Fanzine “A Conquista do Oeste” – Maio/Novembro 2001 – Página 68 – Rex Allen e Gene Autry

REX ALLEN

Rex AllenRex Allen nasceu a 31 de Dezembro de 1922, em Wilcox, no Arizona. Desconhecemos a data do seu nascimento. Começou no “Vaudeville” (género de teatro de revista) e depois acabou a cantar na Rádio. Chegou a trabalhar num “show” de rodeios, antes de se tornar num popular cantor “cow-boy”, nos filmes da Republic. Chegou a entrar também na série de televisão, “Frontier Doctor” e “emprestou” a sua voz de cantor, para alguns dos filmes de Walt Disney, nos anos 60.

Indicam-se alguns dos seus filmes: “Arizona Cow-Boy” (1950), “Under Mexicali Stars” e “Hill of Oklahoma” (ambos de 1950 também), “The Old Overland Trail” e “Down Laredo Way” (ambos de 1953) e “Yhe Phantom Stallions” (1954).

GENE AUTRY

Gene AutryGene Autry nasceu a 29 de Setembro de 1907, em Tioga, no Texas.
Em 1928, um jovem de 21 anos, desceu de um comboio, vindo de Oklahoma. Vestido à “cow-boy”, de botas de montar, chapéus de abas larga e com uma guitarra, começou a percorrer Nova Iorque à procura de emprego. Desde muito novo que ajudava o seu pai, nas lides do rancho, de dia e de noite, mas agora tinha decidido mudar de vida.

Já tinha sido empregado também nos telégrafos dos caminhos de ferro e, inclusive, cantava numa Rádio local. Era agora a oportunidade da sua vida.
Três anos depois já tem um disco editado e em 1934, vamos encontrá-lo a cantar no filme “In Old Santa Fe” de Ken Maynard. Isso fê-lo ser escolhido para um papel no filme “Phantom Empire” e como figura principal em “Tumblin Tumbleweeds”, ambos de 1935. Gene, Smiley Burnette e o seu cavalo “Champion”, entraram em diversos filmes de “western” da Republic. Alcançada a fama como “cow-boy” cantor, rapidamente a alcançou também a nível dos seus filmes, sendo considerado de 1938 a 1942, um dos dez campeões de bilheteira dos filmes de “western”. Estes tinham muita acção e pouco romance. Os seus programas como cantor nas Rádios, tinham uma forte audiência e os seus discos vendiam-se aos milhões. Gene Autry também escreveu cerca de 200 canções populares, sendo uma delas, “Here Comes Santa Claus” uma das mais conhecidas.

Fanzine “A Conquista do Oeste” – Página 68Durante a Guerra serviu como oficial de voo no Comando de Transporte Aéreo. Durante a sua ausência, seria o jovem cantor Roy Rogers, a “roubar-lhe” o lugar do rei dos “cow-boys” cantores da Republic. No seu regresso, resolveria então ir trabalhar para Columbia e, mais tarde, formou a sua própria produtora, a Gene Autry Productions. Como sagaz homem de negócios, alcança participações suas em cadeias de Rádio e de TV, em ranchos e até em poços de petróleo, entre outros negócios. Viveu sempre com Ina May Spivey, sua primeira e única mulher, até à morte desta.

Entrou em mais de 90 filmes. Eis alguns: “Melody Trail” (1935), “Sagebrush Troubadour” (1935), “Boots And Saddle” (1937), “Under The Western Star” (1938), “In Old Monterrey” (1939), “Call of The Canyon” (1942), Bells of Capistrano” (1942) e “Trail To San Antonio” (1947).

(Para aproveitar a extensão completa da imagem acima, e/ou imprimí-la, clique na mesma)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *