COLECCIONÁVEIS TEX – MÍDIA IMPRESSA – Parte 3

Por Ezequiel Guimarães (texto) e Renato Alves da Silva (fotos e informações)

Continuação da Parte 1
Continuação da Parte 2

Desde a publicação de COLECCIONÁVEIS TEX: MÍDIA IMPRESSA TEMÁTICA e COLECCIONÁVEIS TEX – MÍDIA IMPRESSA TEMÁTICA – Parte 2 tenho recebido solicitações de actualização da lista relacionada na Parte 2, já que ao longo do tempo novos itens foram informados em outros posts aqui mesmo no blogue do Tex, e outros itens foram-me sugeridos por leitores do blogue.


Estou a trabalhar na actualização, que brevemente publicaremos aqui, incluindo também itens (fanzines, prozines, revistas, jornais, livros, etc), não necessariamente temáticos ao ambiente das BDs, mas agora de uma amplitude de segmentos maior, pois outros leitores do blogue assim solicitaram, quando inclusive me indicaram mais outros itens. Por isso a rubrica passa-se a chamar a partir de agora COLECIONÁVEIS TEX – MÍDIA IMPRESSA.

Então aproveitando a volta ao assunto, e para aqueles que não se lembram, ou não sabem do que estou a falar, o assunto que retomamos agora, é de itens impressos, que citam Tex, pois como já é de conhecimento dos texmaníacos, muitos gostam apenas de ler as histórias do ranger mais temido do Oeste, e trocam os seus exemplares por outras edições, de Tex  ou até de outras personagens.

Mas outros gostam de manter as suas revistas texianas, e há aqueles que por gostarem tanto de Tex, acabam  além de não se desfazerem das suas edições, dão início a uma colecção.

Entre esses, há aqueles que só as histórias não bastam mais, a “sede” pela personagem aumenta, então eles querem saber mais, ler sobre o ambiente das histórias, saber sobre os roteiristas e/ou desenhadores, ler sobre a história editorial da personagem, conhecer sobre as influências dos criadores, ler resenhas de histórias; ler comentários, matérias, sobre a personagem, sobre o género literário no qual ela está inserida, enfim, ler “tudo que puder” sobre a sua personagem favorita, ou seja, no nosso caso… TEX !

Esse grupo selecto de pessoas procura material texiano em jornais, revistas e livros que abordam sobre a personagem e o seu mundo, ou seja, a mídia impressa temática das BDs. E muitas vezes, acabam também por coleccionar esses itens, até se a mídia impressa, que citou Tex, não for voltada ao ambiente das histórias de banda desenhada, e sim a alguma outra temática.

Por isso, dando continuidade ao assunto, abaixo relacionamos novos itens, que abordam, de uma maneira ou de outra, algo sobre o granítico ranger (e que estarão inclusos na nova relação geral a sair):

– Revista HQ CD  – Ano 1 – nº 1

Datada de Maio de 1997, foi publicada pela Editora Nova Sampa Diretriz Editorial.

No texto ´Troféu HQ MIX 1996-1997´, Wagner Augusto, relata a conquista do troféu HQ MIX (1996) pelo ranger mais temido do Oeste em duas publicações:

PRÉMIO GRAPHIC NOVEL ESTRANGEIRA – Tex, O Vale do Terror – Out/1996 (Editora Globo/Sergio Bonelli Editore) e  PRÉMIO EDIÇÃO ESPECIAL – Tex, Almanaque do Faroeste – Ago/1996 (Editora Globo/Sergio Bonelli Editore), além de publicar uma biografia do desenhador Roberto Raviola, sob o título “O Magnífico Magnus“.

Ainda também de Wagner Augusto, há outro texto, onde ele comenta sobre a mais antiga mostra de Banda Desenhada da Itália que se realiza nos meses de Janeiro e Fevereiro na cidade de Rapallo, texto sob o título “Comendo Fumettis“. Título propositadamente escolhido pois há um tradicional jantar da entrega dos prémios, realizado no restaurante U Giancu.

Para se ter uma ideia da importância do evento, na época (1997), contou com a presença de convidados especiais, entre outros,  de Renzo Calegari (Storia del West), Ivo Milazzo (Ken Parker), G. Ferri (Zagor), Alfredo Castelli (Martin Mystère), Zanibone (Diabolik), além do saudoso editor Sergio Bonelli.

– KABOOM! – Edição Especial – Ano 1 – nº 1

Publicada pela Editora Eclipse, não consta informação da data de lançamento, mas provavelmente deve ser do final de 2004, pois há informações de lançamentos previstos para o ano de 2005. Há um texto com o título “Sergio Bonelli Editore – Quadrinhos Made in Italy”, mas sem mencionar o autor.

O texto aborda personagens bonellianas publicadas no Brasil, destacando como sendo a principal o ranger Tex Willer, criado por Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini, em 1948. Descreve a trajectória, características, e editoras de personagens como: Tex, Zagor, Ken Parker, Martin Mystère, Mister No, Dylan Dog, Nick Raider, Nathan Never, Julia, Mágico Vento e Dampyr, além dos títulos ainda inéditos no Brasil como:  Brendon, GEA, Jonathan Steele e Napoleone. O material todo se estende por quatro páginas.


– Revista Wizmania – 2ª edição

A Wizmania já é uma publicação bem mais conhecida do que a HQ CD, e a KABOOM. Na edição publicada pela Editora Panini Brasil Ltda, de Setembro de 2008, Levi Trindade, no belo texto ´Feliz Aniversário, Tex´, destaca os 60 anos da mítica personagem, um dos mais antigos caubóis ainda publicados nos quadradinhos, contando toda a trajectória do ranger mais temido do Oeste, em tópicos como: O Início, Sucesso Inegável, A censura, Tex e o Casamento, Escrevendo um Mito, Superequipe de Desenhistas, Em Outros Países, além de quadros como: Os Aliados, Os Vilões, As Várias Faces de Tex e Curiosidades sobre a personagem. Tudo bem distribuído em quatro páginas.

Brevemente continuaremos a inserção de novos itens.

E caso você saiba de algum fanzine, prozine, ou revista, jornal voltado ou não ao segmento de BD, ou livro (voltado para qualquer segmento) com matéria sobre TEX, ou que de alguma maneira cite Tex (quaisquer desses materiais em língua portuguesa), por favor mande a sua informação para nós, para que possamos adicioná-la em uma nova lista que está em actualização, agora mais completa e abrangente (não ficando restrita mais ao ambiente de publicações específicas ao segmento de BDs, conforme foi solicitado pelos leitores do blogue).

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. A revista” Mundo dos Super-heróis” já publicou vários artigos sobre Tex.
    E também a BDJornal.

  2. Caros pards Zeca e Ezequiel Guimarães,
    Gostaria de dizer que para mim é uma honra ter este post publicado em tão importante blog sobre o ranger mais temido do Oeste. Agradecimentos aos pards Zeca pela publicação e Ezequiel pelo excelente texto produzido.
    Abraços,
    Renato Alves da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *