A Sergio Bonelli Editore cancela, até à Primavera de 2022, as suas participações nos diversos festivais de banda desenhada a realizar em Itália, mas mantém a mostra Bonelli Story

A Sergio Bonelli Editore decidiu, após uma rigorosa reflexão, não participar oficialmente em nenhum evento de banda desenhada a realizar em Itália, tanto nos meses que ainda faltam este ano, como nos primeiros meses de 2022. A única excepção será a iminente exposição intitulada Bonelli Story, que será inaugurada na Fabbrica del Vapore, em Milão, no próximo dia 8 de Outubro.

As motivações desta decisão da principal editora de banda desenhada italiana, prendem-se com uma avaliação cuidadosa da actual situação de pandemia e dos riscos que ainda existem em participar de actividades que concentram muitas pessoas, como são os casos dos festivais e eventos do género relacionados com a banda desenhada.

Por este motivo a Sergio Bonelli Editore decidiu não participar com um seu stand em nenhum evento que se realize até à Primavera do próximo ano, para garantir a segurança tanto dos leitores quanto dos seus autores, colaboradores e funcionários envolvidos neste tipo de actividade.

Entre os eventos que a editora estará ausente destaca-se o festival Lucca Comics & Games, que decorrerá de 29 de Outubro a 1 de Novembro e que este ano voltará a decorrer com a presença de público.

A única excepção será a mostra Bonelli Story, criada para celebrar os 80 anos de actividade da editora, com curadoria da redacção da Sergio Bonelli Editore com Gianni Bono e a  COMICON, em co-produção com o município de Milão e vencedora do concurso público “Promozione Fumetto 2021” promovido pela Direcção Geral da Criatividade Contemporânea do Ministério da Cultura.

Em plena conformidade com as normas em vigor, a mostra será inaugurada no dia 8 de Outubro e decorrerá na Fabbrica del Vapore de Milão e será uma ocasião única para reconstituir o nascimento de todos os heróis da editora milanesa, os seus sonhos de papel e antecipar o futuro relativamente à banda desenhada, assim como ao cinema, desenhos animados e séries de televisão.

A exposição reúne o trabalho de 200 desenhadores: um exército de páginas originais que inclui também os mundos de Zagor (completa 60 anos), Nathan Never (comemora 30 anos de vida), Dampyr, Julia, Mister No, os esquecidos do pós-guerra e as novidades como Dragonero e até as recentes investidas no cinema, como a dedicada a Dampyr, o primeiro filme da Bonelli Cinematic Universe, em co-produção com a Brandon Box e a Eagle Pictures, baseado no homónimo personagem, criado por Mauro Boselli e Maurizio Colombo no ano 2000, da editora milanesa.

A mostra também será acompanhada de um catálogo e de um calendário de eventos que em breve serão apresentados na página oficial da Bonelli Story.

Note-se que esta notícia refere-se apenas a Itália, já que ainda este ano vamos ter em Portugal a presença de um desenhador do staff oficial de Tex, convidado para um grande evento internacional a realizar no nosso país e que em breve daremos notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *