As estatueta de Tex em 3D: Um Tex dourado lado a lado com um Tex (magnificamente) pintado por Ricardo Leite

Por Mário João Marques

Lado a lado as duas estatuetas de Tex

Tex – Estatueta 3D

A Sergio Bonelli Editore e a Centauria realizaram, em 2017, uma grande surpresa para todos os fãs texianos: a estatueta dourada de Tex. A estatueta de colecção – feita em PVC, mede 12 cm de altura e traz na sua base o logo de Tex – reproduz em 3D a figura do Ranger, propondo uma escultura modelada com todos os detalhes que caracterizam inconfundivelmente a mais popular personagem bonelliana.

Modelo 3D da mais recente estatueta de Tex

Ricardo Leite nas vestes de Tex Willer

O nosso amigo Ricardo Leite, sócio do Clube Tex Portugal, é um dos especialistas portugueses na área do comércio e restauro de brinquedos antigos e objectos associados. Possui um espaço em Lisboa, bem junto ao Campo Pequeno, cuja visita faz-nos reviver as brincadeiras do antigamente, em redor de carrinhos, aviões, maquetas, figuras, estatuetas, comboios, cromos, um infindável rol de objectos que marcaram a nossa infância e ajudaram a desenvolver a nossa imaginação.

Trata-se de uma área com uma legião de seguidores que organiza muitos e diversificados eventos ao longo do ano, apresentando sempre um leque de diversos brinquedos que vai variando de preço  em função da qualidade, raridade e estado de conservação dos mesmos. Estes eventos possibilitam ainda adquirir conhecimentos, proporcionando assim um contacto directo entre comerciantes e o público, bem como a possibilidade de reencontrarmos velhos amigos e fazer amizade com outros.

Ricardo Leite nas vestes de Kit Carson

Infelizmente não existe muita informação sobre esta área, razão pela qual o Clube Tex Portugal convidou o Ricardo Leite para colaborar sempre que possível com a revista, tendo-se estreado neste último número, deixando o seu testemunho e os seus vastos conhecimentos sobre brinquedos antigos.

O Ricardo Leite para além de se transfigurar em Tex Willer e Kit Carson é um dos mais conhecidos Toybroker portugueses a quem muitos recorrem, nomeadamente do estrangeiro, sendo também um dos maiores divulgadores desta área, responsável, nomeadamente pela organização do Salão do Brinquedo de Lisboa, um evento que vem suscitando cada vez mais interesse e onde há sempre algo a adquirir, mesmo que isso signifique cometer pequenas loucuras.

Conhecendo a qualidade de trabalho do Ricardo, nomeadamente na área do restauro e da pintura de brinquedos, resolvi adquirir a recente estatueta de Tex em duplicado, com o objectivo de lhe pedir que me pintasse uma delas.
As fotos que se seguem creio espelharem  a contento a qualidade deste magnifico Toybroker.

Vista frontal com o pormenor dos botões na camisa

Veja-se o realismo das botas (com as esporas) e das calças

Vista de trás onde se podem notar os pormenores da sujidade nas botas e as balas no cinturão

Pormenor das veias na mão de Tex, onde também houve o cuidado de sobressair as cores das unhas. Realce ainda para o magnifico trabalho feita no revólver

Sublinhe-se o realismo da camisa, onde os sombreados estão perfeitos

Vista lateral com o contraste na pintura das calças, denotando também sujidade

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. Ficou espetacular! Conheci o Ricardo durante a Mostra desse ano, mas não fazia ideia da especialidade dele na área de restauros e brinquedos. Na próxima vez, com certeza farei uma visita em sua loja em Lisboa!

  2. Um belo trabalho do Ricardo, tive o prazer de estar com esta estatueta em mãos e apreciar ainda melhor a excelência do trabalho.
    Parabéns.

  3. Trabalho excelente!

    Se numa das minhas próximas visitas a Lisboa tiver disponibilidade irei passar com certeza na loja.

    P.S. Estatueta em dourado está na minha estante… Prenda de Natal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *