Fim de semana com Fabio CIVITELLI no MAB Invicta (Porto)

Por José Carlos Francisco (texto e fotos)

Fabio Civitelli no MAB Invicta

Realizou-se nos dias 17 e 18 de Março, o fim de semana final da I Edição do MAB Invicta – Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada que se realizou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, evento coordenado por uma equipa chefiada por Manuel Espírito Santo, que teve atractivos que esperemos possam dar continuidade no próximo ano a este novo Festival que tem tudo para se tornar um ex-líbris da cidade do Porto.

No que a Tex diz respeito, tivemos a presença de Fabio Civitelli, conceituado banda desenhista italiano pertencente aos quadros da Sergio Bonelli Editore, que pela quinta vez se deslocou a Portugal, depois das anteriores presenças em Moura (2007), Amadora (2008), Beja (2010) e Viseu (2011), desta vez integrado na exposição (que contou com uma dezena de pranchas seleccionadas pelo próprio autor) dedicada ao Tex Gigante da autoria de Mauro Boselli e Fabio Civitelli a ser lançado na Itália em Julho e cuja trama contendo 224 páginas tem o título provisório ”La cavalcata del morto“ e ainda a exposição póstuma a Sergio Bonelli com cerca de 4 dezenas de fotografias deste autor/editor nas viagens que fez pelos lugares mais recônditos do planeta.

Fabio Civitelli visitando a exposição de homenagem póstuma a Sergio Bonelli no MAB Invicta

Outra das presenças a destacar no fim de semana de 17 e 18 de Março, foi a do editor Dorival Vitor Lopes da Mythos Editora, a “casa” de Tex no Brasil e que com a sua presença deu um brilho ainda maior à passagem de Fabio Civitelli, um dos grandes trunfos do Festival, pela cidade do Porto e que perdurará, certamente, por muito tempo na memória daqueles que tiveram o privilégio de estar presentes, e como não podia deixar de ser o blogue português do Tex, devido à importância do evento, esteve representado ao seu mais alto nível, através de Mário João Marques e José Carlos Francisco.

Carlos Moreira, José Carlos Francisco e Álvaro Machado com o editor Dorival Vitor Lopes, no MAB Invicta

Foram muitas as pessoas, sobretudo fãs do cobói italiano Tex Willer, que escolheram o Porto para apreciar, durante os dois dias do fim-de-semana de encerramento do Festival, as exposições relacionadas ao Tex e a Sergio Bonelli. Vieram, na sua maioria, de lugares distantes, inclusivamente de Itália (um destaque especial para os aficionados Fabio Nardelli e Paola que se deslocaram propositadamente ao Porto para comparecerem no evento português), mas não quiseram perder a oportunidade de conviver com o seu autor favorito e de aproveitar para o rever ou até para o conhecer, caso de alguns “pards” que somente agora tiveram o prazer de privar pela primeira vez com Fabio Civitelli.

José Eduardo Monteiro, Hernâni Portovedo, Fabio Civitelli, Álvaro Machado, Jorge Carvalho, Orlando Santos Silva e José Carlos Francisco, no MAB Invicta

Civitelli, uma vez mais cativou toda a gente com a sua simpatia e simplicidade, nunca negando um autógrafo, um sorriso, uma foto ou um desenho às dezenas de ávidos texianos (e não só) que o rodeavam durante as sessões de autógrafos (bem demoradas, devido ao constante assédio que sofreu por parte dos seus fãs). Uma verdadeira lição de profissionalismo e de humildade deste que é considerado por muitos como um verdadeiro embaixador de Tex!

Fabio Civitelli sempre rodeado de público, uma constante no MAB Invicta

O desenhador italiano tirou dezenas de fotos e fez muitíssimos desenhos de Tex com dedicatórias que sem dúvida passarão a ser o maior tesouro de todos os coleccionadores de Águia da Noite que os conseguiram. E o mais interessante é que realmente estava se divertindo tanto quanto os seus admiradores. Não se cansava de agradecer a todos os portugueses pela acolhida que recebeu uma vez mais no nosso país.

Fabio Civitelli sempre rodeado de público, uma constante no MAB Invicta

Destaque-se ainda no que ao Tex diz respeito, para a Tertúlia Texiana que juntou mais de 25 pessoas numa alongada mesa no famoso restaurante Abadia, situado na zona histórica da cidade Invicta e que foi fundado em 1939. Diz-se que o seu nome terá origem nas abadias, onde os peregrinos, que demandavam de Santiago de Compostela, repousavam algumas horas, dormindo e comendo antes de encetar mais uma etapa da longa caminhada com o objectivo religioso.

Paula e Manuel Espírito Santo, responsáveis máximos do evento, com Fabio Civitelli

Desde há muitos anos que o Abadia do Porto é conhecido pelas excelentes refeições que serve, sendo local de passagem obrigatória para inúmeras individualidades, tais como: Francisco Sá Carneiro, Aníbal Cavaco Silva, José Saramago, Sophia Loren, entre muitos outros e que a partir de agora também integra o nome de Fabio Civitelli na sua lista de honra…

Fabio Civitelli e a família Machado, no MAB Invicta

Sala de exposições dedicadas a Sergio Bonelli e ao Tex Gigante de Fabio Civitelli, no MAB Invicta

Dorival Vitor Lopes vendo a exposição dedicada ao Tex

Pranchas da exposição dedicada ao Tex Gigante desenhado por Fabio Civitelli, expostos no Porto em ante-estreia MUNDIAL

Fabio Civitelli visitando a exposição dedicada ao seu Tex Gigante, na companhia de texianos

Parte da exposição dedicada a Sergio Bonelli

Editor Dorival Vitor Lopes vendo a exposição dedicada a Sergio Bonelli

Fabio Civitelli e José Carlos Francisco na exposição dedicada a Sergio Bonelli

Carlos Moreira, José Eduardo Monteiro, José Carlos Francisco, Mário Marques e Orlando Santos Silva

Fabio Civitelli com dois fãs especiais oriundos de Itália, Fabio Nardelli e Paola que vieram propositadamente a Portugal para estar com o autor italiano no MAB Invicta

Teresa Moreira no dia do seu aniversário recebeu um presente especial, um belo desenho de Tex e Lilyth realizado por Fabio Civitelli

O amor da namorada de Humberto, que mesmo doente, quis acompanhar o namorado, valeu um belo desenho de Fabio Civitelli

Momento de lazer e passeio num intervalo do Mab Invicta – Carlos Moreira, Orlando Silva, Dorival Lopes, José Carlos, Fabio Civitelli e Mário Marques na zona ribeirinha do Douro

Fabio Civitelli e Ana Beatriz, com um desenho feito por ambos no MAB Invicta

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. Obrigada. Adorei rever todos.
    A foto mais bonita é a da Aninha e Civittelli. Que bom que o Bonelli estava tambem, nós nunca esqueceremos dele, estará sempre no nosso coração. Valeu Amigo.

  2. E eu que não pude ir!

    A olhar para a foto-reportagem ainda fico com mais pena!

    Parabéns a todos por mais esta Festa!!!

  3. Foi um fim de semana em grande! Pelo convivio e amizade com texianos, familia, Civitelli e Dorival. Bonitos passeios pelo Porto e Gaia, a exposicao foi animada, por isso em resumo digo: Muito Bom!

  4. Excelente evento muito bem elaborado, são ações desse tipo que enaltecem um personagem fabuloso como o Tex, trazendo pessoas de alto nivel, grandes amigos, afinal Tex é um grande clássico da banda desenhada e Sergio Bonelli foi um genio.

  5. Mais um fim de semana em ótima companhia, convivio sempre animado e com muita amizade.
    Quero agradecer também a 3 pessoas que embora não participem nestes eventos são muito importantes, sem eles não seria possivel executar os brindes que idealizo para os nossos convívios, assim são:
    Paulo Nogueira (pin Beja), João Guedes (galhardete Viseu), Bruno Loureiro (calendário Porto), aos 3 o meu muito obrigado!

  6. Pela primeira vez escrevo aqui no blog, e quero agradecer a todos os amigos pelo excelente fim de semana e pelo dia de aniversário que me proporcionaram, nunca irei esquecer.
    Ao Fabio Civitelli que me presenteou com um lindo desenho, de Tex e Lilyth.
    A todos vós que me honram com a vossa amizade, bem hajam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *