SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 2

Por Saverio Ceri [1]

Voltamos hoje a ocupar-nos das “origens secretas” das capas da colecção Tex Classic. O segundo número, lançado a 17 de Março, traz na capa um ilustração bem conhecida dos fãs de Tex, ou seja a mesma que aparece no segundo número da actual série principal de Tex mensal: Uno conto venti.

Vamos por ordem. De seguida encontrarão a primeira encarnação desta lendária capa assinada por Galep. Graças ao incomparável trabalho do site www.collezionismofumetti.com, podemo-la admirar na sua versão original datada de Julho de 1952. Trata-se do terceiro Albo d’Oro de Tex, a primeiríssima colecção que propôs as aventuras de Águia da Noite com as páginas compostas por três tiras.

Albo D’oro Tex #3

Esta imagem é um reinterpretação da usada na capa da striscia El Diablo, a oitava striscia de Tex, republicada neste terceiro Albo d’Oro. Inclusive na capa que verão de seguida Tex é obrigado a defender-se de pelo menos três inimigos, disparando da diligência. A versão do Albo d’Oro é decididamente mais impactante.

Collana del Tex nº 8 – “El Diablo”

A capa do terceiro Albo d’Oro foi utilizada, como mencionado acima, no decorrer de 1958 para o segundo número de Tex Gigante segunda série, o nome oficial da série que ainda hoje encontramos mensalmente nos quiosques, com histórias inéditas; na realidade aquele volume reproduz as aventuras publicadas nos Tex Albo d’Oro 6/10,  mas como iremos descobrir nos próximos artigos, as primeiras capas da série actual foram recompostas de capas anteriores sem uma rigorosa lógica cronológica. Em verdadeiro rigor, não é bem a mesma ilustração, mas quase. Com efeito, para além das cores alteradas e planas, o fundo e um dos perseguidores da diligência desapareceram.

Tex #2 – Uno contro venti

Em todas as reimpressões subsequentes as cores continuaram a variar, até ao actual Tex Classic 2, que não consegue recriar o fascínio da capa original: o terceiro cavaleiro perdeu-se para sempre, enquanto aquele que é morto (ou simplesmente caiu da sela?) deverá renunciar eternamente às suas calças vermelhas e à camisa amarela de 1952. O mesmo se aplica ao cocheiro que, devido à mudança repentina das cores no período decorrido entre as duas primeiras publicações, vê invertidas as cores do chapéu e das calças; de verde a vermelho o chapéu e de vermelho para verde as calças. O chapéu com o decorrer dos anos desbotou para um quase amarelo em 2017. Divirtam-se a encontrar outras variações nas cores entre todas as versões desta ilustração.

Tutto Tex #2 – Uno contro venti

Tex Nuova Ristampa #2 – Uno contro venti

Tex Classic #2 – La mano fantasma

Curiosidade: Após 65 anos, a esta capa vem novamente associado o título La mano fantasma.
Marcamos encontro para o próximo “episódio” de Secret Origins com a terceira capa de Tex Classic e não só.

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rúbrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 11/04/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017, Saverio Ceri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *