Entrevista com o fã e coleccionador: Everson Costa

Entrevista conduzida por José Carlos Francisco.

Para começar, fale um pouco de si. Onde e quando nasceu? O que faz profissionalmente?
Everson Costa: Salve Pards! Meu nome é Everson Costa, eu nasci em São Bernardo do Campo, mas atualmente eu moro em Diadema, São Paulo. Tenho 23 anos e atualmente eu trabalho como encarregado de loja em um comércio de festas e embalagens.

Quando nasceu o seu interesse pela banda desenhada?
Everson Costa: Eu coleciono quadrinhos há mais ou menos 7 anos, comecei lendo DC/Marvel, mas o tempo vai passando e fui achando todas essas leituras maçantes, tudo igual que já não tinha mais graça, aí resolvi buscar novos horizontes ou no caso, novas pradarias hehehe. Meu interesse por Tex nasceu após um vídeo que vi em um canal no YouTube, de cara já me chamou a atenção, pela arte das páginas, que se não me engano foi de uma das edições coloridas, aquilo me encheu os olhos.

Quando descobriu Tex?
Everson Costa: Eu pude realmente conhecer Tex, quando eu pude comprar a edição número 5 de “Tex Willer: As Aventuras de Tex quando jovem”, a partir dali foi só amor. Cada página, cada quadro, com todos aqueles detalhes, encheu meus olhos e meu coração também, hahaha.

Ainda lembro de um quadro específico de um sequência de ação, onde Tex após atirar, no quadro seguinte tem um movimento dele recarregando a arma, ali já me conquistou.
Além de tudo isso, a personalidade de Tex também me chamou muito a atenção, não tem como não gostar deste personagem, mesmo sendo muito casca grossa, você consegue ver a humanidade e o quanto especial é esse personagem! E um último detalhe que me conquistou, foi o nome e seu cavalo: Dinamite! Que nome espetacular para um cavalo! Hahaha.

Porquê esta paixão por Tex?
Everson Costa: Minha paixão por ter foi à primeira vista, ou no caso, “à primeira leitura”. Sinceramente eu não estava esperando tanto, mas fui MUITO surpreendido, tanto pela qualidade, tanto pelos desenhos, tanto pelos personagens. Quando leio Tex, não importa qual edição ou quando eu leio, sempre parece que estou lendo pela primeira vez. As aventuras pelas pradarias, pelo deserto, pelas cidades, pelas tribos, tudo é sensacional, você se sente ali junto com Tex e Carson. A personalidade de Tex também é sempre mantida, não vivem fazendo reboot no personagem como em histórias em quadrinhos da Marvel e DC.
Outra coisa que contribui também por esse amor, é a própria comunidade de fãs da obra, nunca vi um grupo tão unido, que compartilham informações, até doam quadrinhos para quem está começando, amo ver essa interação também.

O que tem Tex de diferente de tantos outros heróis dos quadradinhos?
Everson Costa: O que diferencia Tex de outros quadrinhos, no meu ponto de vista, são vários, por exemplo: Tem quadrinhos que você lê e até se diverte, mas no final sente que não mudou nada em sua vida, ao contrário de Tex, que em toda história você aprende algo, Tex sempre passa uma lição de honra, um aprendizado.

Outro fator também, foi um que até citei mais acima, onde que: não importa qual roteirista assuma a história, nenhum muda a personalidade dos personagens, eu admiro muito isso, porque em outras histórias acabam mudando tudo e você fica totalmente perdido.
E por último, Tex não tem histórias ruins. Geralmente os quadrinhos normais tem edições ruins ou péssimas, que fica até difícil de ler, já Tex não, toda história de Tex é ótima, você pode ir de olho fechado em qualquer história, que você irá gostar.

 Qual o total de revistas de Tex que você tem na sua colecção? E qual a mais importante para si?
Everson Costa: Atualmente eu tenho 115 edições de Tex. Para mim, todas são importantes, mas o meu xodó é uma edição que eu consegui em uma visita a uma loja de quadrinhos de um amigo meu. É uma edição que foi encadernada em capa dura por um colecionador, essa edição compila do capítulo 316 a 320 da editora Globo. Uma edição que cuidarei para sempre.

Colecciona apenas livros ou tudo o que diga respeita à personagem italiana?
Everson Costa: Coleciono tudo o que é acho e tenho condição de adquirir do personagem.

Qual o objecto Tex que mais gostaria de possuir?
Everson Costa: O item que eu mais gostaria de ter em minha coleção, seria uma estatueta de Tex ou de algum outro personagem do nosso quarteto.

Qual a sua história favorita? E qual o desenhador de Tex que mais aprecia? E o argumentista?
Everson Costa: Eu tenho duas histórias favoritas, uma é “O Casamento de Tex” e a outra é “A Morte de Lilyth”, elas são muito marcantes. Meu roteirista favorito é o Mestre Gianluigi Bonelli e o outro Mestre é o desenhista, Aurelio Galleppini.

O que lhe agrada mais em Tex? E o que lhe agrada menos?
Everson Costa: O que me agrada mais em Tex, com certeza são as histórias e os personagens, a ambientação também e como você pode também começar a ler Tex facilmente.
O que menos me agrada, é que às vezes o Tex tem tanto destaque, que os seus companheiros até ficam um pouco de lado, claro que Tex tem que ter mais destaque por ser o protagonista, mas às vezes parece que deixam seus companheiros mais burrinhos para que Tex pareça mais inteligente, pode ser uma impressão errada minha.

Em sua opinião o que faz de Tex o ícone que é?
Everson Costa: O que faz Tex um ícone é sua personalidade honrada, os ensinamentos que ele passa, coragem, justiça, justo, tudo isso aplicado em ótimas histórias. Seus Pards também fazem sua parte, com o velho Kit Carson e seu pessimismo, com Kit Willer e sua bravura e com Jack Tigre um silencioso Guerreiro.

Costuma encontrar-se com outros coleccionadores?
Everson Costa: Eu nunca me encontrei com colecionadores, eu não conheço nenhum que more perto, mas eu gostaria de conhecer.

Para concluir, como vê o futuro do Ranger?
Everson Costa: Eu vejo um ótimo futuro para o personagem, a todo momento vejo novos leitores se interessando. Também pela sua tiragem de histórias, sempre tem algum formato saindo, o que facilita o contato com as histórias. Sua personalidade também é um incrível ponto, o que cativa qualquer leitor. Todo mundo devia conhecer Tex e ver o quão maravilhoso é esse universo. Eu vejo um futuro próspero para Águia da Noite. Eu irei repetir uma fala minha a qual eu disse quando comecei ler Tex: “Eu irei ler Tex para sempre!”.

Prezado pard Everson Costa, agradecemos muitíssimo pela entrevista que gentilmente nos concedeu.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *