O Making Of da Edição da Revista nº 12 do Clube Tex Portugal

Por João Marin

A Revista nº 12 do Clube Tex Portugal já está pronta para ir para a Gráfica. Terá 46 páginas e mais as capas, no formato 21 x 28cm, em cores e será impressa em papel couché. Uma edição que tem tudo para agradar os “texianos” associados do Clube.

João Marin trabalhando com as capas

A equipa de produção, composta por Mário João Marques, José Carlos Francisco (ambos de Portugal) e João Marin (do Brasil) dedicou-se bastante para apresentar um material à altura do nosso herói, Tex Willer. Esperamos que seja bem aceita por todos, e que comentem a respeito, para que a mesma possa se aprimorar ainda mais.

João Marin paginando a Revista nº 12 do Clube Tex Portugal

Para que você saiba um pouco mais a respeito do processo e do trabalho de produção da mesma, apresentamos abaixo, de forma resumida, como foi o processo de paginação (no Brasil, diagramação), da Revista nº 12, realizado por João Marin:

Montagem das capas

Primeiramente, nós recebíamos os arquivos contendo os textos e os arquivos de imagens, os quais eram enviados pelo Mário e pelo Zeca através de e-mail (às vezes recebíamos através de link de transferência – para os arquivos maiores).

Iniciando a paginação – Copiando o texto recebido para o editor de páginas

Com os arquivos em mãos, olhávamos as fotos e fazíamos uma leitura do texto. Em seguida trabalhávamos as imagens, fazendo tratamento e ajustes.

A edição de imagens, Alessandro Bocci no caso…

Com as imagens prontas e conhecendo o texto, copiávamos o mesmo para o programa de paginação e, depois, iniciávamos a importação das imagens e sua distribuição no artigo, com isso podíamos ter uma noção da quantidade de páginas e o tamanho mais adequado para o fechamento da matéria. Aplicávamos a seguir alguns efeitos e exportávamos o arquivo no formato PDF para fins de leitura do mesmo em tablet (tendo em vista que o notebook utilizado para a paginação não possuía uma resolução de tela adequada para se perceber pequenos defeitos.

Conferindo a paginação no arquivo em PDF

Com o arquivo da matéria paginado, enviávamos o mesmo, em formato PDF, para o Mário João e para o Zeca (José Carlos Francisco), para opiniões, ajustes e correcções.

Conferindo o resultado da paginação no tablet

Após o recebimento do “feedback”, por parte do Mário João e do Zeca, efectuávamos as correcções necessárias.

Efectuando as correcções apontadas pelo Mário e pelo Zeca

Tendo sido feito esses procedimentos em todos os artigos que compõe a revista, realizamos a última tarefa: exportação do arquivo para a gráfica.

Paginação finalizada

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Parabéns ao João Marin Editora. Claro que com os créditos aos bravos pards Mário e Zeca.
    Sucesso!

  2. Parabéns aos organizadores desta icônica revista, indispensável a qualquer pessoa que seja fã do maior e mais longevo personagem de faroeste dos quadrinhos. João Marin é uma verdadeira enciclopédia texiana ambulante, uma das maiores autoridades brasileiras do assunto e grande colecionador. Gostaria de um dia ver uma reportagem no blog ou na revista sobre a grande e primorosa coleção do João Marin. É coisa de encher os olhos mesmo.
    Parabéns a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *