Jornal de Notícias, de 29 de Abril destaca o regresso de Tex (com Laura Zuccheri) a Anadia

Texto da secção Banda Desenhada de 29/04/2022
F. Cleto e Pina

Tex regressa a Anadia

* Laura Zuccheri, a primeira mulher a desenhar o ranger, é a convidada de honra

Este sábado e domingo, Tex está de regresso a Anadia, onde se realiza a 7.ª Mostra do Clube Tex Portugal, após um interregno de dois anos, devido à pandemia da Covid-19.

Mais uma vez, o Museu do Vinho Bairrada vai acolher os fãs do western mais antigo com publicação ininterrupta, alguns deles vindos do Brasil e de diversos países europeus, que poderão apreciar as exposições dedicadas a Laura Zuccheri e Roberto Diso, autores dos dois cartazes do evento, que colocam Tex na zona vinícola da Bairrada.

Roberto Diso teve de cancelar à última da hora a sua presença, devido a razões particulares, alheias à sua vontade, mas Laura Zuccheri, a primeira mulher a desenhar Tex em “Doc!” (“A vingança de Doc Holliday” na versão brasileira), estará presente no sábado e no domingo para conversas com os visitantes e sessões de autógrafos.

No sábado, serão inauguradas as artes de Laura Zuccheri e Roberto Diso na ala permanente que o Museu do Vinho Bairrada dedica a Tex, que passa a ocupar um espaço mais amplo para conter todos os desenhos feitos pelos variados autores que já passaram pela Mostra.

O programa do dia inclui igualmente uma visita guiada pela autora à sua exposição, e a apresentação de “Justiça em Corpus Christi”, da editora A Seita. Este álbum, no formato franco-belga e a cores, como os outros três que a editora já lançou, revisita a juventude de Tex, quando ainda era fora-da-lei, pelas mãos de Mauro Boselli e Corrado Mastantuono.

No domingo, estará em destaque “Rattlesnake”, a primeira incursão no western do português João Amaral, que estará presente para a sua apresentação, em conjunto com os editores da Escorpião Azul. Com a particularidade de ser protagonizado por uma mulher, uma caçadora de prémios conhecida pela alcunha de Rattlesnake, por imitar uma cobra cascavel antes de matar aqueles que persegue, o livro é o primeiro que o autor pinta integralmente a aguarela.

O Clube Tex Portugal, organizador deste encontro, é o único clube dedicado à personagem, oficialmente reconhecido pela Sergio Bonelli Editore, detentora dos direitos de Tex.

Copyright: © 2022 Jornal de Notícias;
F. Cleto e Pina

Cartaz (da autoria de Laura Zuccheri) da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *