Lançamento do livro “Tex no Brasil – O Grande Herói do Faroeste”, no Fest Comix

Por José Carlos Francisco

Nos dias 15, 16 e 17 de Outubro próximo no Fest Comix que se realizará em São Paulo, haverá um novo lançamento do livro “Tex no Brasil – O Grande Herói do Faroeste“, escrito pelo fã e coleccionador G. G. Carsan e publicado pela Editora Sal da Terra,  uma preciosa obra indispensável na BiblioTEX de qualquer Texiano que se preze. A obra de 300 páginas  que é composta por 29 capítulos e que tem um custo de $40,00 Reais (moeda brasileira) poderá ser adquirida um pouco mais barata, já que neste evento há sempre pelo menos 20% de desconto (até nos lançamentos), para além de poder ser também enriquecido com o autógrafo do próprio autor G. G. Carsan, que se encontrará presente, mas sobretudo com o autógrafo do consagrado desenhador Fabio Civitelli, o Homem de Traços Limpos, como é referenciado no livro, que também estará presente no Fest Comix deste ano, graças a um empreendimento conjunto entre a Mythos Editora e a Livraria Comix.

O livro tem o prefácio escrito pelo responsável-mor do Portal TexBR na Internet, Gervásio Santana de Freitas, considerado um dos maiores coleccionadores e especialistas Texianos do Brasil. É um livro que faz uma viagem pelo mundo de Tex, através da visão de um coleccionador, pagando um tributo aos grandes artistas que contribuíram ao longo de mais de 60 anos para que a mítica personagem italiana criada por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini, se mantivesse viva nas bancas de vários países, com especial incidência no Brasil.

Do conteúdo do livro que é abrilhantado por muitas ilustrações (na sua maioria a preto e branco, mas também algumas coloridas), constam as sinopses de todas as aventuras do Ranger, relatos de alguns Texianos, os melhores momentos da saga e respectiva análise, curiosidades da colecção, estatísticas, sites e blogues na Internet dedicados a Tex e uma entrevista exclusiva com o editor Sergio Bonelli. Há também um capítulo onde se explica o fenomenal sucesso de Tex no Brasil e outro onde se faz um estudo sobre as 4 editoras (Vecchi, RGE, Globo e Mythos). Além disso, são citados diversos coleccionadores e cartas do Correio do Oeste, ao longo do tempo.


.

Segundo o autor e respondendo a uma pergunta realizada numa entrevista que G. G. Carsan deu em exclusivo ao nosso blogue, houve três motivos para escrever este livro dedicado a Tex: Primeiro, fazer uma homenagem ao meu grande amigo, irmão Tex. Segundo, porque entendi que havia muitas informações nas revistas Tex que precisavam ser estudadas, agrupadas e traduzidas para formar novas informações, novos dados, concretos, que viessem ajudar os coleccionadores a entender melhor a mítica personagem criada por G. L. Bonelli e Aurelio Galleppini. Terceiro, para marcar de forma indelével a minha passagem pelo mundo texiano. Escrever e publicar livros sempre foi uma necessidade para mim e agora estou conseguindo realizar esse sonho, justamente com Tex. Deixei o Japão contra a vontade da minha esposa porque lá eu não conseguiria jamais me sentir à vontade, escrever, ser eu mesmo. Sou muito comunicativo, gosto de lidar com pessoas, gosto de um debate sadio, respeitoso. E fui me cercando de amigos, formando laços de amizade, vendo as necessidades e possibilidades surgirem… é um caminho natural, sem volta, deu nisso: um livro para Tex, mas,  um livro para os texianos.

Por tudo isto, mas também porque a impressão foi limitada e numerada e portanto há o risco de se esgotar,  caro Texiano, não perca a oportunidade de adquirir já esta preciosidade Texiana que já consta inclusive nas colecções de algumas das maiores personalidades do mundo Texiano, como por exemplo o editor Sergio Bonelli (que quando a viu a obra pela primeira vez, elogiava a capa escolhida, dizendo que tinha tudo a ver com o Brasil e com Tex… belas cores para uma capa dedicada à aventura de Tex no Brasil… quanto ao conteúdo, o editor italiano deu uma olhada geral e leu inclusive alguns trechos elogiando o empenho posto no livro e o número de páginas, prometendo ler mais tarde toda a edição na íntegra) ou o próprio Fabio Civitelli, para além de Mauro Boselli, Moreno Burattini ou o lendário letrista Marcos Maldonado, como se comprova nas ilustrações deste texto.

Se você ainda tem alguma dúvida do sucesso e importância do livro, eis alguns relatos de texianos que já adquiriram o seu exemplar:

O livro do pard Carsan está realmente sensacional. Também estou lendo e estou impressionado com a riqueza de sua pesquisa. Parabéns!” (Alessandro, via Orkut)

SENSACIONAL O LIVRO DO GG!!! Só queria saber como é que ele teve a paciência de fazer todos aqueles ESTUDOS DAS CAPAS, todos aqueles EPISÓDIOS e todos aqueles TEMAS???!! Gostei muito do livro!… ESPECTACULAR!!!” (Tex Willer, via Orkut).

G.G. Recebi teu livro, ou melhor, tua enciclopédia, hoje e já andei lendo várias partes, fora da ordem que aparecem… Rapaz… Teu livro é óptimo !!!!!!!!!!!!!!!!!!”. (Tomanik)

Só digo uma coisa. Adquiri 2 livros do G.G.Carsan e para mim, foi maravilhoso. Além de ter o autógrafo dele, dei o outro livro de presente a outro pard amigo e ele até agora, está maravilhado. Parabéns G.G. pela bela iniciativa. Seu livro para mim é uma verdadeira bibliotex. Abraço do pard de Natal/RN” (Gerson)

No mais, primorosa a sua obra! Um trabalho feito com paixão e empenho, ainda não li tudo mas não posso deixar de me impressionar com tantos detalhes de quem sabe o que diz. Um glossário glorioso para os fãs de Tex!” (Filipe Chamy)

Parabéns GG, por esse magnífico trabalho e por essa belíssima homenagem, que nos faz relembrar tantos factos marcantes do nosso Grande Tex. O livro exala uma paixão sem igual de um fã a uma personagem”. (Marcílio Ferreira)

Meu caro amigo GG, parabéns pelo seu livro – nota 1000. Você é bom mesmo em relação ao nosso Ranger. Continue assim e que DEUS te abençoe, fique com DEUS.” (Zenilto Trambuch)

“Caro G.G., Recebi o livro hoje à tarde. Passeei por todas as páginas e devo dizer, com extrema sinceridade, que ficou excelente! Sinto como minha a sua alegria por ver o rebento nascer.
Meus parabéns, de verdade, meu amigo. Sucesso, saúde e Tex por muitos e muitos anos. Um abraço”. (Júlio Schneider)

“O LIVRO do GG é muito bom. Tem tudo o que um Texmaníaco tem que saber. Gostoso de se ler. Aliás, o Livro não é bom. Ele é ÓPTIMO. Todos têm que ter este livro. Todos nós que gostamos de TEX WILLER. TEX no Brasil, tem tudo: Amigos, Inimigos, Ambiente, Aventuras, Curiosidades, Depoimentos, Entrevista e muito mais… Material Excelente. E como o Livro é quase do tamanho das edições italianas do Tex, com uma capa que parece uma das revistas (Assalto ao Trem-TEX 71) ele fica perfeito na EstanTEX”. (Ary Otávio).

Para concluir, digo que conversando com G. G. Carsan, outro dia, ele dizia: “Seria muito legal que os texianos que estão dispostos a irem ao Fest Comix no sábado, dia 16, pudessem se apresentar vestidos de ‘cowboy’, para conferir um ar mais personalizado ao stand da Mythos, para servir de homenagem a Fabio Civitelli e também formar com G. G. Carsan, uma representação bem típica do Velho Oeste. Isso sem dúvidas, seria um impulso para o evento e sobretudo para o Tex, atraindo a curiosidade dos milhares de visitantes que circularão por lá. Alguns têm vergonha, mas teremos no Fest Comix muitos covers e colsplay de personagens de mangás e animes, e colocar um chapéu, um lenço, calçar uma bota, não faz mal a ninguém. Se eu pudesse, atravessaria a Av. Paulista a cavalo, no meio do trânsito, com uma faixa do Tex na mão!

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. GG,

    Espero que o novo lançamento seja um grande sucesso. Infelizmente não posso levar os tres exemplares que comprei para autografar, pois você já o fêz quando os comprei, o que me muito apreciei.

    Mas quem sabe não leve pelo menos um para também pegar o autografo do Mestre Civitelli? E por que não do Zeca, esse mítico divulgador do mundo texiano?

    Grande abraço e sucesso!!!

    Alvarez

  2. Obrigado Alvarez, você é o cara!
    Olha, levar um livro não vai te sobrecarregar tanto, né mesmo? Leva sim. Ficará mais enriquecido com o autógrafo do Civitelli na parte onde a ele se refere. E o do Zeca por ser o amigão de todos nós e importante divulgador texiano a nível mundial.
    Abraço e até logo,
    G.G.Carsan

  3. Caro amico, ti ringrazio per il vostro interesse per il libro di Tex in Brasile. Ho sentito parlare di voi e ho visto anche un bel disegno di Jose Carlos come Tex. Congratulazioni! Due libri costano 35 euro e due libri di inviare in Italia per costi di sostituzione oggi circa 25 euro o giù di lì.
    Per favore, se si preferisce il contatto diretto con g.g.carsan@gerafoto.com
    I miei saluti e buona fortuna!

  4. Hum!!
    Boa ideia do Alvarez. Concordo com ele. Eu li o livro do Tex (Bandos Rivais) em história em quadrinhos com 228 páginas e é muito bom.

  5. Dúvida? Nenhuma. Cada um come do que gosta. E eu gosto deste género de leitura entre outras. Tenho 74 anos e já sou do tempo do GIBY e do GURY em Portugal. Há muitos anos. Cumprimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *