Exposição de Tex em Moura, Portugal, com a presença de FABIO CIVITELLI

Tex em Moura
De 26 de Maio a 3 de Junho, integrada no XVI Salão Moura BD 2007, cujo tema é “O Gato“, a realizar na cidade de Moura, Alentejo, ocorrerá uma exposição sobre a personagem emblemática da BD italiana de aventuras, Tex Willer, da Editora Bonelli, que contará com a presença de um dos grandes nomes do seu staff, o ilustre desenhador italiano FABIO CIVITELLI, que com a sua comparência irá abrilhantar ainda mais o evento!

Civitelli, cuja biografia, o blogue do Tex, apresentará em breve, será o homenageado estrangeiro do Salão e será agraciado com o prestigiado troféu Balanito de Honra 2007.

O desenhador fará propositadamente um desenho de Tex alusivo ao acontecimento, já que terá a bela cidade de Moura como fundo, desenho esse que será incluído no catálogo do Salão. O cartaz promocional também terá um desenho de Tex Willer, assim como o logótipo da personagem e da editora italiana.

Fabio Civitelli autografandoA exposição de Tex terá três a quatro vertentes, a dedicada ao autor italiano, que constará de material vário seleccionado pelo próprio.

Outra dedicada àquele herói de papel, onde se poderá apreciar um panorama impressionante, tanto de edições raras e especiais como de peças de “merchandising”, livros e objectos vários que fazem parte duma das maiores colecções do mundo, pertencente ao coleccionador José Carlos Francisco, de Anadia.

Teremos ainda uma parte da exposição com pranchas inéditas, dedicada aos catorze novos desenhadores que entraram para o staff e estão neste momento já empenhados em histórias da personagem, cujo objectivo é mostrar a vitalidade de Tex e a fidelidade com que a casa matriz se prepara para o futuro, substituindo os velhos clássicos desenhadores, por outros ilustradores mais novos que estavam empenhados em outras séries “Bonellianas”.

E ainda há a possibilidade de termos expostas também pranchas de alguns dos maiores nomes da BD mundial, que já realizaram trabalhos para Tex: Jordi Bernett, Alfonso Font, Ivo Millazzo, Victor de la Fuente , Colin Wilson, Manfred Sommer, Magnus, Buzzelli, Joe Kubert, José Ortiz e muitos outros…

Como o tema do Salão é “O Gato” teremos também expostas no Salão principal, pranchas de Tex com a presença desse animal.

Fabio Civitelli e as suas pranchasO Salão também terá uma banca de livros para venda, onde poderão ser adquiridas algumas edições de Tex, especialmente as desenhadas pelo Fabio Civitelli.

Falando agora do Salão em si, os outros autores homenageados (são sempre três no total) são o José Abrantes e a Catherine Labey (ambos portugueses – a Catherine optou mesmo, em definitivo, pela nacionalidade portuguesa há mais de três décadas – e ambos com uma especial predilecção por gatos, amplamente expressa nas respectivas obras, daí a razão da sua escolha por parte da organização do Moura BD).

Troféu BalanitoA entrega dos Troféus Balanito (assim se chamam devido ao nome da mascote do Moura BD, que vemos nesta imagem ao lado) será no dia 2 de Junho, sábado, no Cine-Teatro Caridade, em Moura, obviamente.

Haverá também um concurso de BD e Cartoon, cujo tema é, precisamente, o Gato, e que está aberto à participação de autores portugueses e estrangeiros.

Em breve daremos mais informações a respeito desta exposição de Tex, que decerto ficará gravada a letras de ouro no historial do Moura BD, assim como na própria história de Tex Willer em Portugal.

Texto de José Carlos Francisco e foto-montagem de G. G. Carsan

6 Comentários

  1. Amigo Carlos Rico, divídamos então o mérito em 50% para cada um, que o Tex fica satisfeito 😉

    Yudae, obrigado pelos parabéns e cá estaremos para mostrar na devida altura como correu a exposição, mas até lá teremos muitas novidades para ir anunciando…

  2. Caro José Carlos:
    Sejamos justos: a tua “diplomacia” fez milagres! Portanto, o mérito (quase) todo (eu diria que uns 80%) vai para ti!
    Seja como for, o que interessa agora é que Fabio Civitelli estará em Moura, nos dias 2 e 3 de Junho próximo, para gáudio de inúmeros admiradores do extraordinário desenhador italiano… e da organização do Moura BD!
    Grande abraço

  3. A César o que é de César! Há que dar o devido mérito por este fantástico acontecimento ao Carlos Rico, organizador do evento de Moura, porque primeiro convidou-me para expor a minha colecção de Tex e depois foi ele que teve a ideia e conseguiu os meios para que a vinda do Civitelli fosse uma realidade. Eu “apenas” fui o intermediário, se bem que a minha amizade com o Sergio Bonelli e todas as facilidades daí decorrentes, tenham sido de extrema valia para o sonho de ambos (do Carlos Rico e meu) virar realidade!

  4. Orlando,
    Obrigado pelas tuas palavras de carinho e incentivo, mas a verdade é que foi o Zeca a organizar tudo. A paixão é recíproca, a determinação também, mas a cavalgada é dele.
    Um grande abraço
    Mário

  5. Parabéns pelo evento!! E pela capacidade de organização ao ponto de conseguirem a presença do desenhador italiano Fabio Civitelli (Zeca/Mário, para vocês tudo é possível? O Céu é o limite? Estou a brincar, claro, mas admiro muito a vossa determinação, muito para além da paixão por Tex, há uma cavalgada de suor da vossa parte, tenham a certeza que não estão num deserto, tenho muito gosto de nos porem a par das iniciativas e eu daqui aplaudo de pé os vossos esforços!)! O que dizer mais? MAGNÍFICO! Um abraço. Orlando

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *