruçado sobre papéis e lápis de cor. Trabalhando como desenhador desde 1986, já passou por várias etapas como cartunista, ilustrador e chargista, além de ter ministrado aulas de desenho técnico no Sesi e Senac. Viveu por dois anos na Inglaterra onde cursou Arquitectura e mergulhou fundo no mundo das artes plásticas. Hoje Lucio dedica-se exclusivamente na produção das tiras e ilustrações de Edibar e companhia para vários jornais e revistas espalhados por todo o Brasil.

Exposição do Edibar no Festival de Banda Desenhada de Beja, 2016

“Edibar & C.ª” é um caso sério de popularidade no Brasil, onde a série é publicada em diversos jornais, revistas e sites, e também nas redes sociais (só no Facebook, a página de Edibar ultrapassa o meio milhão de seguidores!).
Criado, em 2001, pelo cartunista Lúcio Oliveira, Edibar é um tipo machista, que gosta de bar, cerveja gelada e mulheres (não necessariamente por esta ordem e não a mulher dele, claro, como diz o texto de apresentação do personagem na sua página do Facebook).
Edibar é camionista de profissão e vive com a esposa, Edimunda. De vez em quando recebe a visita da sogra, Ana Conda, com quem tem uma relação no mínimo… turbulenta.
Estes e outros personagens fazem de Edibar & C.ª uma série de absoluto sucesso, com um humor que atinge todos os públicos.

Tex nas tiras de Edibar

Mas o que muitos não sabem é que tanto o Lucio Oliveira, como a sua criação Edibar da Silva são grandes fãs de Tex Willer e volta e meia vemos o Edibar a ler a prestigiosa revista do Ranger. A propósito, fizemos uma pequena entrevista com o autor, entrevista essa que publicamos após algumas tiras onde Tex está presente:


Blogue do Tex – Onde e quando nasceu?
Lucio Oliveira – Dezembro de 73, em Apucarana, norte do Paraná.

Blogue do Tex – O que faz profissionalmente?
Lucio Oliveira – Cartunista.

Blogue do Tex – Como nasceu a ideia de criar as tiras do Edibar?
Lucio Oliveira – Como não tinha muita opção de lazer na minha cidade, o boteco do Maurício era um dos poucos locais que dava para frequentar num sábado à tarde em Apucarana. Tinha de tudo lá… bêbado entrando no bar de cavalo, médico jogando truco com carteiro, mulher raivosa jogando mala de roupa de marido bar adentro…
Entre uma cerveja e outra, fui aprendendo a prestar atenção nessas figuras do meu canto no boteco, e o Edibar foi surgindo na cabeça.

Blogue do Tex – Porquê a referência a Tex em algumas das tiras?
Lucio Oliveira – Como as tiras são visualizadas por muita gente, foi a maneira que achei de mostrar aos leitores uma coisa boa de se ler, que o Edibar é bêbado, canalha e patife, mas tem bom gosto.

Blogue do Tex – Quando descobriu o Tex?
Lucio Oliveira – Desde pequeno, mas a paixão cresceu depois de adulto.

Blogue do Tex – Porquê essa paixão pelo Tex?
Lucio Oliveira – Histórias inteligentes, artistas sensacionais e roteiros que prendem… Tex tem tudo que eu procuro nos quadradinhos.

Blogue do Tex – Você colecciona Tex?
Lucio Oliveira – Sim. Minha colecção não é grande, mas quem aparece lá em casa já percebe que eu gosto do Tex. Tem revista espalhada por toda a casa.

Blogue do Tex – O Edibar tem noção da encrenca que ele pode arrumar ao tentar afogar o Tex?
Lucio Oliveira – Conviver com a sogra deixou o couro do Edibar grosso…

Para brindar os nossos leitores Lucio Oliveira presenteou-nos com duas belas artes do Tex que foram feitas por ele no ano passado e que mostramos de seguida:

Para finalizar, damos a conhecer um curto vídeo onde podemos ver o Lucio Oliveira a desenhar o seu Edibar:

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. O Lúcio é um cartunista sensacional… Seu personagem é um caso a parte… Todas as tiras são de boas pra ótimas… Aquela afogando o Tex, demais de hilária… Parabéns pela entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *