As Leituras do Pedro – Dragonero: A Primeira Missão

As Leituras do Pedro*

Dragonero: A Primeira Missão
Colecção Bonelli #8
Luca Enoch e Stefano Vietti (argumento)
Cristiano Cucina e Manolo Morrone (desenho)
Levoir/Público
Portugal, 30 de Maio de 2017
190 x 260 mm, 136 p., cor, capa dura
10,90 €.

Diversidade

E ao oitavo volume, a colecção Bonelli Levoir/Público, alarga a demonstração de um dos conceitos que está na base da actividade editorial da Sergio Bonelli Editore: a diversidade.

Até agora os volumes editados tinham por base a ancoragem na realidade – mesmo que mais ou menos ficcionada, conforme os casos – atendo-se a realidades concretas, a locais definidos e reconhecíveis e a espaços temporais quase sempre (relativamente) contemporâneos – o oeste de Tex, a Londres de Dylan Dog, o Portugal (!) de hoje de Dampyr, a Garden City de Julia (espelho de tantas grandes metrópoles)… Todos praticamente contemporâneos, se retirarmos desta enumeração Tex ou ainda Le Storie.

Mas, agora, com Dragonero, a mudança é radical: passamos do reconhecível para o fantástico – o mundo de Erondar; abandonamos o concreto, por um imaginário onde há demónios e dragões; esquecemos os protagonistas que podemos encontrar ao virar da esquina, por uma dupla constituída por um humano e um… ogre.
 
Dragonero significou, em 2007, uma aposta da Bonelli no género fantasia heróica, aceitando uma proposta dos seus criadores e correspondendo a uma procura crescente, hoje acentuada graças a A Guerra dos Tronos.

A Primeira Missão, primeira história a cores da série, agora disponível em português, narra o encontro dos principais protagonistas, Ian e Gmor, uma dupla que, com as devidas diferenças, e de forma menos acentuada na disparidade das suas características intrínsecas, faz recordar outras que pontuam séries Bonelli: Martin Mystère e Java – a inteligência e a força bruta -; Zagor e Chico – a coragem e o contraponto humorístico; mais distante na comparação, Tex e Kit Carson – o optimista e o pessimista…
Situada após o abandono do exército imperial por Ian, entretanto caído em desgraça por algo que apenas conseguimos entrever de forma difusa, esta história relata o seu reencontro com Gmor, e uma missão de salvamento que vão efectuar em conjunto, como prelúdio do futuro que a partir daí os unirá como batedores num mundo conturbado e em mudança, ameaçado pelos poderes das trevas, pelos dragões e pela sempre incontornável ambição humana.

Porta de entrada – num género de que não sou particularmente apreciador – cumpre – como sempre na Bonelli – em termos gráficos e narrativos classicistas, a sua missão de divertir e entreter e entreabre portas que deixam os leitores curiosos e com vontade de conhecer mais sobre o intrigante e fantástico mundo de Dragonero, o caçador de dragões.
.

*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Não vejo a hora deste material chegar ao Brasil. Há rumores que será publicado por alguma editora brasileira. Você que tem contatos na Bonelli, sabe de algo pard Zeca???

    • Oficialmente nada sei, pard Banzé, mas também chegaram rumores dessa notícia aqui em Portugal…
      Espero que venha a ser uma realidade tamanha é a qualidade de Dragonero…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *