Alessandro BOCCI e Alessandro NESPOLINO ENGALANARAM a 5ª Mostra do Clube Tex, realizada no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, nos dias 28 e 29 de Abril

Por José Carlos Francisco (texto), Cristina Amaral, Dolores Maldonado, Joaquim Santos, Marco Guerra, Marcos Maldonado e Orlando Santos Silva e Rui Cunha (fotos)

Alessandro Bocci e Alessandro Nespolino, as ESTRELAS da quinta Mostra do Cluve Tex Portugal

Alessandro Bocci e Alessandro Nespolino (na foto com José Carlos Francisco) no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia

Alessandro Bocci e Alessandro Nespolino com a Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Belém Correia Cardoso

Dr. Pedro Dias (Director do Museu do Vinho Bairrada), Presidente da Câmara Municipal de Anadia (Engª Maria Teresa Belém Correia Cardoso), Alessandro Bocci, Alessandro Nespolino e Tex (Ricardo Leite)

Alessandro Bocci e Alessandro Nespolino, as estrelas texianas que brilharam em Anadia

Família Texiana com Alessandro Bocci e Alessandro Nespolino

Alessandro Nespolino e Alessandro Bocci nos paços do concelho de Anadia

A 5ª Mostra do Clube Tex Portugal, organizada pelo Clube português com o mesmo nome e com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, abriu as portas ao maravilhoso mundo do Ranger, no passado dia 28 de Abril, pelas 14.30 horas, no Museu do Vinho Bairrada, em plena Anadia e com as mui nobres e importantes presenças da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, a Exmª Srª Engenheira Maria Teresa Belém Correia Cardoso, do Vereador Dr. Ricardo Manão (Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico; Indústria e Comércio e Controlo Orçamental),  do Presidente da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, Sr. Fernando Adelino Pina Fernandes e do director do Museu do Vinho Bairrada, Exmº Sr. Dr. Pedro Dias,  que com estas suas presenças vieram dignificar e ao mesmo tempo mostrar a consideração e relevo dado pelo Município de Anadia a esta 5ª Mostra do Clube Tex Portugal.

Tex Willer e Dinamite com o Presidente do Clube Tex Portugal e com as mais altas individualidades da cidade de Anadia

Presidente da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, Fernando Adelino Pina Fernandes com Alessandro Nespolino

O Presidente da União das Freguesias de Arcos e Mogofores à conversa com Alessandro Bocci e com José Carlos Francisco

José Carlos Francisco à conversa com o Vereador Dr. Ricardo Manão e o Presidente da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, Fernando Adelino Pina Fernandes

Dr. Pedro Dias, ilustre Director do Museu do Vinho Bairrada, com a Direcção do Clube Tex Portugal na companhia de Alessandro Nespolino, Alessandro Bocci, Tex e Dinamite

Mas este ano o evento começou de maneira inovadora… com a presença de Tex Willer, o que já não era nada de inédito, mas desta vez o Ranger chegou à capital da Bairrada a… cavalgar na sua mítica montada… o célebre cavalo Dinamite, fazendo com que esta chegada fosse apoteótica e surpreendesse todos os fãs e coleccionadores presentes no Museu do Vinho Bairrada, que embora soubessem da chegada de Tex a cavalo, pois a mesma constava do programa oficial, não esperavam certamente uma chegada tão imponente, maravilhosa e inusitada do Ranger pelas ruas de Anadia, facto esse que deu azo a milhares de fotos que registaram para a posteridade e que deliciaram todos os presentes e até por muitos dos munícipes de Anadia que habitavam próximo do Museu ou que passavam pelas proximidades. Um espectáculo bastante original e até muito profissional, graças à perícia de Ricardo Leite, o Tex português, que é também um exímio cavaleiro!

Tex a galopar pelas vinhas de Anadia

A saudação de Tex com as vinhas de Anadia como pano de fundo

Tex e Dinamite pelas ruas de Anadia

Tex de colt em punho

A saudação de Tex à chegada do Museu do Vinho Bairrada

A chegada apoteótica de Tex e Dinamite ao Museu do Vinho Bairrada

Tex Willer cumprimenta o desenhador Alessandro Nespolino na presença de Alessandro Bocci

Tex Willer cumprimenta o editor Dorival Vitor Lopes

Tex e Dinamite, estrelas da 5ª Mostra do Clube Tex Portugal

Discursos, mas também muita animação e sobretudo uma grande afluência de público fizeram parte do programa de abertura do evento, levado a cabo na região bairradina, pelo Clube Tex Portugal, que congrega os fãs de Tex Willer, criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, sendo o único clube português dedicado exclusivamente a um herói da BD, e o primeiro clube oficial de Tex no mundo, devidamente autorizado pela Sergio Bonelli Editore.

José Carlos Francisco Presidente do Clube Tex Portugal inaugura a 5ª Mostra do Clube Tex Portugal

Inauguração da 5ª Mostra do-Clube Tex Portugal

A mesa de honra na sessão de inauguração

Presidente do Clube Tex Portugal com o uso da palavra

Auditório do Museu do Vinho Bairrada

Presidente da Câmara Municipal de Anadia na cerimónia de abertura da Mostra do Clube Tex Portugal

Director do Vinho Bairrada fazendo as honras da casa dando as boas-vindas a todos os presentes

Alessandro Bocci no uso da palavra

Durante a cerimónia de inauguração que decorreu no auditório do espaço museológico municipal, os responsáveis do Clu­be Tex Portugal atribuí­ram ao Museu do Vinho Bairrada o titulo de sócio honorário pela forma como tem recebido,ao longo destes cinco anos, as mostras dedicadas a Tex. O momento foi apro­veitado por Alessandro Bocci e Alessandro Nes­polino para oferecerem à autarquia as pranchas originais dos desenhos que fizeram proposita­damente para esta exposição.

Alessandro Bocci oferece à Câmara Municipal de Anadia a sua arte original para o evento deste ano

Alessandro Nespolino oferece à Câmara Municipal de Anadia a sua arte original para o evento deste ano

A presidente da Câma­ra Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, agrade­ceu a distinção e a oferta dos trabalhos originais, que irão agora enriquecer as colecções do museu. A autarca desejou ainda a todos os participantes  que pudes­sem aproveitar a oportunidade para desfrutar o muito que Anadia ofere­ce aos visitantes. Deixou ainda uma mensagem de agradecimento aos responsáveis do clube por, uma vez mais,terem escolhido o concelho para realizarem a mostra do Clube Tex Portugal.

A aposta da Câmara Municipal de Anadia em Tex é cada vez maior, tendo o ano passado adoptado oficialmente o estatuto de Capital Portuguesa do Tex, acto este que reconhece a importância que o município bairradino atribui à mais popular e carismática personagem dos fumetti. Decorrente desse acto e também como prova da consideração e apreço do município, realce para uma exposição permanente dedicada a Tex, numa ala inaugurada na 4.ª mostra, no Museu do Vinho Bairrada, tratando-se da única exposição permanente que não está relacionada com o vinho, mas que exibe as belíssimas artes com que os desenhadores de Tex agraciaram Anadia e a sua região nestes últimos 5 anos, tendo em conta que já estavam expostas as artes que Bocci e Nespolino realizaram este ano.

Nespolino e Bocci na capital portuguesa do Tex: Anadia

Nespolino e Bocci junto das suas artes expostas na exposição dedicada ao Tex pelo Museu do Vinho Bairrada

Alessandro Bocci e a sua ilustração para o evento 2018

Alessandro Nespolino e a sua ilustração para o evento 2018

Seguiu-se a abertura das exposições propriamente ditas de Alessandro Bocci e Alessandro Nespolino, onde estavam expostas mais de duas dezenas de pranchas das suas histórias feitas para Tex, pranchas essas que geraram múltiplos elogios. Foi também o primeiro momento para alguns autógrafos sobretudo por parte das principais autoridades municipais e também para o já habitual espumante de honra que contou, como sempre, com a abertura das garrafas de espumante por parte dos autores presentes, mas também das principais individualidades da cidade bairradina assim como dos directores do Clube Tex Portugal.

A abertura do champanhe pelas mais altas personalidades de Anadia e pelos desenhadores de Tex

Alessandro Bocci e Alessandro Nespolino acompanhados da Presidente da Câmara Municipal de Anadia e a abertura efusiva do espumante bairradino

As mais altas individualidades de Anadia brindando ao Tex e à cidade de Anadia, na companhia dos desenhadores italianos e da Direcção do Clube Tex Portugal

Bocci e Nespolino brindam aos 70 anos de Tex

Espumante a jorros para o público texiano

O evento que durante o fim  de semana contou com as presença de Alessandro Bocci e Alessandro Nespolino, conceituados bandas desenhistas italianos pertencentes aos quadros da Sergio Bonelli Editore, integrados nas exposições pessoais dos autores, cada uma delas contendo uma dúzia de pranchas das histórias de Tex assinadas por ambos  teve um estrondoso sucesso como provam os inúmeros elogios ao evento, mas sobretudo a excelente afluência de público nos dois dias desta 5ª Mostra do Clube Tex Portugal.

A abertura das exposições de Bocci e Nespolino

Dolores Maldonado e Marcos Maldonado na 5ª Mostra do Ranger numa organização Clube Tex Portugal

Exposição Alessandro Bocci

Exposição Alessandro Nespolino

Uma grande afluência de público em mais uma excelente Mostra

Grande número de fãs e coleccionadores de Tex

Desenhadores vendo a Mostra do Clube Tex Portugal

Sala de exposições com numeroso público

Tex dominando as atenções dos presentes

Público apreciando itens texianos expostos

O acontecimento bairradino, apresentou um programa diversificado e muito rico que incluiu conversas, conferências, aulas de desenho, sessões de autógrafos e de desenho ao vivo, assim como o lançamento de “Capitan Jack, o quinto volume da colecção Romance Gráfico Tex publicado no nosso país e com o selo da Polvo Editora, uma edição altamente elogiada, sobretudo pela qualidade do papel usado e da magnífica impressão.

José Carlos Francisco apresenta Capitan Jack da Polvo Editora

Rui Brito, Pedro Bouça e João Miguel Lameiras na apresentação de Capitan Jack

Apresentação de Capitan Jack no auditório do Museu do Vinho Bairrada

Mas este ano o público presente foi brindado com mais uma inovação… o Museu do Vinho Bairrada e o Município de Anadia ofereceram 500 pósteres no formato A1 (594 × 841) de Tex (250 de Alessandro Bocci e 250 de Alessandro Nespolino) a todos os visitantes da 5ª Mostra do Clube Tex Portugal!!!!! Um fabuloso item que 250 felizardos conseguiram em Anadia e que tornaram a presença no evento ainda mais especial e valiosa até porque a maioria dos pósters foram autografados pelos Mestres italianos!

A fila para os autógrafos

O autógrafo de Alessandro Nespolino à Presidente da Câmara Municipal de Anadia

A dedicatória de Alessandro Bocci ao vereador Dr. Ricardo Manão

O autógrafo de Alessandro Nespolino

Para além de tudo isso houve ainda várias tertúlias à mesa igualmente com a presença de Bocci e Nespolino e numerosa participação como as fotografias que ilustram este texto o documentam. E de modo a dar mais cor e brilho à exposição, foram também expostos inúmeros itens relacionados a Tex e ao seu mundo, com especial relevo para livros e revistas de diversos países e de alguma raridade, para além de diversas estátuas, estatuetas e bonecos do Ranger e demais personagens da série assim como muitos outros itens que deliciaram os visitantes, em especial os fãs e coleccionadores de Tex. Destaque ainda para a presença da editora Levoir, com a venda de exemplares da Colecção Bonelli.

Tex Willer e Dinamite

Uma cidade do velho Oeste

Alguns dos objectos e exemplares dedicados a Tex que puderam ser vistos

Edições de Tex expostas na 5ª Mostra do Clube Tex Portugal

Itens de Tex expostos na 5ª Mostra do Clube Tex Portugal

Muito e diversificado material exposto na 5ª Mostra do Clube Tex Portugal

A Editora Levoir na Mostra do Clube Tex Portugal

Editora Levoir presente na 5ª Mostra do Clube Tex Portugal

O Tex da Editora Levoir

Família Texiana no Museu do Vinho Bairrada

Família Texiana no Museu do Vinho Bairrada

Tertúlia texiana à mesa

Tertúlia Texiana no Restaurante Nova Casa dos Leitões

Foram muitas as pessoas, sobretudo fãs do cobói italiano Tex Willer, que escolheram Anadia para apreciar durante o fim de semana, que contou então, como dissemos anteriormente, com as presenças dos consagradíssimos e simpaticíssimos Alessandro Bocci e Alessandro Nespolino nesta 5 ª Mostra do Clube Tex Portugal. Vieram, na sua maioria, de lugares distantes como Lisboa, Viana do Castelo, Coimbra ou Braga, mas houve até quem viesse do Brasil (como foram os casos do editor Dorival, dos míticos letristas Marcos e Dolores Maldonado e dos grandes coleccionadores Ricardo Elesbão e Luiz Carlos, acompanhados de suas famílias), mas não quiseram perder a oportunidade de conviver com dois dos seus autores favoritos e de aproveitar para conhecer Bocci e Nespolino.

Uma família texiana com o Ranger

Beleza feminina na Mostra do Clube Tex Portugal

Três inconfundíveis cowgirls

Tex também é diversão para jovens

Beleza feminina no seu esplendor em mais uma Mostra do Clube Tex Portugal

Texianas de Portugal e do Brasil disseram presente

Delegação brasileira presente em mais uma Mostra do Clube Tex Portugal

Carlos Moreira, Teresa Moreira e um jovem pard brasileiro

José Carlos Francisco, João Amaral e Rui Cunha

Luiz Carlos e o seu filho, já grande fã de Tex

Rui Cunha e João Amaral com Nespolino e Bocci

Orlando Santos Silva com Alessandro Nespolino e Alessandro Bocci

Bocci e Nespolino que aquando da cerimónia de inauguração foram apresentados ao público presente, foram alvo de uma tremenda ovação que demonstrou inequivocamente que os consagrados desenhadores italianos foram uma aposta certa da Direcção do Clube Tex Portugal para esta quinta  Mostra que contou também com as ilustres presenças do editor Dorival Vitor Lopes e dos  letristas brasileiros Marcos e Dolores Maldonado e ainda dos editores portugueses Rui Brito e José de Freitas para além do legendador Hugo Jesus.

Duas gerações de letristas/legendadores… dois países… uma mesma língua… Hugo Jesus e Marcos Maldonado

Dolores Maldonado abrilhantou a 5ª Mostra do Clube Tex Portugal

Dorival Vitor Lopes e Mário João Marques

Alessandro Bocci e o autógrafo para o editor Dorival

Alessandro Bocci e o autógrafo para o editor Rui Brito

Os desenhadores italianos tiraram centenas de fotos e fizeram muitíssimos desenhos de Tex com dedicatórias que sem dúvida passarão a ser o maior tesouro de todos os coleccionadores de Águia da Noite que os conseguiram. E o mais interessante é que realmente se estavam a divertir tanto quanto os seus admiradores. Não se cansavam de agradecer a todos os portugueses pela acolhida que receberam no nosso país e que jamais esquecerão, prometendo ambos voltar assim que possível ou quando forem novamente convidado para um evento português…

Alessandro Bocci a desenhar para os seus fãs

Alessandro Bocci e um desenho de Diabolik

Alessandro Nespolino a desenhar para os seus fãs

Alessandro Nespolino e um desenho de Tex

A felicidade de Marcos Maldonado pelo fantástico presente desenhado por Alessandro Bocci

A felicidade de Orlando Santos Silva pelo desenho de Alessandro Nespolino

Kit Carson de Alessandro Bocci e Kit Carson de Alessandro Nespolino numa mesma folha

Kit Carson na arte de Alessandro Nespolino

Tex e Lilyth na fantástica arte de Alessandro Bocci

Tex na arte de Alessandro Bocci

Alessandro Bocci e a dedicatória desenhada no livro de honra do Museu

Bocci e o espumante bairradino

Um brinde a Tex

Bocci e Nespolino degustam o saboroso néctar bairradino

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *