As Leituras do Fernando Dordio: O Regresso do Tigre Negro (Tex Ouro nº 63)

Por Fernando Dordio [1]

Continuando na leitura de compilações Tex de Ouro, “O Retorno do Tigre Negro” foi o título Tex que se seguiu nas minhas leituras.

Com argumento de Claudio Nizzi e desenhos de Fabio Civitelli, trata-se de uma narrativa longa, muito bem construída ao longo de cerca de 300 páginas. Sendo uma narrativa extensa, o argumento consegue prender rapidamente, como é normal na escrita de Nizzi – o build up da história é exemplar, a maneira como se sucedem os eventos está muito bem construída.
No entanto, cumprindo perfeitamente em termos técnicos, existe uma falta de rasgo e a história acaba por ter um desenlace previsível, sem grandes surpresas.

Sendo o argumento banal, neste livro a arte acaba por tomar um lugar de destaque. Civitelli utiliza técnicas de pontilhado para conseguir várias tonalidades de cinza e consegue criar imagens de grande impacto, sendo ainda um excelente storyteller.

Um aspecto que me pareceu muito interessante, foi toda a informação que o editor do livro colocou para nos contextualizar com a personagem do Tigre Negro. Sendo informação, sobre a continuidade das revistas do Tex, faz-nos saber que esta é apenas uma história com este vilão e existem outras anteriores e posteriores que parecem desenvolver a relação de Tex e o vilão Tigre Negro.

Gostei bastante da leitura que este livro me proporcionou, mas fiquei desapontado quando coloquei a história toda em perspectiva.

[1] (Texto publicado originalmente no Blogue “Concerto em O Menor para Harpa e Nitroglicerina“, em 18 de Setembro de 2013)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *