Uma rua com o nome de Virgilio Muzzi, um dos pais de Tex Willer

Auto-retrato de Virgilio Muzzi

A proposta: dedicar uma rua ao autor que desenhou cerca de 1.500 páginas do Ranger criado por Giovanni Luigi Bonelli.

O jornalista italiano de Casale, Francesco Dionigi (na foto abaixo, à direita) propôs recentemente à Administração Camarária de Codogno (uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Lodi, com cerca de 13.950 habitantes) dedicar uma rua ao conterrâneo Virgilio Muzzi “está entre os pais da banda desenhada Tex”.

É de Lodi um dos pais de Tex Willer, uma das mais populares bandas desenhadas italianas, escrito e criado por Giovanni Luigi Bonelli e pelo desenhador Aurelio Galeppini (Galep) em 1948 e publicado actualmente pela Sergio Bonelli Editore.

Jornalista Francesco Dionigi, o autor da proposta

Entre os autores, portanto, também está Muzzi (que desenhou também o número 5 de Diabolik datado de Maio de 1963 e três números de Mister No). No final dos anos cinquenta do século passado (em 1957 começou a se envolver com Tex, ora fazendo alguns desenhos a lápis, ora a arte-final em desenhos de Galep, ora trabalhando a quatro mãos com Francesco Gamba como nas últimas 54 páginas de A Quadrilha do Ás de Espadas) o artista juntou-se a Galep na realização das histórias do célebre Ranger. Os Tex de Muzzi caracterizam-se por um traço muito particular: as suas camisas às riscas e em xadrez e os seus personagens bigoduços.

Dionigi sublinha que  “seria um gesto de estima e reconhecimento, uma década depois da sua morte, ocorrida em Codogno no dia 25 de Fevereiro de 2010, aos 86 anos, dedicar-lhe uma rua com o seu nome. Peço-o ao Presidente Camarário Francesco Passerini“.

A primeira história que Muzzi desenhou integralmente (considerada a sua estreia oficial com o Ranger) faz parte da série denominada “Città d’Oro“ e intitulava-se “Contrabbando“. Ele baseou-se nos textos do criador da série e no actual formato está incluída no álbum “Un’audace rapina“. Nos anos seguintes foram-lhe confiados outros episódios de Tex até ao número 183 “Caccia all’uomo“, publicado em Janeiro de 1976, do qual desenhou somente 18 páginas e com o qual terminou o seu empenho na série.

O Tex de Virgilio Muzzi

É preciso dizer também que trabalhou em Tex principalmente em parceria com Galleppini, que tinha a tarefa de realizar apenas o rosto do Ranger. A colaboração durou dezasseis anos. Ao todo o desenhador italiano desenhou cerca de 1.500 páginas, num total aproximado de doze mil vinhetas.

Os quatro pards na Arte de Virgilio Muzzi

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *