Edibar e Tex na arte de Lucio Oliveira

José Carlos Francisco com Lucio Oliveira, Edibar e Tex

Lucio Oliveira, popularmente conhecido por Lúcio Cartunista é um famoso autor brasileiro e uma das suas maiores criações é o personagem Edibar da Silva, o bêbado mais escroto da web, que esteve exposto recentemente no Amadora BD, exposição essa que contou inclusive com a participação do próprio Lucio!

Lucio Oliveira e a exposição dedicada a Edibar no Amadora BD 2019

Lucio Oliveira nasceu em Apucarana, norte do Paraná, em 1973. Cresceu debruçado sobre papéis e lápis de cor. Trabalhando como desenhador desde 1986, já passou por várias etapas como cartunista, ilustrador e chargista, além de ter ministrado aulas de desenho técnico no Sesi e Senac. Viveu por dois anos em Inglaterra onde cursou Arquitectura e mergulhou fundo no mundo das artes plásticas. Hoje o Lucio dedica-se exclusivamente à produção das tiras e ilustrações do Edibar e companhia para vários jornais e revistas espalhados por todo o Brasil, tendo agora também visto a Editora Polvo publicar em Portugal dois livros dedicados ao seu Edibar.

Ana Gisele França, esposa de Lucio Oliveira exibe orgulhosamente os dois livros de Edibar com o selo da Polvo Editora

“Edibar & C.ª” é um caso sério de popularidade no Brasil, onde a série é publicada em diversos jornais, revistas e sites, e também nas redes sociais (só no Facebook, a página de Edibar ultrapassa o meio milhão de seguidores!).
Criado, em 2001, pelo cartunista Lucio Oliveira, Edibar é um tipo machista, que gosta de bar, cerveja gelada e mulheres (não necessariamente por esta ordem e não a mulher dele, claro, como diz o texto de apresentação do personagem na sua página do Facebook).
Edibar é camionista de profissão e vive com a esposa, Edimunda. De vez em quando recebe a visita da sogra, Ana Conda, com quem tem uma relação no mínimo… turbulenta.
Estes e outros personagens fazem de Edibar & C.ª uma série de absoluto sucesso, com um humor que atinge todos os públicos.

Lucio Oliveira a desenhar o Edibar e o Tex ao balcão

Mas o que muitos não sabem é que tanto o Lucio Oliveira, como a sua criação Edibar da Silva são grandes fãs de Tex Willer e volta e meia vemos o Edibar a ler a prestigiosa revista do Ranger e inclusive a contracenar com o Ranger criado em 1948 por G. L. Bonelli, como é o caso do desenho mostrado de seguida, onde vemos Edibar e o Tex no balcão de um bar, desenho esse realizado por Lucio Oliveira para José Carlos Francisco, no decorrer de uma sessão de autógrafos no Amadora BD!

Edibar e Tex na arte de Lucio Oliveira

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *