Resposta às reclamações – COMUNICADO DA MYTHOS EDITORA

De Dorival Vitor Lopes, editor de TEX, recebemos o seguinte comunicado a propósito de reclamações várias:

Caros amigos mythosianos,

Nas duas últimas semanas recebemos reclamações de leitores descontentes com o tratamento que estão recebendo da Mythos Editora, de atrasos nas entregas de compras feitas pelo site e no recebimento de assinaturas. Além de pacotes incompletos, com falta de brindes, etc. Infelizmente a maioria desses nossos queridos amigos e clientes tem razão, embora nem todos. Os assinantes, por exemplo, reclamam muito, não importa a rapidez com que a revista lhe chegue. Por causa disso resolvemos não renovar nem fazer novas assinaturas. Dá muito trabalho e gera muita reclamação. Na verdade, quando resolvemos começar as assinaturas, há cerca de um ano, foi porque havia a ameaça de ficarmos sem distribuidor, e assinatura pareceu ser um canal viável, além das vendas pelo site. Felizmente essa ameaça não existe mais, pois a Dinap voltou a trabalhar normalmente. Quem compra na pré-venda também precisa ter paciência, pois sabe que vai ter que esperar um tempo para receber sua revista. E, se comprou mais produtos junto com os da pré-venda, mesmo que sejam revistas mais antigas, terá que esperar o produto da pré-venda sair. Isso é o combinado, é o que informamos no nosso site, mas muita gente reclama, sem razão, da demora no envio.

Além disso, quero lembrar que as vendas da Black Friday e do final de ano (muito maiores do que o normal) também contribuem para dificultar o nosso atendimento, normalmente muito bom e elogiado pela maioria. Então, essas dificuldades atuais são passageiras e ninguém precisa se desesperar, pois os erros serão corrigidos, todos receberão suas revistas e tudo voltará à normalidade. Também é importante vocês saberem que um grande vilão do nosso relacionamento são os Correios. Nossos correios estão um lixo, uma vergonha. Essa empresa, que já foi a mais amada pelos brasileiros por sua eficiência e confiabilidade, foi praticamente destruída nos últimos anos. Eles perdem pacotes, devolvem remessas sem nem tentar entregar, danificam pacotes, não atualizam o rastreamento no site, enfim, deixam nosso pessoal louco e os leitores irritados, achando que sempre é culpa da Mythos. Só que não temos muitas alternativas de entrega, pois os serviços de correio sempre foram monopólio em nosso país. Na área de São Paulo capital, estamos utilizando uma empresa de entregas, mas nas cidades mais distantes essa alternativa fica muito cara. Para cada pacote que enviamos, a gente reza uma oração para que ele chegue ao seu destino, e intacto, mas muitas vezes isso não acontece.

Por isso, pedimos calma, paciência e compreensão, pois passada essa correria de final de ano tudo voltará ao seu devido lugar.

Um abraço a todos e votos de um 2020 maravilhoso.

Dorival Vitor Lopes

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

31 Comentários

  1. Caro Dorival,

    Obrigado pelos esclarecimentos. Porém, ajudaria muito se o site da Mythos fosse atualizado diariamente com o REAL status dos pedidos e, principalmente, com o CÓDIGO DE RASTREAMENTO, nos casos em que eles já foram despachados.
    Esta medida, tenho absoluta certeza, já reduziria em muito o volume de reclamações.

    Acho que cancelar as assinaturas vai na contra mão da realidade. Distribuidoras podem ter problemas sempre, além de serem um custo muito elevado na composição de preço de capa. Acho que deveria era ser aperfeiçoado o serviço e melhor treinados os funcionários responsáveis. Eu tenho uma assinatura total de Tex e gostaria muito de mantê-la.

    Desejo-lhe muito sucesso e que 2020 seja um excelente ano para a Mythos, sem tantas reclamações.

    JM Alvarez

  2. Concordo com o Dorival, quando ele fala dos Correios, realmente está deixando a desejar, mas discordo se ele quer pôr a culpa somente nos Correios, no meu caso comprei revistas e era pra vir os cards, cada card na sua revista correspondente, não havia possibilidade de erro, mas erraram duas vezes, foi preciso a intervenção da Joana pra resolver o meu problema, já que o SAC não respondia minhas reclamações via email, acabaram com o atendimento via WhatsApp, que era muito bom, desculpe Dorival mas vocês tem que melhorar muito ainda pra ficar bom.
    PS: Vou continuar cliente de vocês pois gosto muito dos personagens, mas infelizmente estou desmotivado a comprar no site novamente.
    Desculpe o desabafo.
    Boa tarde a todos.

  3. Acredito que não seja só os correios, eles conseguem ser piores a cada dia! Minha remessa de Dezembro/2019 ainda não foi enviada… o assinante deveria no mínimo ser notificado desse atraso, como não pirar se as revistas que você deveria receber chegam na banca e você só recebe as suas revistas com 45 dias de atraso (no mínimo). As revistas chegam sem os brindes prometidos, você reclama e prometem enviar, não cumprem o que foi acordado com o SAC… E não querem receber reclamações?
    As assinaturas são ótimas principalmente para os que voltam a ler Tex, como foi o meu caso, que voltei depois de mais de 10 anos que havia parado! Enfim, cada um sabe onde o calo lhe aperta!!! Viva Tex!!!

  4. Eu comprei o Tex Anual e o 602 pelo site há 2 semanas. Após 1 semana, recebi um e-mail avisando que meu pedido tinha sido separado do estoque. Pobre deom, achando que era o e-mail avisando que meu produto tinha sido enviado 🙂

  5. Olá Zeca.

    Obrigado por compartilhar o aviso.

    Porém não concordo em colocar a culpa na Black Friday. Em 2018 foi a mesma história.

    – Que medidas foram tomadas para não ocorrer de novo em 2019?
    – Por que recesso no fim do ano se há uma alta demanda de envios?

    Concordo que pré venda tem que esperar e nem todos se ligam nisso. Mas essa da Black Friday não colou (final de Novembro. JÁ VAMOS ENTRAR EM FEVEREIRO, GENTE!!!).

  6. Os correios não são os únicos a transportar, porque se é tão ruim a Myhtos não pega as transportadoras particulares para entregar como a Amazon faz? Não existe monopólio, existem empresas aos montes para entregar pequenas mercadorias, então Mythos pegue as transportadoras particulares como a Amazon faz.

  7. Meu caro Dorival, falar que a Dinap “voltou a trabalhar normalmente” é um pouco demais!!!!! Tenho muitas coleções inacabadas porque a referida distribuidora não terminou de enviar e isso ao longo de DÉCADAS!!!!! Consegui muitas pelo fato de ir a capitais como Porto Alegre, São Paulo etc… a trabalho ou passeio e garimpar bancas e sebos para conseguir completar!!! As capitais sempre foram melhor servidas pela empresa mas o interior… Só se encalhar na cidade grande!!! Não há interesse em vender duas ou três edições de uma revista na roça. Aqui onde moro e trabalho, no interior do ES, só viajando dezenas ou centenas de kms para conseguir uma simples revistado TEX. De 2016 pra cá só piorou, e muito!!!!! Troquem essa distribuidora, por favor, e quem sabe o pessoal do interior tenha ao alcance as boas revistas que chegam na cidade grande!!!!!!!!!

  8. Uma das minhas compras foi feita em dezembro de 2019 e postada dia 03 de janeiro de 2020 e até agora não recebi a encomenda.

  9. Colocar a culpa nos correios e na Black Friday é demais. Nós sabemos que o Correios tem os seus problemas e que na Black Friday deve ter sido um grande volume de vendas, mas os problemas já vem de antes disso. E eu que compro na pré venda sei que demora a chegar, isso eu compreendo. Agora o que não entendo é porque os itens da pré venda chega na banca da minha cidade primeiro do que os que eu comprei pelo site. Ou porque compras que fiz a dois ou três anos atrás ainda estão lá no site com o status: “em separação no estoque”, sendo que eu já recebi o pedido há tempos. Ou porque os meus gibis mesmo embalados em papelão, chegam amassados, sendo que a embalagem externa está intacta, sem amassados ou rasgos, ou seja, amassam no ato de embalar. Essas e outras coisas desanimam a gente.

  10. Não sei se é só comigo, mas todos os e-mails que recebo daqueles automáticos que falam do status do pedido vêm em branco. Já reclamei e não resolveram. E uma revista que comprei consta lá no site entregue em Cosmópolis, região de Campinas SP, sendo que meus dados cadastrais estão atualizadíssimos. Moro no fim do Brasil, estado de Mato Grosso.

  11. Compro sempre no site da editora e também acredito que se ele funcionasse direito, diminuiria bastante o nível de reclamações, ligações e emails. A situação dos pedidos, é mantido pela editora no mesmo padrão dos correios que o diretor reclama, ou seja, sem nenhuma atualização. O meu último pedido é de 04/01/2010 e está até hoje com o status “Em separação Estoque”, aí é claro, o cliente reclama!

    Botar culpa na Black Friday é muito fácil, mas o evento tem todo ano e todo ano, ao invés de se preparar melhor, o diretor repete a mesma lenga lenga de que a culpa é de vender muito na Black Friday!!!

    Quanto a cancelar o serviço de assinaturas, até entenderia se tivesse vindo com o argumento de que ele não fosse economicamente viável, mas cancelar por que dá muito trabalho?!? Não tem sistema de gestão aí não?

    É muita incompetência!!!

  12. Li TUDO acima… O texto e os comentários!

    ”Não há nada superior à verdade”, e poh… só lerdo que não quer ler… Ver!
    Falta de pura logística (descentralização) tanto da editora, bem como dos correios, mas nada se justifica o que li acima da editora. Pessoal estamos em 2020… Tecnologia & afins.

    Somos Colecionadores/Leitores/Clientes, e não…

    Eu particularmente já DESISTI de esperar respostas via zap da editora (SAC).

    Tex & Bonelli, eu coleciono pelos personagens e NÃO pelo logotipo de qualquer ditora nela contida.

    Parabens à atual editora pelo fato de tar na ativa, mas… nem explicou e muito menos se justificou, PIOROU até!

    Tex 80anos avante!

  13. Amigos, se não querem acreditar em mim, paciência, mas não digam que estou dando desculpas. Eu dei explicações, justificativas. A Black Friday é, sim, um período problemático. Foi assim em 2018, 2019, e, provavelmente, será em 2020. EU contrato mais gente nesse período, mas os CORREIOS, não. Quando ligamos na agência dos correios para perguntar por que estão levando mais de vinte dias para entregar os pacotes, a resposta é: “É preciso ter paciência, neste período acumula mesmo.” Ou seja, eles não vão melhorar o serviço. Os leitores que falam em “sistema de gestão”, “logística”, “descentralização”, “tecnologia”, se quiserem vir aqui nos ensinar eu agradeço. Talvez até contrate alguns deles, já que têm todas as respostas e soluções – estou falando sério. Alguém pergunta por que não fazemos como a Amazon, que contrata empresas particulares para as entregas dela (e eu perguntaria: por que será que ela não usa os Correios?). A resposta, gente, é que a Amazon fatura muitos milhões por dia e tem uma quantidade de remessas que lhe permite gastar mais nas entregas. A Mythos, infelizmente, não pode suportar esse custo extra, e nem repassar para o cliente.
    Podem ter certeza, se os Correios trabalhassem direito, reduziríamos as reclamações em 70%. Porque nós fazemos nossa parte.

  14. Agora é muito fácil culpar os correios, a culpa é toda dos correios, vocês enviam mensagens que o produto adquirido está em processo de separação no estoque e que em breve receberá a confirmação de postagem e o código de rastreio para acompanhamento da entrega. Acontece que a Mythos não manda mais nenhuma confirmação que foi postado e nem o código de rastreamento da qual deveria mandar um e-mail que o pedido foi postado e o código, com esse código podemos rastrear esses objetos enviados à sorte e que quando eu recebo esse aviso com poucos dias tudo direitinho, os correios entregam perfeitamente, agora querer culpar os outros é muito fácil, tudo que faço através dos correios tenho recebido, fiz a assinatura do Tex Gold, chega perfeitamente, atrasos é comum acontecer mas daí querer culpar os correios. Quando comprarmos nos digam quando o produto foi enviado e o código de rastreamento.

  15. Não concordo com a opinião quanto aos correios, sempre os meus pedidos, tanto da Mythos, como outros, chegam geralmente em no máximo cinco dias úteis. O que a Mythos tem que fazer é atualizar os pedidos no site com o código de rastreamento, assim que forem expedidos.

  16. Os assinantes de Tex praticamente foram chamados de chatos e de reclamarem sem motivo.

    Vale lembrar ao Dorival que os assinantes são como os acionistas das empresas, pois nós pagamos um ano de assinatura adiantado, sem termos nem ao menos a certeza que as edições serão mesmo impressas, de que algumas serão canceladas, ou mesmo se a editora ainda estará funcionado (Toc Toc Toc) até o final da assinatura.

    Fazer uma assinatura no Brasil é um fator de risco e ao mesmo tempo uma prova de confiança na editora.

    O que não pode é que eu encontre nas bancas, desde dezembro, todas as revistas do meu pacote Tex Total e nenhuma delas tenha chegado pra mim.

    O assinante deveria ser o primeiro a receber, pois ele pagou adiantado para a editora. Ele confiou. Ele investiu uma boa soma antecipadamente em confiança à editora.

    Então ele pode, sim, reclamar dos atrasos, senhor Dorival. Ele tem esse DIREITO. E a editora tem o DEVER de entregar as revistas em dia, sem atrasos excessivos, em bom estado de conservação e corretamente. É OBRIGAÇÃO da editora, não é favor nenhum.

    Os Correios são uma titica, pra não ser muito grosseiro, sou extremamente crítico a ele, pois sofro muito com entregas em geral. Mas não são eles que mandam remessa sem os brindes, ou brindes trocados, ou revistas faltando no pacote, ou revistas mal embaladas que chegam amassadas porque alguém tenta acondicionar uma revista do Fantasma num pacote só com formatinhos.

    Acho que os Correios são péssimos, mas a parte de pós venda e logística da Mythos tem que contratar um supervisor que tenha experiência no ramo, pois hoje está parecendo uma repartição pública, onde os envolvidos fazem tudo da maneira que dê menos trabalho pra eles.

    Respeitem o assinante, pois eles serão o futuro de sustentação das editoras, bem como as vendas no site. Esse tem que ser o foco a ser aperfeiçoado para que funcione bem e não hoje mais tantas reclamações.

    Não é deixando de fazer assinaturas que vai resolver o problema de logística e pós venda da editora. Isso se resolve contratando um supervisor com experiência no ramo e treinando exaustivamente seus funcionários.

  17. Bom dia Dorival.
    ANTES de chegarmos a parte que cabe aos Correios (que tem, sim, suas falhas) precisamos URGENTEMENTE resolver a parte que cabe a Mythos.
    Qual o canal oficial da Mythos? O site é somente para compra, praticamente inexiste informações.
    O esquema da pré-venda é bacana pelo desconto (que é engolido pelo valor do frete, que faz parte…), mas precisa ser revisto. A ideia é receber/arrecadar adiantado (também faz parte) mas tá mal organizado… pré-venda com prazos diferentes para ser entregue junto não dá. Tá faltando um profissional (de verdade, que entenda do assunto na prática) para organizar isso.
    Os pedidos chegam (85% das vezes) com falta de material.
    Os gibis são mal embalados, muitas vezes com uma simples camada de papel pardo. Algumas vezes os gibis chegam com dobras ou amassos, marcas…
    O retorno por parte da editora (que agora não se faz mais pelo WhatsApp) demora dias e muitas vezes parece que a pessoa que te responde não sabe sobre o que ela está falando.
    Voltou acontecer recentemente erros na impressão/montagem dos gibis (Tex Willer 9, Platinum 24…) ai a orientação é para que eu embale esse gibi com defeito, vá até o correio e faça uma logística reversa… é viável isso? Lógico que não, nem para o cliente (não tenho tempo pra isso. E às vezes vou ver o problemas meses após receber o produto) e nem para a editora (pelos custos).

    Oferecer os cards e postais é bacana… eu gosto muito. Mas parece que tá sendo feito de má vontade, torcendo pra dar errado pra dizer: “tá vendo, pedem e não compram”. Tá gerando cada incómodo… pessoal que embala e envia nem sabe o que é um card, um postal, nem sabe diferenciar Tex de Zagor. Devem achar que colecionismo é coisa do véio bobo. Essa é a minha impressão do lado de cá.

  18. Sendo os correios tão problemáticos (e ainda assim sendo o que melhor funciona para entregas) não seria o caso da Mythos encontrar uma outra alternativa?
    Acho que jamais a Black Friday deveria ser citada como “problemática”… é tipo… reclamar por vender muito. E olha que eu compro pouco nesse período, pois mantenho minhas coleções Bonelli em dia.

  19. Sr Dorival,
    Se morasse em SP, ajudaria voluntariamente e com prazer a editora a melhorar seu relacionamento com os clientes. Se me permitir, numa próxima visita a SP reservarei um dia para visitá-los e trocarmos experiências.

  20. * A LÓGICA DA LOGÍSTICA *

    E do Amor pelo que se faz, vide comentário CERTEIRO acima do pard Everton JP (”Tá faltando um profissional – de verdade, que entenda do assunto na prática – para organizar isso”).

    A Logística da Lógica:
    Diante de ”crises”, obstáculos, uma empresa teria os seus Planos (A,B…).

    Aproveite estas ”críticas” de Colecionadores, e absorva (saiba) transformar para bem melhor.
    Afinal, somos ”acionistas” e não buscadores de empregos na editora.
    * Conta a Lenda que o leitor/colecionador (anteriormente), e vira empregado na editora, muda muito NEGATIVAMENTE!
    Continuo como Leitor/Colecionador!

    Avante Tex 80 anos! Em 2028.

  21. Bem, gente, não adianta eu ficar trocando tiros com vocês. Nunca é agradável receber críticas e acusações, mas podem ter certeza de que todas essas manifestações de vocês serviram para uma coisa… fazer nós da Mythos pensarmos e buscarmos soluções para os problemas. Tenho certeza de que nos próximos dias vocês notarão uma considerável melhora em nosso atendimento, nos pacotes, nas respostas, no suporte, etc. E, se isso não acontecer, RECLAMEM. Nós precisamos de vocês, sem vocês a Mythos não existiria. Saibam que nosso objetivo sempre é agradá-los ao máximo. Se a gente não consegue, não é por falta de tentar. Um abraço.

  22. Sou assinante do pacote de edições com histórias inéditas. Acho o Serviço excelente. Uma pena. Viva Tex!

  23. Espero que o Dorival, não descontinue as assinaturas. Elas são importantes para nós leitores. O que se pode fazer é melhorar o serviço.

  24. Sou um (ou mais um) colecionador chato. Mas não muito. Concordo com o Alvarez e com o Everton e não vou ser repetitivo. Mas lamento a informação do Dorival quando diz que vai encerrar o serviço de assinaturas. Esperei muito para ver essa oferta por parte da Editora e fui um dos primeiros a assinar um pacote de Tex (completo) Espero, de coração, que o Editor e Diretor financeiro da Editora reveja essa ideia de acabar com as ASSINATURAS. Apesar das demoras no final do ano de 2019, quero renovar minha assinatura em Junho. Abraço graúdo a todos. Em especial ao Dorival.

    • Caro Dorival,porque vocês não fazem como a Saraiva que tem entrega própria, é uma sugestão que estou dando.
      Como estou desempregado, me disponho a fazer entregas no Rio de Janeiro prá vocês. Talvez não saia tão caro assim.

  25. Esse texto da Mythos é patético!!!
    Algumas vezes fui muito bem atendido pelo “finado” serviço de WhatsApp que a editora disponibilizava. Pois os erros são MUITOS, MUITOS MESMO! Eu acabei sendo um “cliente habitual” do WhatsApp. E olha que alguma reclamações eu nem sequer fiz, como o caso de “Martin Mystére n. 6”, que comprei junto com vários números de Mágico Vento, e que acabou não sendo enviada. Como percebi esse erro dias depois de ter recebido o pacote, deixei passar e acabei comprando MM 6 novamente.
    Eu fiz uma assinatura em dezembro de 2018, comecei a receber no mesmo mês e, em janeiro de 2019, eles mudaram “TEX Coleção” de quinzenal para mensal. Depois de VÁRIOS e-mails perguntando como seria essa compensação, já que com a assinatura eu ficaria em defasagem dos exemplares que pagara antecipadamente, vários e-mails sem resposta, recebi de um funcionário, chamado Alexandre Correia, a resposta que teria uma postergação de mais dois meses de assinatura. Repliquei falando que ainda assim, faltariam o equivalente a 7 edições e que estaria aberto à negociação. Sequer recebi resposta deste senhor. Isso tudo no começo de 2019. Após perceber que não recebi edições de dezembro de 2019, nem de janeiro 2020 (Eu calmo, esperando….), resolvi perguntar, em 11 de fevereiro, a situação da minha assinatura. Resposta: você receberá as 7 edições de TEX coleção, assim que elas forem saindo. Típica resposta de quem não sabe do que se trata. Pois as 7 faltantes reporiam o prejuízo se os dois meses fossem postergados. O que não aconteceu.
    Moral da História: cansei de reclamar….
    Eu comprei bastante coisa na Mythos de 2018 até agora… Só comprei porque os produtos são bons.
    Acho que deveríamos deixar, todos nós, pararmos de comprar os produtos dessa editora.
    A Mythos tem uma boa curadoria artística, no entanto, são PÉSSIMOS no pós-vendas!!
    Agradeço às pessoas que atendiam ao WhatsApp e lamento que tenha que ler um texto horroroso como esse da editora.
    Admitam que estão sendo incompetentes para dar conta da demanda. Ampliem a editora, existem pessoas precisando trabalhar.
    O que me parece é que não estão dando conta de atender à demanda crescente. Isso é incompetência.

  26. Boa noite. Moro em Ourinhos / SP e sempre compro os gibis do Tex numa banca local. Há quase 2 meses só chegam poucos gibis, sem critério algum. Tenho a sensação que estou no interior do Amazonas, nos anos 70. O que aconteceu?

  27. Marcos, tudo bem? A distribuidora só tem enviado para determinadas praças. Por isso essa falta do produto. Depois da normalização, todos esses produtos serão enviados novamente para as praças que não receberam.

  28. Caro Dorival,
    é com pesar que tomo conhecimento hoje, agosto de 2020, do fim das assinaturas de Tex – e perdoe-me por me manifestar sobre o seu negocio, sua empresa mas entendo que vocês estão dando um tiro no próprio pé pois temo que essa decisão irá tornar a continuidade da publicação de Tex no Brasil inviável economicamente. Como você irá vender Tex em banca se grande parte delas encerrou as atividades? Vocês estão trocando o cliente que paga primeiro para receber depois para ficar com o cliente que não sabe se vai comprar? Compro Tex desde 1978 , já vi as atrocidades da Vecchi, da Globo, das distribuidoras picaretas mas esta de vocês é a que mais me assusta. Você está confiando o futuro do seu negocio na DINAP, mesmo sabendo do passado deles? Por favor reveja esta decisão alinhado ao novo normal pós-pandemia.

  29. Estamos no término de 2020, infelizmente a opção assinatura dos pacotes Tex, de fato, não vai retornar. Sabemos do esforço hercúleo do Dorival e alguns da equipe. Todos os comentários dos meus pards são pertinentes. Espero que 2021, a logística da Mythos esteja aperfeiçoada. Somos leitores veteranos (a maioria mais de 50 anos de idade, e graças a Deus aparecendo um público mais jovem) e somos de fato, exigentes, mas pacientes… a maturidade nos trouxe isso, porém fica aqui o desejo que a opção assinatura dos pacotes Tex retorne, e que haja prioridade para os aficionados e leais leitores de Tex e Zagor, que por questão óbvia, deve receber com cuidado e prioridade as edições. Abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *