Antevisão Ken Parker #4, Novembro de 2021, Mythos Editora

Agosto de 1872. Pelo México e pela Califórnia, Ken continua a sua caçada a Donald Welsh, o matador de aluguel que assassinou Ely Donehogawa e desencadeou uma guerra entre índios e brancos no segundo volume desta colecção com o selo da Mythos Editora.

Ken Parker #4

Sob o Céu do México

A vingança tem um endereço certo para Ken Parker: o deserto escaldante mexicano. Para lá ele parte no encalço de Donald Welsh, em sua obstinada busca por justiça – que pretende fazer com as próprias mãos. O homem que antes se anunciava como caçador de animais, não de seus semelhantes, está nesse momento com o coração ferido e sabe que não pode esperar pela lei dos homens. Às vezes, o ritual de matar exige sacrifícios, privações e obstinação. De dia, o calor e a areia do deserto parecem vencer o tecido das roupas e penetrar nos poros. À noite, o frio intenso traz uma experiência não menos desagradável. “E cada dia é sempre igual ao anterior, mortalmente igual”, escreve Berardi.

Depois de três dias sob sol intenso, Parker chega a seu destino, San Luis, a primeira cidade mexicana depois da fronteira com os Estados Unidos. Num diálogo com um forasteiro com quem cruzara quando começava sua peregrinação pelo deserto, num boteco decadente, os dois fazem uma reflexão sobre o que leva as pessoas a cometerem assassinatos. O tema entrou em discussão quando o herói tentou explicar a motivação que o levou até aquele fim de mundo. “O homem mata por instinto animal, para mostrar-se forte! O resto é hipocrisia!”, resume seu interlocutor. Com alguma esperança, observa: “Quem sabe um dia não seja preciso portarmos armas?”. O outro põe um ponto final na conversa: “Você é um iludido”.

Golpe em São Francisco

A história começa em alto mar com uma luta desesperada do vilão Donald Welsh, o incansável adversário de Parker, contra um grupo de famintos tubarões. Ferido após uma tentativa de assalto, ele caiu na água instantes antes, com uma valise cheia de moedas de ouro em pesos mexicanos. Welsh perde o dinheiro, mas sobrevive e chega a uma praia. De lá, segue para São Francisco, onde conhece a batedora de carteira Dona Ashford, com quem se une para um plano ousado: roubar o cofre da casa da moeda, que guarda aproximadamente 1,5 milhão de dólares e é protegido por 50 soldados. Um contratempo, porém, promete atrapalhar o perigoso bandido: Ken Parker, que volta do México após o fracasso de sua tentativa de vingança.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *