Collezione Storica a Colori até ao número 200

Por José Carlos Francisco

Tex a cores continua até ao número 200Tex Willer, o herói sem tempo que completou 61 anos de vida, protagonista de um dos maiores sucessos editoriais ligados à banda desenhada italiana e três anos depois da publicação do número 1 da Collezione Storica a Colori (colecção histórica a cores), nascida da colaboração entre a Sergio Bonelli Editore e o Grupo L’Espresso, vê anunciado o prosseguimento da colecção, cujos  volumes de Tex – Collezione Storica a Colori, podem ser adquiridos semanalmente na compra do quotidianos “ La Repubblica ” e/ou do periódico “L’Espresso” por mais Texum ano, isto porque foi confirmado oficialmente que a colecção prosseguirá até ao número 200, ou seja, teremos mais Tex a cores por outras 50 semanas, tendo em conta que acabou de ser publicado na Itália o volume número 150 (La tribù nascosta), o que prova uma vez mais o grande afecto e a fidelidade demonstrada pelos leitores Texianos a esta iniciativa que republica cronologicamente (pela primeira vez inteiramente em “technicolor”) as aventuras de Tex, abrilhantada em cada número por uma capa inédita criada propositadamente para a ocasião por Claudio Villa, acompanhada por artigos e comentários assinados pelo crítico Luca Raffaelli e pelo próprio editor Sergio Bonelli.

cop TEX V150Segundo informações oficiosas, a colecção encerrará então na 5ª feira, dia 25 de Novembro de 2010, no número 200,  permitindo deste modo que sejam publicadas todas as histórias do Ranger até ao mais recente retorno de Mefisto, história escrita por Claudio Nizzi e magistralmente desenhada por Claudio Villa, publicada nas edições da série normal italiana nºs 501 a 504, datadas do Verão de 2002. Mas há rumores, ainda não confirmados pela editora, de que essa não será a história que encerrará a colecção, porque a Collezione Storica a Colori deverá ser concluída neste número 200, com uma história verdadeiramente especial que embora não sendo inédita, não foi publicada na série normal do Ranger.

Página coloridaEsperemos que a colecção acabada de ser lançada também no Brasil (assim como na Finlândia, Noruega e Croácia), através da Mythos Editora, nascida como forma de comemorar os 10 anos do Ranger na editora da fogueirinha, venha a ter um êxito similar, para gáudio dos Texianos brasileiros e portugueses que dessa forma poderiam também ler as aventuras de Tex na ordem em que foram publicadas originalmente na Itália, desde a edição nº 1, em 1948 e com o benefício das cores proporcionada pelas luxuosas edições da editora brasileira…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

5 Comentários

  1. Excelente noticia! Ainda não tenho nenhuma colecção italiana mas vou adquirir esta, apesar de já ter quase completa a edição brasileira. A edição italiana têm outros atractivos: A superior qualidade e o formato maior, o que permite apreciar os desenhos no formato em que foram criados.
    Sérgio Sousa

  2. Essa é uma belíssima coleção, e os desenhos ficam fantásticos assim, coloridos. Cada quadrinho é uma obra. De minha parte vou fazer o possível pra poder adquirir os números desta série aqui no Brasil.

  3. Mais uma vez está provado que TEX não vai finalizar tão cedo… Creio que meus netos estarão lendo TEX no futuro… Pois minha filha de sete já identifica os personagens… E quando perguntam a ela do que o pai dela gosta de ler e ver, ela responde: Livro de cowboy, de filme de cowboy e do cowboy TEX.
    Essa coleção “eles” encontrarão na minha herança, em bibliotecas e na internet. Por isso eu acho que não para no 200… Continuará e se estenderá para outros pesonagens bonelianos (Mistern No, Zagor, Comandante Mark, Dampyr, MagicoVento, etc…)

  4. È por isso, caro Zeca, que acredito do fundo do coração que aqui no Brasil essa série será um sucesso e passará a mensal ainda em 2010. E teríamos assim pelo menos uns 16 anos de surpresas maravilhosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *