As críticas do Marinho: Tex Magazine 2020 (Almanaque Tex #53)

Tex Magazine 2020

Por Mário João Marques

O Tex Magazine surgiu em 2015 e veio substituir o Almanacco dell’West, histórica publicação anual que se caracterizava pelas matérias que dedicava à temática do western. O nome mudou, as matérias mantêm-se (com um grafismo mais apelativo), mas o Tex Magazine distingue-se pelo facto de apresentar duas aventuras em cada número, centrando uma delas numa personagem específica da série, cabendo essa distinção na edição de 2020 a Pat Mac Ryan. Nesta edição, as duas aventuras são escritas por Luigi Mignacco e ambas desenhadas por autores que já passaram por Dampyr, a primeira Il Ladro Gentiluomo, por Fabrizio Russo, e a segunda, Il Grande Incontro, pelo sempre excelente Maurizio Dotti.

Em Il Ladro Gentiluomo o protagonista da história é Leonard Ford, uma mistura de Proteus para os mais conhecedores de Tex, e de Arsène Lupin, personagem saída da imaginação de Maurice Leblanc, célebre ladrão cavalheiro conhecido particularmente pelo seu talento em usar disfarces e mudar de identidade para cometer os seus delitos.

Il ladro gentiluomo; Luigi Mignacco & Fabrizio Russo

Também Leonard Ford, apelidado pela agência de detetives Pinkerton como “cavalheiro”, caracteriza-se por ser alguém que vive do risco, apresentando-se ao balcão de um qualquer banco como um seu cliente, apontando a sua pistola ao empregado sem que ninguém veja. Nunca rouba elevadas quantias de dinheiro, apenas um monte de notas que preencham o espaço de um saco, nem nunca cometeu um homicídio. Em dez anos de actividade, agindo sempre a solo, sem um cúmplice, Leonard conseguiu assaltar uma dúzia de bancos, todos afastados entre si, sem que alguém saiba de quem se trata, porque apresenta-se sempre de modo diferente.

Até que um dia este verdadeiro homem das mil e uma identidades rouba um banco no Colorado, cujo proprietário, um senhor prepotente local, envia a sua própria milícia na pista de Leonard. Parece ter chegado a hora de fazer as contas, porque o caminho que separa um ladrão cavalheiro de um homem honesto é por vezes estreito e não privado de obstáculos. Uma aventura escrita por Luigi Mignacco que prometia uma permanente atmosfera de falsas identidades, persuasão e aparências, mas que acaba por defraudar essa expectativa quando Tex depressa se depara com um ladrão “diferente”, acabando o enredo por denotar alguma falta de originalidade e espessura nas personagens principais, nomeadamente com Leonard, que nunca revelará a ironia e elegância de Arsène Lupin ou o cinismo de Proteus. Depois de Zona X, Martin Mystère, Zagor, e uma longa carreira em Dampyr, Fabrizio Russo estreia-se em Tex com um trabalho prometedor, apresentando o ranger a partir do modelo de Claudio Villa.

Il grande incontro; Luigi Mignacco & Maurizio Dotti

Na segunda aventura, Il Grande Incontro, os leitores vão ter a oportunidade de ver Pat Mac Ryan pela primeira vez a solo, personagem por demais simpática e que permanece no galarim daquelas que, ao longo dos anos, foram enriquecendo o universo de Tex como um dos seus amigos e aliados que se tornaram inconfundíveis e inesquecíveis. O grande irlandês Pat Mac Ryan é uma dessas incontornáveis personagens, talvez mesmo a mais simpática, mas seguramente uma das mais amadas pelos leitores texianos.

Inspirado no actor norte-americano Victor MacLaglen, Pat Mac Ryan surgiu pela primeira vez em 1957 e nasceu da paixão de Gianluigi Bonelli pelo pugilismo, por isso não surpreende que o seu primeiro encontro com Tex tenha ocorrido durante um encontro de boxe. Sinónimo de divertimento, o maciço irlandês não hesita em utilizar os seus músculos para se defender, mas também como forma de vida, o seu ganha-pão, mudando continuamente a sua actividade, desde operário nos caminhos de ferro, atracção de circo, caçador de peles ou trabalhador num qualquer porto. Desta vez, a acção decorre na cidade de Saint Louis, no Missouri, palco onde irá decorrer um aguardado e noticiado encontro de boxe entre o “bruto” irlandês e um “elegante” inglês.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *