“O adeus de Gary Cooper” na inspiração de Galep para a sua última capa de Tex

Durante mais de quatro décadas Aurelio Galleppini foi o principal desenhador da personagem que ele criou graficamente: Tex Willer.

Na Itália, país de origem da personagem, Galep desenhou todas as capas do herói, na série principal, até ao número 400, publicada em Fevereiro de 1994. Além de centenas de outras capas das outras edições do Ranger, mas vamos hoje abordar esta última capa, uma verdadeira despedida (Galep faleceria pouco depois, a 10 de Março desse mesmo ano) onde Tex Willer se despedia daquele que foi o seu criador gráfico e principal desenhador.

A mítica capa de Tex #400, a última realizada por Aurelio Galleppini

Ilustração, colorida a aguarelas (e com as indicações do próprio artista para a versão definitiva) da autoria de Mestre AURELIO GALLEPPINI

Capa verdadeiramente mítica, por tudo que a envolve e que foi claramente inspirada num outro adeus… “O adeus de Gary Cooper” da autoria do Artista Walter Molino, que a realizou, em 1961, por ocasião do falecimento do célebre actor norte-americano. E é precisamente essa ilustração original (realizada com aguarelas numa folha com 40×30 cm, devidamente autografada), publicada a 28 de Maio de 1961 no Domenica del Corriere, um suplemento semanal do Corriere della Sera que damos a conhecer, pormenorizadamente, de seguida, assim como a respectiva capa:

Capa do Domenica del Corriere – Ano 63 – Número 22 de 28 de Maio de 1961

Ilustração original d’O adeus de Gary Cooper, da autoria do Artista Walter Molino

Pormenor da ilustração original d’O adeus de Gary Cooper, da autoria do Artista Walter Molino

Pormenor da ilustração original d’O adeus de Gary Cooper, da autoria do Artista Walter Molino

Pormenor (assinatura) da ilustração original d’O adeus de Gary Cooper, da autoria do Artista Walter Molino

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

5 Comentários

  1. Este desenho é também a capa do n.º 150 de “Tex 70 anni di un mito”, que marca também (infelizmente) o fim dessa magnífica coleção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *