A capa da Revista do Clube Tex Portugal por um desenhador lusitano

Por Jorge Magalhães [1]



Nesta magnífica galeria, estão patentes todas as capas da Revista do Clube Tex Portugal (nºs 1 a 5), da autoria de quatro ilustradores italianos e um sul-americano, todos já com provas dadas nas suas prolíficas carreiras e também no que a Tex, o maior herói da BD western, diz respeito: Andrea Venturi (nº 1, ao centro), Fabio Civitelli (nº 2, em baixo, à esquerda), Luca Vannini (nº 3, ao alto, à esquerda), Enrique Breccia (nº 4, ao alto, à direita) e Maurizio Dotti (nº 5, em baixo, à direita).

A partir do seu segundo número, a Revista do Clube Tex Portugal passou a ter duas capas diferentes (do mesmo autor), iniciando assim um percurso coroado de êxito, como manifestamente prova a adesão cada vez maior dos texianos portugueses, italianos, brasileiros e de outros países, a um projecto que parece imparável. Pois já está quase a chegar às mãos dos leitores a revista nº 6, cujas capas foram ilustradas por outro magnífico artista italiano: Massimo Rotundo.


Perante tamanha qualidade e diversidade, ocorre-nos perguntar, com justificada expectativa: quando chegará a vez de um desenhador lusitano ter a mesma honra? Parece-nos que, entre nós, também há por onde escolher…

[1] (Texto publicado originalmente no Blogue “Era uma vez o Oeste, em 20 de Julho de 2017)

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, com as capas da revista do Clube Tex Portugal, clique nas mesmas).

6 Comentários

  1. … extensivamente ao BRasil.
    Quando teremos um desenhista brazuca com esta honra? De ser capista da revista do Clube Tex Portugal!
    Quem será o primeiro? BR ou PT.
    Que sejam os dois ao mesmo tempo. Capas da mesma edição.

  2. Obrigado, Amigo Zeca, pela transcrição do meu artigo. Quanto ao alvitre do pard Ivo F. Almada, subscrevo-o por inteiro.
    Portugal e Brasil irmanados nas capas da revista do Clube Tex, eis uma ideia a pôr em prática…

  3. A ideia é boa e pode mesmo vir a ser posta em prática no futuro, pards Ivo e Jorge… um número com uma capa de um desenhador português podendo a capa alternativa ser de um desenhador brasileiro…
    As próximas duas capas (nº 7 e 8 ) já estão definidas e os convites enviados para desenhadores oficiais do Tex, mas nos números subsequentes veremos o que o futuro nos reserva a este propósito 😉

  4. E quanto as edições anteriormente…
    ”perdidas”…
    que os NOVOS sócios que vão chegando (como eu (nrs 1 e 2), como faremos para adquiri-las? Via 2a. edição? Pdf ou Cbr?
    Analisem… Bem comum de TODOS!

    • PDF ou CBR não pode ser porque não temos autorização para disponibilizar on-line as revistas e como para o Clube Tex Portugal a legalidade está acima de tudo, vamos fazer uma 2ª edição das revistas nº 1 e 2 (espaçadas por cerca de uns 3/4 meses) e mais tarde se for necessário também os números posteriores se já estiverem esgotados.
      Vamos fazer um pré-lançamento para quem quiser fazer a sua reserva e podermos definir a tiragem através dos pedidos, acrescentamos depois uma dúzia de exemplares que ficarão guardados no Clube para novos sócios que desejem ter as revistas e mais tarde se for preciso ainda mais sempre poderemos fazer uma 3ª edição 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *