Laura Zuccheri ENGALANOU a 7ª Mostra do Clube Tex, realizada no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, nos dias 30 de Abril e 1 de Maio

Por José Carlos Francisco (texto) e Orlando Santos Silva (fotos)

Laura Zuccheri, Estrela Maior da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal

José Carlos Francisco e Laura Zuccheri no Museu do Vinho Bairrada

José Carlos Francisco e Laura Zuccheri à entrada do Museu do Vinho Bairrada

A 7ª Mostra do Clube Tex Portugal, organizada pelo Clube português com o mesmo nome e com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, abriu as portas ao maravilhoso mundo do Ranger, no passado dia 30 de Abril, pelas 15.00 horas, no Museu do Vinho Bairrada, em plena Anadia e com as mui nobres e importantes presenças do Vereador Sr. Dr. Lino Pintado,  do Presidente da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, Sr. Fernando Adelino Pina Fernandes e do director do Museu do Vinho Bairrada, Exmº Sr. Dr. Pedro Dias,  que com estas suas presenças vieram dignificar e ao mesmo tempo mostrar a consideração e relevo dado pelo Município de Anadia a esta 7ª Mostra do Clube Tex Portugal.

José Carlos Francisco, Presidente do Clube Tex Portugal, no discurso de inauguração da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal

José Carlos Francisco, Presidente do Clube Tex Portugal, no discurso de inauguração da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal

Sessão de inauguração da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal

Mas este ano o evento começou de maneira inovadora… com a presença da primeira mulher a desenhar oficialmente o Ranger Tex Willer no decurso da sua História Editorial com mais de sete décadas de existência, LAURA ZUCCHERI de seu nome. Discursos, mas também muita animação e sobretudo uma grande afluência de público, fizeram parte do programa de abertura do evento, levado a cabo na região bairradina, pelo Clube Tex Portugal, que congrega os fãs de Tex Willer, criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, sendo o único clube português dedicado exclusivamente a um herói da BD, e o primeiro clube oficial de Tex no mundo, devidamente autorizado pela Sergio Bonelli Editore.

Intervenção do Sr. Vereador Dr. Lino Pintado

Intervenção do Sr. Dr. Pedro Dias, Director do Museu do Vinho Bairrada

Intervenção da desenhadora Laura Zuccheri

Durante a cerimónia de inauguração que decorreu no auditório do espaço museológico municipal, os responsáveis do Clu­be Tex Portugal atribuíu a Laura Zuccheri o título de sócia honorária, assim como galardoaram a autora com o Troféu Tex/Anadia 2022. Também houve entrega do troféu Tex/Anadia 2022 ao Sr. Dr. Pedro Dias, ao editor Dorival Vitor Lopes e ao tradutor/intérprete Júlio Schneider, o primeiro (Dr. Pedro Dias) pelo apoio, entusiasmo e empenho constantes e desde a primeira hora, em engrandecer os eventos do Clube e os segundos (Dorival Vitor Lopes e Júlio Schneider) pelo constante apoio à causa texiana e pelas consecutivas presenças nas Mostras do Clube.

Entrega do cartão de sócia honorária do Clube Tex Portugal a Laura Zuccheri

Laura Zuccheri e o Troféu Tex/Anadia 2022

O vereador Dr. Lino Pintado desejou ainda a todos os participantes  que pudes­sem aproveitar a oportunidade para desfrutar o muito que Anadia ofere­ce aos visitantes. Deixou ainda uma mensagem de agradecimento aos responsáveis do clube por, uma vez mais,terem escolhido o concelho para realizarem a Mostra do Clube Tex Portugal.

Entrega, pelo Sr. Dr. Lino Pintado, das t-shirts oficiais de Anadia Capital Portuguesa de Tex a Laura Zuccheri e a Júlio Schneider

José Carlos Francisco, Laura Zuccheri e Dr. Pedro Dias junto da Arte do Tex nas Vinhas Bairradinas, da autoria da Laura Zuccheri

Sr. Dr. Lino Pintado e Laura Zuccheri

A aposta da Câmara Municipal de Anadia em Tex é cada vez maior, tendo no passado adoptado oficialmente o estatuto de Capital Portuguesa do Tex, acto este que reconhece a importância que o município bairradino atribui à mais popular e carismática personagem dos fumetti. Decorrente desse acto e também como prova da consideração e apreço do município, realce para uma exposição permanente dedicada a Tex, numa ala inaugurada na 4.ª Mostra, no Museu do Vinho Bairrada, tratando-se da única exposição permanente que não está relacionada com o vinho, mas que exibe as belíssimas artes com que os desenhadores de Tex agraciaram Anadia e a sua região nestes últimos 7 anos, tendo em conta que já estavam expostas as artes que Laura Zuccheri e Roberto Diso (que infelizmente por motivos alheios à sua vontade teve de cancelar à última da hora a sua presença em Anadia) realizaram para este ano.

Laura Zuccheri e o local de inspiração para a sua arte de Tex nas Vinhas de São Lourenço do Bairro

Laura Zuccheri e a Direcção do Clube Tex Portugal no local de inspiração para a arte de Tex nas Vinhas de São Lourenço do Bairro

Laura Zuccheri e Águia da Noite (Sérgio Monteiro)

Águia da Noite montado no seu fiel Dinamite

Seguiu-se a abertura das exposições propriamente ditas de Laura Zuccheri e Roberto Diso, onde estavam expostas mais de duas dezenas de pranchas das suas histórias feitas para Tex, pranchas essas que geraram múltiplos elogios. Foi também o primeiro momento para alguns autógrafos sobretudo por parte das principais autoridades municipais e também para o já habitual espumante de honra que contou, como sempre, com a abertura das garrafas de espumante por parte da autora presente, mas também das principais individualidades da cidade bairradina assim como dos directores do Clube Tex Portugal.

Laura Zuccheri e a abertura do espumante de honra

Um brinde a Tex Willer

Um brinde no feminino

Laura Zuccheri com uma garrafa no formato de uma espingarda

Laura Zuccheri, Dr. Pedro Dias e José Carlos Francisco

O acontecimento bairradino, apresentou um programa diversificado e muito rico que incluiu conferências com Laura Zuccheri e com João Amaral (autor português que lançou a sua mais recente obra, um western, em Anadia), conversas, aulas de desenho, sessões de autógrafos e de desenho ao vivo, assim como o lançamento de “Justiça em Corpus Cristhi, o quarto volume da colecção cartonada de Tex publicado no nosso país e com o selo da Editora A Seita, uma edição altamente elogiada, sobretudo pela qualidade do papel usado, da magnífica impressão, dos fantásticos extras e de um texto exclusivo da autoria de Mauro Boselli.

Abertura da Exposição dedicada a Laura Zuccheri

Abertura da Exposição dedicada a Laura Zuccheri

Exposição dedicada a Laura Zuccheri

Laura Zuccheri na Anadia a desenhar para os seus fãs

Mas este ano o público presente foi brindado com mais uma inovação… o Museu do Vinho Bairrada e o Município de Anadia ofereceram aos sócios do Clube Tex Portugal, belas t-shirts que associam o Museu do Vinho Bairrada, o Clube Tex  Portugal, Anadia capital portuguesa do Tex e o próprio Tex, para além dos já habituais 200 pósteres no formato A1 (594 × 841) de Tex (100 de Laura Zuccheri e 100 de Roberto Diso) a todos os visitantes da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal!!!!! Fabulosos itens que muitos felizardos conseguiram em Anadia e que tornaram a presença no evento ainda mais especial e valiosa!

Laura Zuccheri e o seu Tex no Livro de Honra do Museu do Vinho Bairrada

Dois ícones, cada um no seu campo… Júlio Schneider e Laura Zuccheri conheceram-se em Portugal

José Carlos Francisco, Laura Zuccheri e… Kit Carson

Laura Zuccheri a autografar uma sua prancha

Um Tex de Laura Zuccheri para o Orlando

Pinturas originais de Laura Zuccheri para o evento português

Para além de tudo isso houve ainda várias tertúlias à mesa igualmente com a presença de Laura Zuccheri e numerosa participação como as fotografias que ilustram este texto o documentam. E de modo a dar mais cor e brilho à exposição, foram também expostos inúmeros itens, raros e valiosos, relacionados a Tex e ao seu mundo, das colecções particulares de Carlos Moreira, Hernâni Portovedo, José Carlos Francisco e Mário Marques.

Laura Zuccheri entrevistada por Thiago Gardinali

José Carlos Francisco entrevistado pelo Jornal de Anadia

Laura Zuccheri

José Carlos Francisco

José Carlos Francisco e Laura Zuccheri com os profissionais do Jornal de Anadia

Foram muitas as pessoas, sobretudo fãs do cobói italiano Tex Willer, que escolheram Anadia para apreciar durante o fim de semana, que contou então, como dissemos anteriormente, com a presença da consagradíssima e simpaticíssima Laura Zuccheri nesta 7ª Mostra do Clube Tex Portugal. Vieram, na sua maioria, de lugares distantes como Lisboa, Alentejo, Viana do Castelo, Coimbra ou Braga, mas houve até quem viesse do Brasil (como foram os casos já citados do editor Dorival e do mítico tradutor Júlio Schneider, mas também do jornalista e fã Thiago Gardinali e do grande coleccionador Ricardo Elesbão), mas não quiseram perder a oportunidade de conviver com uma das suas autoras favoritas e de aproveitar para conhecer então Laura Zuccheri.

José Carlos Francisco e Ricardo Elesbão

Fátima Francisco, Laura Zuccheri e José Carlos Francisco

Ana Beatriz Francisco e um Tex de Laura Zuccheri para o seu afilhado Afonso

Clube Tex Portugal e Confraria Bonelli com Laura Zuccheri

Zuccheri que aquando da cerimónia de inauguração foi apresentada ao público presente, foi alvo de uma tremenda ovação que demonstrou inequivocamente que a consagrada desenhadora italiana foi uma aposta certa da Direcção do Clube Tex Portugal para esta sétima Mostra. A desenhadora tirou centenas de fotos e fez muitíssimos desenhos de Tex (e não só) com dedicatórias que sem dúvida passarão a ser o maior tesouro de todos os coleccionadores de Águia da Noite que os conseguiram. E o mais interessante é que realmente ela se estava a divertir tanto quanto os seus admiradores. Não se cansava de agradecer a todos os portugueses pela acolhida que recebeu no nosso país e que jamais esquecerá, prometendo voltar assim que possível ou quando for novamente convidada para um evento português…

Fãs de Tex reunidos em frente ao Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, na companhia da desenhadora Laura Zuccheri

Família Tex no Restaurante A Nova Casa dos Leitões

Thiago Gardinali bem acompanhado e um brinde aos álbuns cartonados de Tex da Editora A Seita

Thiago Gardinali e José Carlos Francisco na 7ª Mostra do Clube Tex Portugal com uma pintura a óleo de Laura Zuccheri

.
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *