Jornal de Notícias, de 27 de Março, apresenta “Tex: A Chicotada” da Editora A Seita

Texto da secção Cultura/Sugestões de 27/03/2021
BD
F. Cleto e Pina

O melhor de três mundos num western de Tex

Recém-lançado em Portugal, “Tex: A Chicotada”, é mais uma incursão da editora A Seita no catálogo dos fumetti Bonelli, que neste caso congrega o melhor de três mundos.

Por um lado a grande popularidade de Tex, o ranger protagonista do western mais antigo em publicação ininterrupta, com a vantagem desta história se poder ler sem conhecer o seu percurso anterior. Por outro, é mais uma incursão naquele género, que muitos deram por morto e enterrado, mas que nos últimos anos tem sabido reinventar-se e assim renascer para alegria dos seus muitos apreciadores. Finalmente, pelo formato álbum e edição mais cuidada, funciona como um convite aos leitores de banda desenhada franco-belga.

Em “A Chicotada”, o argumentista Pasquale Ruju propõe-nos uma história de vingança, cujo protagonista, que se vai cruzar com Tex Willer e Kit Carson, traz no corpo, abertas a golpe de chicote, as marcas de uma humilhação de que foi vítima no passado. Ambientada no México, bem evocado pelo traço realista pormenorizado de Mario Milano e as cores quentes do veterano Matteo Vattani, a história desenrola-se num crescendo de tensão e drama, dignos dos grandes westerns cinematográficos.

A edição portuguesa, em capa dura, inclui uma ilustração original de  Milano, estudos para a capa e entrevistas com os autores.

Copyright: © 2021 Jornal de Notícias;
F. Cleto e Pina

(Para aproveitar a extensão completa do artigo publicado no Jornal de Notícias, clique na imagem ao lado)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *