SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 4

Por Saverio Ceri [1]

Quarto encontro dedicado à retrospectiva das capas da colecção Tex Classic.
Apesar do título, nesta rubrica há poucos segredos para os fãs incondicionais de Águia da Noite; para todos aqueles leitores de Tex que sempre e apenas coleccionaram a série principal, pelo contrário, encontrarão qualquer coisa de curioso. Qualquer desculpa é boa para falar do Ranger da Bonelli.

A capa do quarto volume da mais recente proposta das aventuras dedicadas a Tex tem uma história bastante linear, mas que ao mesmo tempo apresenta um aspecto sem precedentes em comparação às anteriores.
De seguida, em sequência, verão a capa do Tex Classic lançado a 14 de Abril de 2017, e aquela do sétimo Albo d’oro da qual foi retirada, datada de 1 de Setembro de 1952.

Tex Classic #4 – L’audace impresa

Albo D’oro Tex #7

A esta altura da colecção, o padrão de escolha das capas parece delineado. Cada número do Tex Classic contém exactamente dois Albo d’oro, fazendo com que na redacção Bonelli acabem por usar uma das duas capas dos álbuns de referência; neste caso a escolha devia recair entre as capas do sétimo e do oitavo Albo d’oro, mas havia um pequeno problema: em ambas o Tex não comparece. A solução foi simples: uma vez escolhida a capa, um dos personagens “tornou-se” o Tex, com a sua camisa amarela, os jeans e o lenço negro ao pescoço.
Outra diferença em relação às capas anteriores é que esta não foi cortada, mas antes ampliada à esquerda e à direita com a adição de mais vacas galopantes.

Encerramos este, breve, quarto apontamento com a resposta à pergunta lançada no apontamento precedente: A última capa readaptada de Tex foi publicada em 1991, como capa inaugural da colecção Maxi Tex.
Abaixo, podem ser vistas as diferenças entre a capa de 15 de Junho de 1960 e aquela retocada mais de 30 anos depois.

Albo D’oro – Tex #12 da Oitava Série – Doppio Gioco

Maxi Tex #1 – Oklahoma!

Desta capa específica iremos falar mais amplamente no apontamento número 94 das Secret Origins de Tex Classic.

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rúbrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 03/05/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017, Saverio Ceri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *