Lançamento Mythos: Júlia Nova Série #1 inaugura colecção com novos formato, papel e logótipo. A periodicidade será mensal e o número inaugural totalmente em cores

Por Júlio Schneider

Júlia e o procurador Robson conversam a respeito do crime abordado nesta edição e, em dado momento, comentam que o caso em questão seria o 200º em que atuaram juntos.

É uma referência ao gibi nº 200 da série italiana da nossa criminóloga, este que o leitor tem em mãos e que, aqui no Brasil, ganhou o número UM, para abrir uma nova fase das edições da heroína em nossas plagas. Júlia estreou na Itália em 1998 – cujas origens o seu criador Giancarlo Berardi relembra na página 4, em um texto que escreveu para a edição 200 italiana – e aportou por aqui seis anos depois, em 2004. Em edições mensais e na mesma sequência de publicação original, a nossa série tornou-se bimestral em 2013, a partir da edição 106, e assim foi até o nosso nº 154, com cada volume apresentando duas histórias (e assim, entre mensal e bimestral, lançamos todas as HQs italianas até o número 199 da série original), todas no chamado “formatinho”, que passou a ser usado em nosso país há décadas em razão de adequação ao antigo padrão de bobinas e de cortes de papel.

Os avanços da tecnologia e dos equipamentos de editoria tornaram possível driblar antigas restrições de dimensões, o que nos permitiu lançar alguns títulos no formato bonelliano original, entre esses a
republicação dos volumes iniciais de Júlia, cuja acolhida dos leitores foi muito além do que se previa. E agora, premiando a união dos fatores tecnologia e acolhida dos leitores, a série brasileira inédita vai mudar e seguir o padrão da Velha Bota: voltará a ser mensal, cada volume trará uma história apenas, e os desenhos serão valorizados com a impressão no formato italiano e no papel offset. E para tudo ficar mais claro a coleção voltará ao número Um. Outro upgrade que salta aos olhos é o logotipo na capa… Júlia volta a ser Júlia.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

12 Comentários

  1. Ótima notícia, gostei muito da mudança, já faço a coleção dos outros títulos em formato Italiano e essa mudança veio em boa hora. Agora é esperar para mudarem Tex, Tex Coleção e as outras coleções dos formatinhos.
    Tem de ter coragem pra mudar, os tempos são outros. Parabéns a Mythos pela iniciativa.

  2. Finalmente mais uma decisão acertada da Mythos!… Totalmente idêntica à italiana, capa, formato, miolo,e quarta capa!…. Está na hora de migrar também, TEX COLEÇÃO para o formato italiano! Essa que é minha principal coleção, junto com TEX EM CORES…. PARABÉNS DORIVAL, pela atitude! E parabéns Zeca, por sempre nos trazer ótimas novidades da editora!!!

  3. Esta é uma grande notícia. Finalmente Júlia num formato que dá ainda mais prazer ao ler suas aventuras.
    Grande acerto, Mythos! Que venham mais edições em formato italiano.
    Grande abraço

  4. A Mythos podia publicar as histórias do Tex mensal em formato italiano, só que em histórias completas, igual Zagor nova série, mesmo continuando com a edição em formatinho para não ter que zerar a numeração.

  5. Também sou a favor de relançarem toda linha Tex em formatinho para o formato italiano, a partir de 2022.

  6. Olá, Bom Dia!
    Longe de criticar esta iniciativa, acho excelente ter produtos com qualidade, excelente papel e formato, mesmo que custo maior.
    Mas são coisas que me fogem totalmente da capacidade de entendimento. Quase todos os personagens estão com coleções no formato italiano e papel off set, porém o principal nome da editora, que tem o maior número de colecionadores e com certeza maior volume de comercialização, não tem nada nesse formato. Alguma coisa lógica nisso?
    Gostaria muito de ter opções de Tex nesse formato, faria várias coleções, mas infelizmente a editora não consegue idealizar uma maneira de tornar isso possível.

  7. Concordo perfeitamente com esse comentário! Tex é o principal personagem da editora, e merece ser tratado como tal!… No mínimo uma qualidade decente! Formato italiano mensal! Está na hora de extinguir totalmente o formatinho! Isso também diz respeito a Tex Coleção! Formato italiano para ambos já! Os tempos mudaram! Formatinho é coisa do passado! Só no Brasil existe esse formato!… Já está passando da hora da mudança, e ela parece que já está começando a acontecer!… Tex Coleção, e Tex em formato italiano!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *