A cidade de Curitiba, no Brasil, prepara-se para viver um dos maiores eventos Texianos a nível planetário

Por José Carlos Francisco

Conforme anunciamos recentemente aqui mesmo no blogue do Tex, irá realizar-se na cidade brasileira de Curitiba (estado do Paraná) entre os dias 15 e 17 de Julho, a primeira Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, a GIBICON.

Sergio Bonelli e Giovanni Ticci poderão estar juntos em Curitiba, Brasil

Mestre argentino Ernesto Garcia Seijas já confirmou a sua presença em Curitiba

Evento esse que devido ao facto de 2011 ser o Ano da Itália no Brasil (e por conta disso muitos eventos culturais, artísticos e empresariais vão acontecer nesse belo país da América do Sul) será organizado pela Gibiteca de Curitiba, com o apoio da Prefeitura, do Consulado Italiano em Curitiba e da Câmara de Comércio Brasil-Itália.

Tal como também já anunciamos, a GIBICON contará com uma exposição dedicada ao TEX. Exposição essa que terá a bênção de Giovanni Ticci, um dos grandes desenhadores do Ranger e que participará como embaixador da Bonelli em comemoração ao ano da Itália no Brasil.

Mauro Boselli também poderá participar na 1ª GIBICON

Mas a Sergio Bonelli Editore terá uma participação ainda mais importante, uma vez que para além de Giovanni Ticci, também já está confirmada a presença do mestre argentino Ernesto Garcia Seijas e é muito provável que também o argumentista  Mauro Boselli possa ser mais uma estrela Texiana presente em Curitiba.

Mas as novidades Texianas não se ficam por aqui, isto porque Curitiba prepara-se para viver um dos MAIORES EVENTOS TEXIANOS A NÍVEL PLANETÁRIO, já que aproveitando a ocasião, a Mythos Editora convidou o grande Fabio Civitelli para o evento, mas este ainda não respondeu.

Dorival Vitor Lopes e Fabio Civitelli devem reencontrar-se novamente no Brasil

A Mythos também aproveitará a efeméride para fazer pelo menos duas edições especiais para assinalar a ocasião, uma das quais dedicada a Giovanni Ticci, uma vez que o editor Dorival Vitor Lopes já confidenciou ao blogue português do Tex que está a dar início a uma edição especial com um grande trabalho do Ticci: a história A Patrulha Perdida.

Mas a cereja no topo do bolo da 1ª GIBICON pode ser a presença em Curitiba do próprio Sergio Bonelli, uma vez que o editor italiano quando questionado por que ele também não compareceria, respondeu: “Quem sabe, Julho ainda está longe.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

7 Comentários

  1. A Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, GIBICON, será um grande evento em 2011, o Ano da Itália no Brasil, que contará com um forte patrocínio e a presença de renomados artistas dos quadrinhos mundiais.
    Quem sabe Mister No…litta retorne ao Brasil, terra das aventuras do seu personagem Mister No. Haverá uma peregrinação de centenas de texianos de todo o País e do exterior rumo à capital paranaense.

  2. Sensacional evento. Neste encontro nós que moramos no sul do Brasil não temos de que reclamar de distancias, etc. Vou ficar no dever de participar já que tenho até onde ficar em Curitiba.
    Abraço e até Julho.

  3. Caros amigos,

    Mesmo que viesse somente Giovanni Ticci, este já seria um acontecimento ímpar na história dos fumetti no Brasil, porque Ticci é para mim – e para muitos colecionadores – um dos expoentes (dentre os desenhistas da velha guarda ainda na ativa) que pelo estilo do traço melhor representa na atualidade o Tex tradicional.

    Só a vinda do Ticci já seria o bastante! Entretanto, além disso, na altura comemoraremos as 500 edições de TEX no Brasil, um marco inquestionável da aceitação do Tex no Brasil e penetração do mesmo em todas as classes sociais. E, o desenhista da edição 500 (que foi a 600 italiana) é justamente ele… Giovanni Ticci… Motivos dobrados para comparecermos neste evento! Além de que a Mythos, na pessoa do Dorival e certamente também na pessoa de Julio Schneider (talvez também com Hélcio), ao que tudo indica estará presente neste evento para consolidar esta importante data. Pronto, motivos triplicados!

    E ainda tem mais um quarto motivo, confirmado também está o grande Seijas… Vindo Seijas, de quem também sou admirador do traço, somado a Ticci, já teremos um mega encontro texiano. Dois grandes expoentes da cultura quadrinhística de Tex Willer… E se vierem ainda Mauro Boselli e Sergio Bonelli como os bons ventos prenunciam, putzgrila, então nem se fala, teríamos motivações de sobra para selarmos nosso “Dinamite” e cavalgarmos rumo a capital do Paraná. Curitiba já será o CÉU dos texianos brasileiros na altura da GIBICON com a vinda de Ticci e Seijas! E se somarem a eles Boselli e Bonelli, do céu teremos então uma apoteose quadrinhística paradisíaca!

    Pelo cronograma daqui da empresa, eu não tenho férias em julho, mas, representante do Portal TexBR – http://www.texbr.com que sou, com certeza farei das tripas coração e estarei presente em Curitiba pelo menos no final de semana da GIBICON. Mas sempre há tempo de negociar folgas e trocar dias de trabalho… Talvez possa estar mais dias além de sábado e domingo…

    Deixo aqui um apelo a todos os colecionadores para que façam o possível e o impossível para comparecerem na GIBICON! Que venha Ticci! Que venha Seijas! Que venha Boselli! Que venha Bonelli! Que venham outros expoentes, afinal, a Casa Bonelli é imensa de gáudio e de talento!

    Exageros da minha parte? Certamente que não! Nossas lembranças da visita do amável e atencioso Fabio Civitelli em outubro do ano passado ainda estão frescas na mente… Quem viveu aqueles momentos singulares, prepare-se para um BIS ainda melhor!

    Att.
    ————————
    Gervásio Santana de Freitas >> contato@texbr.com
    MSN: portaltex@hotmail.com
    Twitter: http://twitter.com/portaltexbr
    51 30343433 e 51 9892 9848

    Portal TexBR >> http://www.texbr.com
    Loja TexBR >> http://www.texbr.com/shop
    Prazer de ler e colecionar

    * Visite o Portal TexBR diariamente para ficar por dentro das novidades

  4. Com certeza serão mesmo momentos de muita alegria e a realização dos sonhos de tantos texianos espalhados pelo Brasil… estarei nesse evento, até porque não pude ir ao de São Paulo… e também pelo fato de agora estar morando tão próximo (Florianópolis)… e se vier mesmo todos esses “monstros” que estão falando valerá mesmo a pena em fazer qualquer esforço para marcar presença.
    Hasta la vista!!!

  5. Eu não tenho como ir, estou torcendo muito para que Ticci, Seijas e o agora confirmado Civitelli (e, quem sabe?, o próprio e mítico Nolitta, e mais Boselli) venham para São Paulo, terra da Mythos e, creio, potencialmente o maior contingente de bonellianos do Brasil (por ser a maior população). Não esqueçam de São Paulo!

  6. Muito bom saber que essas feras e meu grande ídolo Ticci estarão por aqui no Brasil. Esta eu não vou perder, com certeza!
    Show de bola este vosso blog, grande Zeca!
    Sempre traz boas novas sobre o mundo texiano!
    Parabéns e muito sucesso, cowboy!

  7. AAeeee!!! Civitelli, Ticci, Bonelli, Boselli…AQUI em CURITIBA!!! É um sonhoo! *-* 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *