Entrevista com o fã e coleccionador: José Manuel Almeida

Entrevista conduzida por José Carlos Francisco.

José Manuel AlmeidaPara começar, fale um pouco de si. Onde e quando nasceu? O que faz profissionalmente?
José Manuel Almeida: Nasci na cidade de Coimbra, há cerca de 43 anos, mas sempre residi no concelho de Miranda do Corvo. Trabalhei na Figueira da Foz, nos anos 80, mas hoje  trabalho  aqui, em Miranda do Corvo, onde tenho um café-restaurante. O café São Miguel.

Quando é que teve início esta paixão pela Banda Desenhada, em especial pelo Tex?
José Manuel Almeida: O primeiro contacto que tive com o Tex, já foi há mais de 25 anos, quando ainda era um teenager… Na aldeia onde vivia (Pedreira) havia lá uns amigos que tinham uns livros de cowboys, e era frequente emprestarem-se livros a uns e a outros. Li, gostei, e comecei a comprar, mas sem a preocupação de o coleccionar, como hoje.

José Manuel Almeida o seu filho também já um TexianoPorquê o Tex e não outra personagem?
José Manuel Almeida: Sempre gostei do Tex pelo ideal de vida dele. É um personagem que defende a justiça, os desfavorecidos, e eu admiro muito  essas qualidades. Talvez até projecte nele aquilo que eu gostaria de ser…

O que Tex representa para si?
José Manuel Almeida: Tex representa a eterna luta do Bem contra o Mal, num contexto de western. São histórias com muita humanidade e recheadas de bons exemplos que eu gostaria que o meu filho levasse para a vida.
O herói Tex é honesto, sincero, lutador, com sentido de justiça, destemido e por isso gosto tanto de ler as suas aventuras.

Colecção de José Manuel AlmeidaQual o total de revistas de Tex que tem na sua colecção? E qual a mais importante para si?
José Manuel Almeida: Bem, parece-me que tenho entre 700 a 800 revistas. Tenho o “Tex normal”, o Ouro, o Gigante, o Anual…. todas as que saíram até ao momento. E tenho que dizer uma coisa muito importante: sem a ajuda do José Carlos Francisco, do editor Dorival e do Gervásio, não teria conseguido completar a colecção. Um bem haja a eles e que voltem a nossa casa, aqui em Miranda do Corvo, que recebe-los-emos de braços abertos.

José Manuel Almeida, seu filho e o TexColecciona apenas livros ou tudo o que diga respeita à personagem?
José Manuel Almeida: Só colecciono livros, embora tenha um poster.

Qual a sua história favorita? E qual o desenhador de Tex que mais aprecia? E o argumentista?
José Manuel Almeida: Gosto de todas as histórias relacionadas com o Mefisto. Também gosto do El Mourisco. De um modo geral, gosto de todas as histórias.
Não vou referir  nenhum argumentista nem desenhador em particular, uma vez que, regra geral, gosto de todos.

José Manuel Almeida e os seus Tex's.
O que lhe agrada mais em Tex? E o que lhe agrada menos?
José Manuel Almeida: O que mais me agrada é quando ele mostra o seu lado humano, defensor dos desfavorecidos. Não gosto quando as histórias têm violência em excesso.

Em sua opinião o que faz de Tex o ícone que ele é?
José Manuel Almeida: Tudo. Na minha opinião, o motivo do enorme sucesso reside no facto das histórias serem boas e, sem dúvida, a mestria dos desenhadores, os pormenores com que desenham, não escapando, por exemplo, uma pequena lagartixa no meio das pedras, o modo de desenhar…

Tex's de José Manuel AlmeidaPara concluir, como vê o futuro do Ranger?
José Manuel Almeida: O futuro terá que passar por uma “modernização” das histórias, adaptando-as à realidade actual. Talvez histórias com alguma preocupação ecológica, ou até mesmo uma luta com barões do petróleo, ou uma luta contra o tempo para salvar alguma espécie em perigo. Numa época tão conturbada e preocupada com as alterações climáticas, seria fácil encontrar um modo de aplicar o ideal deste cowboy…

Prezado pard José Manuel Almeida, agradecemos muitíssimo pela entrevista que gentilmente nos concedeu.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *