Livro ´Enciclopédia dos quadrinhos´ e revista Mundo dos super-heróis nº. 35 citam Tex

Por Ezequiel Guimarães

Vinte anos depois, a ´Enciclopédia dos Quadrinhos´ voltou. Em 1990, Hiron Cardoso Goidanich, ou simplesmente Goida, como é mais conhecido, publicou a primeira versão, que já, àquela época causou sensação no meio quadrinhístico.

Em 2011, chegou às livrarias essa segunda edição, que é tratada como uma segunda edição, e também como um livro inteiramente novo, segundo palavras do próprio Goida. Obra de fôlego ( e que fôlego) através da L&PM Editores.

Há muitos verbetes de argumentistas, ilustradores, escritores e editores, que desfilam em mais de 500 páginas. Profissionais de vários países são abordados na obra.

Para essa segunda edição, Goida assina a obra em companhia de André Kleinert. Todos os verbetes anteriores foram revisados e cerca de 350 novos nomes foram adicionados (além de novas ilustrações).

Além dos verbetes que são a razão de existir da obra, há uma interessante ´Pequena história das Histórias em Quadrinhos´, que traçam um panorama de 1895 a 2010.

E como não poderia deixar de ser, o inoxidável ranger Tex Willer está presente em uma série de verbetes que tratam dos seus autores. Por exemplo, ele está nos verbetes dos mestres Alfonso Font, Galep, G.L. Bonelli, Guido Buzzelli, Victor De La Fuente, Joe Kubert, Jesus Blasco, Bruno Brindisi, Fabio Civitelli, Roberto Diso, Guido Nolitta, Giancarlo Berardi, Ivo Milazzo, José Ortiz e outros.

Até no verbete do consagrado jornalista Gonçalo Jr, lá está o ranger.

Outra publicação que citou Tex, foi a revista Mundo dos Super-Heróis nº. 35.

Publicação da Editora Europa voltada ao mundo das  BDs, essa trigésima-quinta edição trouxe uma interessante matéria sobre a primeira casa brasileira de Tex: a editora RGE (Rio Gráfica Editora).

RGE do lendário jornalista Roberto Marinho, que depois mudaria o nome para Editora Globo. A reportagem aborda a trajectória de 60 anos da editora no universo das BDs. E já tendo sido a casa de Tex, o ranger mais temível do velho-Oeste não poderia ficar de fora: lá está ele, inclusive com capas de publicações bonellianas.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

4 Comentários

  1. Olá meu bom amigo Pard Ezequiel! Parabéns pela sua nova e grandiosa divulgação de nosso herói dos quadrinhos Tex Willer!!

    Estou tentando falar com você a meses, mandei vários emails e não obtive resposta, inclusive este último que recebi agora no mês de novembro, dê uma olhada na sua caixa de spam. Estou morando agora na minha chácara no interior de SP. Fico no aguardo de seu contato. Um grande abraço!!

  2. Olá pard amigo Adriano, muito obrigado pelas palavras.
    Quanto ao contato, obrigado pelo aviso. Estou revendo configuração anti-spam e vou entrar em contato contigo.
    Grande abraço.

  3. Olá pard Ezequiel! Acabei de responder seu email de teste, você recebeu? Um grande abraço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *