Discurso de inauguração da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal, Anadia, 30 de Abril de 2022 (texto e vídeo)

Anadia, 30 de Abril de 2022

Exmº. Sr. Vereador Dr. Lino Pintado; Exmo. Sr. Director do Museu do Vinho Bairrada, Caríssima Laura Zuccheri, Senhores Convidados, Excelentíssima Assistência e Órgãos da Comunicação Social Presentes.

Muito boa tarde a todos! Antes de mais, sejam bem-vindos a Anadia, esta bonita e hospitaleira terra, mas sobretudo capital da Bairrada, região de cultura vitivinícola, gastronómica e de inúmeras outras qualidades e, mais recentemente, capital portuguesa do Tex, cuja Mostra anual tem vindo também a elevar o nome da cidade nos mais diversos cantos do mundo.

Mundo que, infelizmente, nestes últimos dois anos tem vindo a passar por um conjunto de acontecimentos dramáticos. Primeiro a pandemia provocada pelo vírus Covid 19 que mudou radicalmente o dia-a-dia de cada um de nós e que exigiu e continuará a exigir a nossa força individual para ultrapassar os novos desafios colectivos que nos foram impostos a vários níveis. Mas também, mais recentemente, o regresso da guerra à Europa, esperando todos que não se alargue a outras fronteiras e que os homens, com maior ou menor dificuldade, possam encontrar o caminho do entendimento.

Depois dos grandes sucessos ocorridos com as Mostras do Clube Tex Portugal, realizadas anualmente aqui no Museu do Vinho Bairrada, é com muita alegria, satisfação e orgulho que, após estes dois anos de ausência, nos encontramos novamente neste espaço tão acolhedor. É bom podermos estar juntos, confraternizar, conviver, dar mais um passo na transição para a normalidade possível, reunirmo-nos, uma vez mais, num evento do Clube Tex Portugal, que continua a ser o único no nosso país dedicado exclusivamente a um herói da BD e o primeiro Clube oficial de Tex no mundo.

Por isso, é com grande prazer e emoção, que inauguramos esta 7ª Mostra com a presença da desenhadora italiana, Laura Zuccheri. Infelizmente, por razões particulares e completamente alheias à sua vontade, o consagrado desenhador Roberto Diso teve que cancelar à última da hora a sua participação na Mostra.

Gostaríamos de sublinhar, em nome do Clube Tex Portugal, o nosso agradecimento a todos os que, desde a primeira hora, sempre nos apoiaram com um enorme carinho e simpatia: o Executivo Camarário, em especial pela Senhora Presidente da Câmara, Engenheira Maria Teresa Belém Correia Cardoso, pelo Senhor Vice-Presidente da Câmara, Engenheiro Jorge Sampaio e pelo Sr. Vereador Dr. Lino Pintado, aqui presente, agradecendo a sua ilustre presença na inauguração desta 7ª Mostra.

Agradecemos, igualmente, toda a colaboração e disponibilidade do Sr. Dr. Pedro Dias, Director do Museu do Vinho Bairrada, no apoio a esta iniciativa cultural, possibilitando que a mesma se realize neste nobre e singular espaço e que, mais uma vez, nos prestigia com a sua presença.

Consideramos que, sem o apoio destes nomes, certamente seria inviável a promoção deste evento. Ressaltamos que é de extrema importância a participação do Poder Público, que, combinado com a parceria desta casa, possibilitam a propagação da cultura e do lazer na sua melhor qualidade, marcas desta terra tão singular.

Gostaríamos também de agradecer à Laura Zuccheri e ao Roberto Diso, por presentearam o evento com duas belíssimas ilustrações de Tex no nosso Município, expressamente realizadas para o efeito e que, doravante, ficarão expostas ao lado de outras feitas por outros autores consagrados. É uma honra sermos presenteados com tamanho carinho e reconhecimento.

Um agradecimento muito especial ao editor brasileiro Dorival Vitor Lopes, que veio propositadamente do Brasil, abrilhantando e prestigiando este nosso evento com a sua presença. Um muito obrigado também ao nosso já habitual intérprete, o Júlio Schneider que uma vez mais nos prestigia com a sua presença.
Um muito obrigado também ao Ricardo Elesbão e ao Thiago Gardinali que vieram do Brasil para estarem aqui connosco.

Por fim, obrigado a todos os presentes, sócios e não sócios do Clube Tex Portugal, assim como a todos os que, por motivos de força maior gostariam de aqui estar e não puderam, porque este evento só continua a ser possível devido à colaboração e disponibilidade individual, cujo esforço em conjunto traduz e interpreta em pleno o verdadeiro espírito texiano!

Para concluir, informamos que no final desta sessão, será servido um espumante de honra, para o qual ficam desde já convidados.

Obrigado a todos, pela Vossa presença, hoje, em Anadia, e desde já, desfrutem deste evento que é de todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *