Resgatando o passado: Encontro Texiano em Lisboa, Agosto de 2004 (com Mário João Marques e família)

Por José Carlos Francisco (10 de Agosto de 2004)

A primeira visita de José Carlos Francisco à colecção de Mário João Marques

Esta terça-feira dia 10 de Agosto, fui até Lisboa com a minha esposa Fátima e a minha filha Andreia, onde almocei no idílico Parque das Nações (local da EXPO-98) com o Mário João Marques, sua esposa Lurdes e seus filhos encantadores, João e Sofia.

A ementa como não podia deixar de ser foram uns suculentos bifes, sepultados por enormes montanhas de batatas fritas… quanto à sobremesa, cada um optou pela sua, em virtude da famosa tarte de maçã estar esgotada.

Após o almoço, onde o tema de conversa foram as BD’s, mais concretamente os “fumetti” e as “Bande Dessiné“, pois o Mário além de ser um dos maiores Texianos de Portugal, é decerto um dos maiores coleccionadores de Portugal da Banda Desenhada franco-belga, como constatei depois na casa dele.

É verdadeiramente impressionante os milhares de álbuns sobretudo franceses que o Mário possui… praticamente de todos os géneros e dos mais variados autores, muito deles fantásticos e que somente agora tomei conhecimento…
Posso até dizer que entrei em muitas poucas livrarias ou talvez até nenhuma com a quantidade de álbuns que o Mário tem… fiquei mesmo deveras impressionado.
Poderão constatar isso mesmo nestas fotos… e somente mostro uma das estantes…

A inúmera Bande Dessiné de Mário João Marques

Bande Dessiné e Fumetti da colecção de Mário João Marques

Mário João Marques e a sua Banda Desenhada

Depois de algumas horas falando sobretudo de Banda Desenhada, a hora da partida aproximava-se, pois estávamos a 250 km de casa… fomos até uma esplanada (patrocinada pela Coca-Cola, obviamente) retemperar forças e antes da despedida, tiramos mais duas fotos para recordar este dia que duas famílias passaram juntas, devido ao nosso grande herói de papel, o mítico Ranger Tex Willer!

Clãs Marques e Francisco unidos pela paixão pelo Tex

Lurdes, Mário Marques, José Carlos e Fátima com Tex presente

A esposa do Mário, a Lurdes, é hospedeira de voo da TAP e viaja pelo mundo inteiro e quando vai a Paris, Milão, Roma, etc.. sempre vai propositadamente às principais livrarias dessas cidades comprando álbuns para o seu marido… inclusive ela incentiva-o nesta paixão pela Banda Desenhada, já que o Mário não tem outros vícios segundo ela…
Como sempre digo, ao lado de um Grande Homem, há sempre uma Grande Mulher… e a Lurdes prova-o! Parabéns Mário, pela esposa que tu tens!

Depois de tudo isto, só me resta agradecer ao Mário, à Lurdes e aos seus herdeiros pelo magnífico e inesquecível dia que nos proporcionaram!
Ficamos agora nós à espera que rumem um dia destes até Anadia!

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *