BRASIL – Exposição Velho Oeste – Especial TEX – 71 Anos de Aventuras no Velho Oeste

Realização Sesc Uruguaiana.
Organização e contactos: Fabrício Oliano (55) 3412 24829 (Sesc) e Marcelo Tajes (55) 99142 5725 (Confraria Bonelli)

Exposição Velho Oeste – Especial TEX – 71 Anos de Aventuras no Velho Oeste – Arte de Leopoldo Romero

Justificativa:
Com a intenção de divulgar e incentivar a leitura de gibis (revistas de banda desenhada) e o coleccionismo do género Western e em especial a personagem TEX, um grupo de amigos e coleccionadores de algumas cidades do Rio Grande do Sul, que desde 2008 já se encontram e promovem exposições, propõem pela primeira vez, no Sesc Uruguaiana, este encontro e mostra para compartilhar as suas experiências e colecções para o grande público, numa verdadeira celebração a amizade. Serão dois dias de intensas actividades. Além das exposições, haverá mostra de trechos de filmes e comentários, Cosplays, Artist Alley, conversas sobre Gibis e palestras.

Confira de seguida o cronograma e programação preparada para o evento, que terá todas as suas actividades gratuitas:
Exposição de Dioramas do Velho Oeste (Miniaturas de colecções de Fortes, soldados, índios, colonos, e cidades do velho Oeste); Exposição e mostra com itens raros e fora de série, importados e nacionais de colecções de Gibis, estátuas e gravuras; Mostra Bonelli Comics – Especial “TEX  – 71 Anos de Aventuras no Velho Oeste”,  check-list ilustrado dos principais personagens lançados no Brasil: Zagor, Ken Parker, Dylan Dog, Martin Mystère, Dampyr, Julia Kendall e outros…; Cosplay (Velho Oeste e  personagens da Bonelli Comics); Encontro de Coleccionadores de Gibis (Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Itaqui, Santa Maria, Rosário do Sul, São Gabriel, Porto Alegre, e da Argentina); Exposição de Desenhos e Stand Artists Alley com o ilustrador Raul Calixto e o artista plástico Leopoldo Romero (Magic – Escola de Arte); Palestra: Plágio ou Cópia? A autoria e os Direitos de Imagem nas HQ’s (BD’s); Conversa sobre o Mercado Editorial de Gibis e o Futuro das História em Quadrinhos da Casa Bonelli no Brasil – Mythos Editora e Editoras Independentes; (Mesa redonda com palestrantes e coleccionadores); Mostra paralela de filmes e animações com personagens da Sergio Bonelli Editore/Itália: “Tex – El Muerto” – Desenho semi-animado – Legendas em Português (Itália/1979); “Dylan Dog – Vitimi degli eventi” – Legendado em Português (Itália/2014) Fan-Film de Claudio Di Biagio e Luca Vecchi; “Tex Willer e os Senhores do Abismo” – Filme – Dublado (Itália/1985); “Zagor – Kara Korsan’in Hazinelere” (Fan – Filme feito na Turquia nos anos 1970).

Cronograma e Programação:
Sábado 09/11/2019
Manhã
9h – Abertura da Exposição e recepção aos visitantes locais e de outras cidades.
10:30h – Sessão do desenho semi-animado: “Tex – El Muerto” – Legendas em Português (Itália/1979). Comentários de Marcelo Tajes.
Local: Cine Sesc. Duração: 22:45
12h – Almoço
Tarde
14h – Abertura.
14:30h – Palestra: Plágio ou Cópia? A autoria e os Direitos de Imagem nas HQ’s;
(Mesa redonda com Marcelo Tajes, Leopoldo Romero e Tom Cézar (Caxias do Sul/RS).
Local: Cine Sesc.
15:30h – Filme: “Dylan Dog – Vitimi Degli Eventi” – Legendado em Português. (Itália/2014) Fan-Film de Claudio Di Biagio e Luca Vecchi. Comentários de Marcelo Tajes.
Local: Cine Sesc. Duração: 50:38
16:30h – Bate-Papo sobre o Mercado Editorial de Gibis e o futuro dos quadrinhos da Casa Bonelli no Brasil – Mythos Editora e Editoras independentes; (Mesa redonda com Jesus Nabor Ferreira de Santa Maria/RS e demais coleccionadores).
Local: Cine Sesc.
17h – Filme: “Tex Willer e os Senhores do Abismo” com Giuliano Gemma. Dublado/Legendado (Itália/1985). Comentários de Marcelo Tajes.
Local Cine Sesc. Duração: 1:41:40

____________________
Domingo 10/11/2019
Manhã
10h – Abertura.
10:30h – Filme: Zagor – “Kara Korsan’in Hazinelere” de Nisan Hançer – Legendas em Português (Turquia/1971). Comentários de Marcelo Tajes.
Local: Cine Sesc. Duração: 1:18:08
12h – Almoço
Tarde
14h – Abertura.
16h – Encerramento e despedida aos coleccionadores de outras cidades.
· Durante os dois dias de evento, haverão palestras, debates e mostras de filmes. Ficarão expostos os dioramas (maquetes do velho Oeste), revistas, livros, quadros, estátuas e desenhos, standes do desenhista e ilustrador Raul Calixto e do Artista Plástico e Professor Leopoldo Romero, assim como Cosplays com temática do velho oeste irão se fazer presentes durante o evento, no espaço das exposições e no Hall do Sesc Uruguaiana.

4 Comentários

  1. Mais uma vez nos reunimos para celebrar o nosso Ranger Tex e toda sua saga, uma grande emoção é poder receber novamente em nossa cidade de fronteira, esse “bando de Pards“. Obrigado Blogue do Tex pelo espaço, obrigado José Carlos Francisco.

  2. Provavelmente Tex Willer dos Pampas e Kit Carson dos Pampas estarão presentes. 99,99% carregando…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *