Atravessar um Oceano para receber pessoalmente o cartão de sócio do Clube Tex Portugal

Por José Carlos Francisco (texto e fotos), Carlos Moreira (fotos) e Orlando Santos Silva (fotos)

Antonio Moreira recebe orgulhosamente o seu cartão de sócio do Clube Tex Portugal e respectivo pin de inscrição

Depois da “aventura” da prezada consócia Fernanda Martins ocorrida aquando do 1º Convívio do Clube Tex Portugal, realizado no passado dia 15 de Fevereiro, em pleno Saloon Regiões situado em Cacém City e com a presença do próprio Tex Willer, “aventura” essa cometida pela sócia honorária Fernanda Martins que consistiu em ter viajado propositadamente da capital dos Países Baixos (atravessando meia Europa, num total de cerca de 4.000 km) para poder participar naquele que foi o primeiro e histórico convívio do Clube e receber em mãos da Direcção do Clube o seu cartão de sócia assim como o pin oficial de adesão ao Clube, itens que Davide Bonelli, filho do saudoso Sergio Bonelli e actual responsável máximo da Sergio Bonelli Editore já tinha recebido em Itália por todo o apoio incondicional e constante incentivo que deu ao Clube desde o anúncio da sua criação, o primeiro a nível mundial no que diz respeito ao Tex e o primeiro no nosso país dedicado em exclusivo a um herói da BD, agora foi a vez do caríssimo sócio brasileiro Antonio Carlos Moreira, mais conhecido por AMoreira ter cometido a enorme façanha de atravessar o Oceano Atlântico, perfazendo cerca de 15.000 km, para poder receber pessoalmente o seu cartão de sócio do Clube Tex Portugal!

Mário João Marques, Carlos Moreira, Orlando Santos Silva e Antonio Moreira

Natural da cidade brasileira de Niterói, no Rio de Janeiro e nascido no dia 18 de Setembro do longínquo ano de 1949,  AMoreira possui toda a colecção brasileira de Tex, para além de muitas edições internacionais do Ranger e é o sócio nº 43 do neófito Clube Tex Portugal que tenho a honra de presidir e que conta já com quase sete dezenas de associados, alguns dos quais verdadeiras personalidades do mundo do Tex, tais como por exemplo Davide Bonelli, Dorival Vitor Lopes, Andrea Venturi, Fabio Civitelli, Júlio Schneider, Marcos Maldonado, Dolores Maldonado, Paulo Guanaes, Tizziana Giorgini, para além da própria instituição Sergio Bonelli Editore.

Os pards e familiares ao redor da mesa com Tex como pano de fundo

Antonio Carlos Moreira, recebeu orgulhosamente das mãos de responsáveis do Clube Tex Portugal, o seu cartão de sócio, assim como o respectivo pin de adesão ao Clube, mais precisamente das mãos de Carlos Moreira, Secretário e Mário João Marques, Tesoureiro, numa cerimónia que contou com a ilustre presença das respectivas esposas, Tânia, Teresa e Lurdes (e seus filhos João e Sofia) e ainda de Orlando Santos Silva, num maravilhoso jantar realizado na sexta-feira dia 28 e que terminou depois da meia noite num agradável, apesar do imenso frio na capital portuguesa, passeio nocturno.

Orlando, Teresa, Sofia, Mário, Carlos, João, Lurdes, Tânia e AMoreira numa fotografia nocturna

No dia seguinte, ontem dia 29, AMoreira e a sua esposa Tânia rumaram ao norte de Portugal, mais precisamente ao QG de Tex em Portugal como sempre diz o editor Dorival Vitor Lopes, localizado na pequena aldeia da Malaposta, centro de Portugal, para me honrarem com uma visita especial e que muito me orgulhou, aproveitando para revisitar a minha BiblioTEX.

AMoreira, Hernâni e José Carlos Francisco com os novíssimos Tex Gold

Sabendo da presença de Antonio Moreira na Malaposta, Hernâni Portovedo, outro dos maiores coleccionadores do Ranger em Portugal e mentor do Clube Tex Portugal, passou pelo QG para conhecer o pard brasileiro e conversar um pouco sobre o mundo de Tex, aproveitando para o convidar para conhecer também a sua magnífica BiblioTEX, situada na sua habitação em Anadia, capital da Bairrada e distante pouco mais de 1 km da minha residência, convite esse que Antonio Moreira aceitou de imediato e teve assim oportunidade de conhecer outra grandiosa colecção do Ranger e de tirar algumas belas fotografias, em especial uma tendo o Ranger como pano de fundo numa pintura feita numa das paredes da BiblioTEX pela própria esposa do Hernâni, a Lígia.

Hernâni, AMoreira e José Carlos com belas e fantásticas edições especiais dedicadas ao Ranger

E assim se comprova uma vez mais que somente Tex Willer pode proporcionar feitos destes, fazendo com que pards (e por vezes também as suas famílias) perfaçam milhares de quilómetros para se poderem reunir e conviver com outros pards em prol de Tex e do seu mundo maravilhoso pois se não fosse Tex, e seus criadores nunca conheceríamos tantas pessoas encantadoras… são factos fabulosos, e que devem ser lembrados e falados com muito carinho, principalmente quando nos encontramos face a face com pards espalhados pelo mundo e que ajudam a engrandecer também o Clube Tex Portugal!

AMoreira e Hernâni na bela BiblioTEX de Hernâni Portovedo

Para finalizar recordamos que as inscrições para sócio do CLUBE TEX PORTUGAL podem ser efectuadas via e-mail para José Carlos Francisco, com o pagamento de uma jóia de inscrição (que será de € 5,00) acrescido do pagamento da quota (€ 2,00 é o valor da quota mensal) desse mesmo mês. Menores de 18 anos estão isentos do pagamento de quotas e todos os associados terão um cartão oficial do CLUBE TEX PORTUGAL devidamente numerado e personalizado assim como um pin exclusivo do Clube!

AMoreira, Hernâni com diversas edições internacionais do Ranger

Recordamos também que se trata de uma iniciativa destinadas aos fãs e coleccionadores de Tex Willer residentes em Portugal, excepção feita aos sócios honorários e aos texianos estrangeiros que participem em pelo menos um convívio português já que o Clube visa sobretudo um maior convívio não somente entre os admiradores do Ranger, mas também, entre outras coisas, proporcionar a vinda a Portugal e consequente convívio com autores de Tex que se mostrem disponíveis para se deslocarem ao nosso país e também uma publicação periódica autorizada pela Sergio Bonelli Editore e destinada em exclusivo aos sócios do oficial CLUBE TEX PORTUGAL.

AMoreira e Hernâni na BiblioTEX de Hernâni Portovedo

Para tomar conhecimento de todos os sócios do Clube e tomar conhecimento dos Estatutos, clique AQUI!

Hernâni, Tex e AMoreira

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

7 Comentários

  1. A.C.Moreira (vulgo Jãoeine), não é fraco, não… atravessou o oceano a nado para ganhar a carteirinha de sócio do Clube do Tex Lusitano! Isto é coisa de bengala macho, mesmo (Rsss…).
    Bela reunião, galera! Adorei!
    Vida longa ao clube!

  2. Orlando.
    Você é realmente um grande amigo.
    Obrigado por corrigir o Zeca, quando escreve que sou vinte anos mais novo do que o postado aqui.
    He, he, he.
    Mas o Zeca está certo, nasci um ano depois do nosso Ranger, e é, graças a isso, e minha paixão pelo faroeste, que conheço e compro Tex desde a sua chegada ao Brasil.
    E mais uma vez, foi uma passagem memorável por Portugal, conheci outros Pards de grande valor.
    Todos os texianos que conheci em Portugal, desde a minha primeira visita, são pessoas excepcionais, e acredito que que isso seja fruto dessa afinidade que temos.
    Obrigado a todos pela excelente recepção, que mais uma vez tivemos eu e a Tania.
    Obrigado grandes amigos de Portugal, e hasta la vista!

  3. Gostei muito deste trabalho e admiro as pessoas que tanto se dedicam aos Blog e Clube TEX Portugal. Vou convivendo com os meus amigos através destas publicações. Os meus cumprimentos para todos.

  4. Foi um jantar memorável, e o AMoreira ainda teve a enorme amabilidade de nos presentear com raridades texianas, revistas de Tex internacionais, o que muito nos sensibilizou.
    P.S.: Zé Carlos, há seguramente um lapso no texto na data de nascimento do AMoreira, que tem menos uns 20 anos do que a idade colocada!

  5. Parabéns, Antônio Carlos Moreira!
    Você cruzou o Oceano Atlântico e completou a sua coleção de “Blueberry” em França. Agora você retoma o rumo e chega em Portugal para receber o seu cartão de sócio do Clube Tex Portugal.
    Essas viagens demonstram a sua paixão pelos seus personagens preferidos da Banda Desenhada: Tex e Blueberry.
    Cordiais saudações desde a Amazônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *