BDjornal #22 – Finalmente na rua e com os 60 anos de TEX em destaque!

BDjornal #22Para conhecimento dos amantes da 9ª Arte e em especial para os fãs e coleccionadores portugueses de Tex Willer, informamos que  o BDj #22 já está à venda e portanto já pode ser adquirido por quem o deseje.

Uma vez mais, o nosso Ranger, tem um belo destaque nesta publicação portuguesa de periodicidade bimestral sobre banda desenhada, com direcção de Jorge Machado-Dias e propriedade de Pedranocharco Publicações e que recentemente foi elogiada num editorial da revista italiana DAMPYR, da Sergio Bonelli Editore.

blogue do Tex, aconselha vivamente a leitura do BDJornal, já que nesta sua edição # 22, que acabou de ser publicada, Tex Willer está em destaque, ou mais precisamente, os 60 anos do Ranger, devido a um texto de duas páginas, da autoria de José Carlos Francisco intitulado ” TEX WILLER A CAMINHO DOS 60 ANOS!“, conforme se pode ver nesta imagem que mostramos de seguida:

TEX WILLER A CAMINHO DOS 60 ANOS!

Também nesta edição temos uma recensão crítica do jornalista Pedro Cleto, a propósito da aventura publicada no Almanaque Tex#30: “O Preço da Honra“.

No que aos fumetti ainda diz respeito, temos a acrescentar uma página dedicada ao personagem Demian. Trata-se de um texto de Mário João Marques, onde o autor mostra que depois dos dezoito números previstos para a série, Demian vem provar que a estratégia editorial da Sergio Bonelli Editore de publicar séries auto-conclusivas tem pernas para andar, assim como nos dá a conhecer à lupa, a série que tem como base de operações, a cidade francesa de Marselha.

Por tudo isso, prezado Amigo Texiano não deixe de comprar esta edição do BDJornal, uma vez que se pode considerar um verdadeiro item de coleccionador de Tex! Para o adquirir ou para proceder à assinatura, recomendamos o contacto via e-mail (bdjornal@gmail.com) com o editor Jorge Machado-Dias.

O BDjornal tem o formato de 275 x 205 mm e contém 76 páginas em impressão digital – capa em cartolina de 200 grs. plastificada brilhante e com papel do miolo de 115 grs. –  com tiragem limitada e distribuição centrada nas lojas da especialidade, apostando decididamente em reforçar o número dos assinantes.
O preço de capa é de € 6,00 e a assinatura por 1 ano (6 números) é de € 30,00.

Eis o Press-release e algumas imagens:

 

Com mais quatro páginas do que as anteriores edições, devido sobretudo à extensão do “Dossier” Angoulême, mesmo assim algum material programado teve que ficar de fora deste BDjornal #22. Entre este material destaco o texto de Leonardo De Sá – que será incluído na próxima edição do BDj – sobre o almoço de platina, que anualmente reúne arqueólogos-historiadores da BD, na sexta-feira do Festival de Angoulême. Já agora, L.D.S. prepara uma série de artigos, com o título genérico Peças Raras, a iniciar já no próximo número, com um texto sobre o único e raríssimo álbum em português de W. Heath Robinson, circa 1924.

Outro texto noticiava a acção de censura a um programa televisivo sobre Tintin e que, já um bocado desfasado em relação ao acontecimento, deverá ser incluído na próxima edição, dada a sua pertinência, em relação a censuras várias, no campo da BD, ilustração e cartoon, que temos vindo a denunciar nestas páginas.

Um resumo, de Clara Botelho, do Relatório Anual da ACBD (Associação de Críticos de BD, em França), serve para chorarmos um pouco sobre a triste condição da banda desenhada neste jardinzeco mal amanhado, à beira mar plantado.

Para assinalar os 80 anos de João Abel Manta, publicamos versão resumida de um texto de Osvaldo Macedo de Sousa, incluído no álbum João Abel Manta – Gráfica, editado em 1988 por ocasião da atribuição ao Mestre do Prémio Stuart/Regisconta. Lembro aqui, que o BDjornal e a Humorgrafe, em colaboração com o CNBDI, inauguraram no dia 10 de Abril uma exposição (no CNBDI) de homenagem a J. A. M., que estará patente até 28 de Abril e que reune obras de diversos autores nacionais e estrangeiros. A exposição conta ainda com alguns originais de João Abel Manta cedidos para o efeito pelo Museu da Cidade.

Outro texto que vale a pena destacar é o do Mestre José Ruy sobre outro Mestre da BD portuguesa, Eduardo Teixeira Coelho, resultante de uma viagem com a Drª. Cristina Gouveia, directora do CNBDI, ao atelier de E. T. C. em Florença.

Quanto a bandas desenhadas, voltamos a Pedro Nogueira, com Um Quotidiano Pagão. Também o início de Wonderland, depois do Episódio Piloto no BDj #20 e da capa do BDj #21, produzido pela equipa do Split UP Studios: Henrique Valadas, Daniel Henriques e Rui Moura.

E o regresso de BRK, de Pina & Andrade, para o início do 4º e último capítulo da história. Já agora chamo a atenção para o divertido texto de Filipe Pina sobre a viagem que os dois fizeram ao Festival de Angoulême para tentarem vender BRK e outros projectos a vários editores franceses.

Por último, mas não em último, apraz-nos registar a entrada de Carina Santos (Karina San), para a equipa do BDjornal, produzindo notícias sobre eventos e recensões críticas ligadas à mangá, colmatando finalmente uma lacuna que sentíamos desde há algum tempo.

SUMÁRIO

3 – EDITORIAL, Jorge Machado-Dias
3 – OS VI TROFÉUS CENTRAL COMICS, Hugo Jesus
4 – 35º FESTIVAL DE LA DANDE DESSINÉE – ANGOULÊME 2008 – O PROGRAMA, Clara Botelho
6 – 35º FESTIVAL DE LA DANDE DESSINÉE – ANGOULÊME 2008 – OS PREMIADOS, Clara Botelho
7 – OUTROS PRÉMIOS, Clara Botelho
8 – 35º FESTIVAL DE LA DANDE DESSINÉE – ANGOULÊME 2008 – A REPORTAGEM, João Miguel Lameiras
9 – 50 ANOS DOS SCHTROUMPFES, Clara Botelho
10 – VIAGEM A ANGOULÊME, Filipe Pina
11 – BODOÏ RENOVADA, Clara Botelho.
12 – 2007 – VITALIDADE E DIVERSIDADE – Relatório Anual da ACBD, Clara Botelho
14 – JOÃO ABEL MANTA – 80 ANOS – O ARTISTA E A OBRA GRÁFICA (1), Osvaldo Macedo de Sousa
17 – DICIONÁRIO UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA, Leonardo De Sá
20 – E.T.COELHO – A ARTE PARA ALÉM DA VIDA (1), José Ruy
23 – HONEY TALKS – DAS COLMEIAS ESLOVENAS PARA A BEDETECA DE LISBOA, Sara Figueiredo Costa
24 – A ERA DO PECHISBEQUE, José Carlos Fernandes
26 – WANYA – ESCALA EM ORONGO .- REEDITADO 35 ANOS DEPOIS, J. Machado-Dias
27 – BD – UM QUOTIDIANO PAGÃO, de Pedro Nogueira
35 – BD – BRK – Início do 4º Capítulo, de Filipe Pina e Filipe Andrade
44 – ANGOULÊME A CORES – Fotos do Festival de Angoulême
45 – BD – WONDERLAND – 1º Episódio, de Split UP Studios: Henrique Valadas (des), Daniel Henriques (Arte-Final) e Rui Moura (pintura digital)
51 – RECENSÕES CRÍTICAS, Pedro Cleto
53 – RECENSÕES CRÍTICAS, Nuno Franco
55 – CRÍTICA – POSTAIS DE VIAGEM, Pedro Vieira Moura
57 – BREVES NACIONAIS, Clara Botelho
58 – BREVES NACIONAIS, J. Machado-Dias
60 – HOMEM-ARANHA E A ILUSÃO DE MUDANÇA, Pedro Bouça
62 – BREVES – COMICS, Clara Botelho
64 – TEX WILLER A CAMINHO DOS 60 ANOS, José Carlos Francisco
66 – DEMIAN – SERGIO BONELLI EDITORE, Mário João Marques
67 – HQBrasil – BRADO RETUMBANTE – OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS, Edgar Indalecio Smaniotto
68 – RESENHA – ALMANAQUE DOS QUADRINHOS, Edgar Indalecio Smaniotto
69 – RECENSÃO CRÍTICA – O IMPÉRIO DOS SIGNOS, Nuno Franco
70 – ANIPOP ROKU – 2007, Carina Santos
71 – MANGÁ RECENSÕES, Carina Santos
72 – BREVES MANGÁ, Clara Botelho
74 – II YUKIMEET 2008, Hugo Jesus

COLABORAÇÕES: Carina Santos, Clara Botelho, Edgar Indalecio Smaniotto, Filipe Pina, Hugo Jesus, João Miguel Lameiras, José Carlos Fernandes, José Carlos Francisco José Ruy, Leonardo De Sá, Mário João Marques, Nuno Franco, Osvaldo Macedo de Sousa, Pedro Bouça, Pedro Cleto, Pedro Vieira Moura, Sara Figueiredo Costa.

AUTORES DE BANDAS DESENHADAS E ILUSTRAÇÕES: Daniel Henriques, Filipe Andrade, Filipe Pina, Henrique Valadas, José Carlos Fernandes, Pedro Nogueira, Rui Moura.

FOTOGRAFIAS: Filipe Pina, João Miguel Lameiras e Leonardo De Sá.

BDjornal #22 - Interior A

BDjornal #22 - Interior B

BDjornal #22 - Interior C

Um comentário

  1. Parabenizo ao amigo José Carlos Francisco pelo esforço contínuo de divulgação do nosso querido personagem, Tex Willer.

    O trabalho ininterrupto no sentido de divulgar conhecimentos e imagens do grande Águia da Noite por certo concorrerá para que mais pessoas possam conhecer esse personagem tão fascinante.

    É por esse esforço, zelo, fidelidade e apuro das informações que tenho o Blog do Tex entre as minhas principais fontes de consultas de imagens e textos sobre o personagem.

    Abraço e sucesso!

    Fred Macêdo
    Fortaleza-Ceará
    Brasil
    http://fotolog.terra.com.br/fredmacedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *