Entrevista de Andrea Bonzi: Paolo Eleuteri Serpieri, do erotismo de Druuna ao Ranger

Por Andrea Bonzi*

*UMA IDEIA ADIADA: “Sergio Bonelli disse não à minha história provocatória, agora é o momento!.

*O meu Tex? Um duro com os cabelos compridos!.

O meu Tex? Jovem, com os cabelos longos e menos politicamente correcto do que é habitual”. Paolo Eleuteri Serpieri é um dos grandes nomes da banda desenhada italiana. Aluno de Renato Guttuso, é conhecido sobretudo pela formosa heroína Druuna, que endoidava nos anos 80 e 90 do século passado. Mas o seu primeiro amor é o Oeste, e depois de uma longa gestação, no próximo dia 17 deste mês de Fevereiro sairá a sua homenagem a Águia da Noite, totalmente realizada por si, no texto e nos desenhos: para a ocasião a Sergio Bonelli Editore inaugurará uma nova colecção anual de volumes cartonados a cores, com histórias mais curtas, intitulada “Tex de autor”.

O Tex de Paolo Eleuteri Serpieri

Serpieri, o seu Ranger é diferente de todos os outros…
Interessava-me um período histórico em particular, os anos 50 do século XIX e portanto pensei que Tex podia ter uns 24-28 anos, quando habitualmente aparece como um quarentão. Eu fiz apuradas pesquisas históricas e, naquele período, era extremamente difícil encontrar alguém que tivesse o cabelo curto, e por isso alonguei-os. É o Tex que eu sempre ansiei, embora continue a ser o herói de sempre.

Duro e quase desumano, dada a vingança final. Ele tem um gesto que não revelaremos, mas que não é próprio “de Tex”.
Talvez sim, mas é impulsionado por uma situação extrema e sabe que para sair dela, deverá agir como um guerreiro.

Sei que a ideia nasceu há alguns anos atrás, e Sergio Bonelli tinha hesitado…
(Sergio) Bonelli disse amiúde que gostaria de ver um Tex desenhado por mim e por Moebius. Eu falei-lhe um pouco desta história provocatória, dizendo que o personagem tornou-se politicamente correcto em demasia. Ele ficou perplexo e disse “não se pode fazer“, talvez tivesse razão. Então, infelizmente, faleceu. Na Bonelli deram-me a máxima liberdade criativa, e a história, como se vê pelo final em que comparece um personagem com o seu nome, é dedicada a ele!

Talvez alguns leitores do autor de Druuna esperassem qualquer nudez a mais…
Eh, eh (…risos…). Na redacção da Bonelli estavam todos com medo: “Não vá ele desenhar algumas mulheres…” diziam. Há uma personagem feminina, mas com efeito é muito pura.

Mauro Boselli já tem nas mãos a edição de Serpieri que terá um preço de € 6,90

Os co-protagonistas da história são os índios, povo guerreiro retratado de forma muito crua.
São os índios americanos a parte da epopeia do Oeste que mais me interessa. Nesta história participa Lua Negra, um comanche malvadíssimo, mas na realidade eu sempre torci por eles.

Paolo Eleuteri Serpieri

O senhor sempre teve um grande sucesso sobretudo em França, como o explica?
Não há nenhuma explicação em particular. Eu sempre fiz o que eu gostava. Interessa-me sobretudo a ficção científica, pelo fascínio do desconhecido. Não pensei que o género pudesse agradar mais no estrangeiro do que na Itália, aconteceu simplesmente.

Iremos rever Druuna?
Dígamos que sim. Está para sair “Anima”, uma não história por imagens de 66 páginas: a protagonista será uma espécie de Druuna loura e encaracolada, com surpresa final.

*Entrevista de Andrea Bonzi.
Tradução e adaptação a cargo de José Carlos Francisco
Copyright: © 2105, Andrea Bonzi

3 Comentários

  1. Caramba… queria que tivesse mulher nua… mas tá bom…
    Curioso pra ver!!! Espero que possamos vê-lo por aqui!!!…
    Vai ser diferente… novo, interessante.

  2. Pard Jim Halley,
    mulher nua nas pranchas de Tex está fora da padronização adotada pela SBE para as histórias do Ranger mais temido do Oeste.
    Indubitavelmente, esse volume de autor será muito interessante e mostrará que o mestre Paolo Eleuteri Serpieri continua um dos grandes das histórias em quadrinhos.
    P.S.: Para ver uma bela loira despida em outra famosa BD western, clique sobre o meu nome no blog texiano. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *