(Associe-se ao) Clube Tex Portugal

A criação do “CLUBE TEX PORTUGAL ocorreu aquando da presença de Andrea Venturi no 18º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, em Portugal, mais precisamente durante a Tertúlia Texiana realizada ao final do dia 10 de Agosto de 2013 e que juntou quase 30 pessoas numa alongada mesa num restaurante situado no interior da Feira de São Mateus e que contou, obviamente, com a presença do próprio Andrea Venturi, autor de Tex convidado pela organização do evento e que desse modo se tornou padrinho do Clube.

O Clube Tex Portugal foi (é) o primeiro clube português dedicado exclusivamente a um herói de BD e o primeiro autorizado oficialmente pela SBE em todo o mundo. Tratou-se de uma iniciativa destinadas aos fãs e coleccionadores de Tex Willer e que visava um maior convívio não somente entre os admiradores do Ranger, mas também, entre outras coisas, proporcionar a vinda a Portugal e consequente convívio com autores de Tex que se mostrassem disponíveis para se deslocarem ao nosso país e também uma publicação periódica autorizada pela Sergio Bonelli Editore e destinada em exclusivo aos sócios do oficial CLUBE TEX PORTUGAL.

A história acta da Fundação Oficial do CLUBE TEX PORTUGAL

Ao longo dos anos o Clube Tex Portugal foi-se consolidando e hoje em dia tem uma grande vitalidade e é uma verdadeira referência não só em Portugal, mas também em países com larga tradição relacionada ao Ranger Tex Willer como sejam a Itália e o Brasil, contando já com mais de 200 sócios, entre fundadores, ordinários e honorários, sócios oriundos dos mais diversos países, como por exemplo Itália, Brasil, Espanha, Holanda, França, Finlândia, Noruega, Angola, Moçambique e até da Índia…  participando e organizando diversos eventos com a presença de consagrados autores de Tex que têm prestigiado o Clube e o nosso país fazendo-se presentes no eventos relacionados com o Clube Tex Portugal atraindo sempre inúmeros sócios espalhados por todo o Portugal, mas também oriundos de outros países que fazem questão de participar nos eventos relacionados com o Clube, com destaque para as Mostras, que o Clube promove anualmente num espaço nobre da cidade portuguesa de Anadia, mais precisamente no magnífico Museu do Vinho Bairrada. 

Tex em Anadia; Arte de Stefano Biglia; 2015

A lista de autores que já nos prestigiaram desde a criação do Clube é rica e extensa e dela constam nomes como Andrea Venturi, Pasquale Del Vecchio, Pasquale Frisenda, Stefano Biglia, Luca Vannini, Massimo Rotundo, Maurizio Dotti, Massimiliano Leonardo (Leomacs), Alessandro Bocci, Alessandro Nespolino, Walter Venturi, Rossano Rossi, Bruno Ramella, Moreno Burattini, Bruno Brindisi, Roberto De Angelis, Fabio Civitelli e Alfonso Font.

Família Texiana no Museu do Vinho Bairrada em Abril de 2017 na companhia de Andrea Venturi e Leomacs

Tendo em conta que o Clube Tex Portugal vive exclusivamente da quotização dos sócios, e devido ao facto de todos os sócios do Clube praticamente cumprirem atempadamente as suas obrigações pagando logo no início de cada ano as quotas correspondentes à totalidade desse mesmo ano, o Clube programa sem sobressaltos tanto o evento anual como as duas revistas gratuitas que oferece anualmente aos seus sócios. A nível camarário o Clube tem a colaboração do Município de Anadia que cede gratuitamente todas as infraestruturas necessárias para a realização dos eventos a realizar pelo Clube de modo a colocar a cidade de Anadia na rota da banda desenhada em Portugal, sendo considerada oficialmente já como a Capital Portuguesa do Tex.

Tex (Mário João Marques), José Carlos Francisco, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia (Eng. Jorge Sampaio) e Dr. Pedro Dias (Director do Museu do Vinho Bairrada) e o estatuto de Anadia – Capital Portuguesa do Tex!

O objectivo principal do Clube é continuar a divulgação e o estudo da série de banda desenhada Tex Willer, pelo que, para o seu cumprimento, o Clube pretende continuar a organizar e realizar várias actividades como encontros, reuniões, exposições, conferências e publicações, continuando a crescer cada vez mais, esperando contar com uma cada vez maior adesão de sócios.

Eng.ª Maria Teresa Belém Correia Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Ricardo “Tex” Leite e José Carlos Francisco com o cartaz oficial da 2ª Mostra do Clube Tex Portugal

Quem ainda não é sócio e queira fazer parte do Clube Tex Portugal cujos estatutos podem ser vistos AQUI pode inscrever-se escrevendo via e-mail para clubetexportugal@icloud.com ou em alternativa, também via e-mail, para José Carlos Francisco  para a manifestar esse interesse. Em resposta será enviada uma ficha de admissão que deverá ser preenchida pelo interessado para ser devolvida depois ao Clube já com os dados solicitados.

Boletim de Admissão ao Clube Tex Portugal

As principais vantagens de associar-se ao Clube são receber gratuitamente, após a sua adesão ao Clube, as duas revistas que o Clube publica a cada seis meses (Junho e Dezembro), revista com conteúdo relacionado a Tex e ao Western, escrito pelos sócios para os sócios, sendo uma revista devidamente autorizada pela Sergio Bonelli Editore e onde em todos os números há colaborações de diversos autores de Tex, com destaque para as capas feitas em exclusivo para a revista, mas também colaborações no interior como neste último número (#13, Dezembro 2020) onde tivemos colaborações de Lucio Filippucci, Michele Rubini, Andrea Venturi, Stefano Andreucci, Pedro Mauro e Mauro Boselli.

Texto da autoria de Mauro Boselli publicado na Revista #13 do Clube Tex Portugal

Em cada número lançamos sempre UMA revista com capa principal e a mesma revista mas com uma capa variante, a da capa principal é gratuita para os sócios. Se algum sócio quiser também a versão com a capa variante, essa será paga (10 euros), oferecendo o Clube os portes de envio.

Outra vantagem é passar a ter 10% de desconto na compra de livros de Tex da Polvo Editora quando comprados directamente ao editor ou nos eventos do Clube Tex Portugal. Desconto, provavelmente noutros moldes, que também o Clube está a negociar com a editora A Seita, que neste mês de Março, vai também começar a publicar o Tex (em luxuosos álbuns cartonados e coloridos) em Portugal.

Revista 13 do Clube Tex Portugal

Mas é nos eventos que o Clube organiza (sempre com a presença de autores de Tex, como o próximo onde trará a Portugal a Laura Zuccheri – primeira mulher a desenhar Tex e o Roberto Diso) que há outra vantagem… sendo sócio do Clube tem-se prioridade nas sessões de autógrafos e desenhos livres feitos pelos autores convidados, ou seja, se houver duas pessoas distintas na fila, quem é sócio é sempre prioritário relativamente a quem não é…

Relativamente a pagamentos, a jóia de inscrição é de 5 euros (ganha-se um pin/boton do Clube devidamente autorizado pela Sergio Bonelli Editore e o cartão de sócio) e a mensalidade de 2.50 euros (3,00 euros para quem residir fora de Portugal) que pode ser paga de forma mensal, trimestral, semestral ou anual, passando a ter direito gratuito à revista posterior à sua adesão, tendo de ter pelo menos três meses de associação aquando da publicação da revista.

Qualquer outra dúvida que tenha ou esclarecimento que deseje, não hesite em contactar para os dois e-mails acima.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *