Almoço texiano internacional em Lisboa

Mário João Marques, Antonio Mondillo (sobre a mesa dois dos seus livros) e Carlos Moreira

Aproveitando a presença, em Lisboa, do ilustre sócio italiano Antonio Mondillo, conceituado escritor de diversos livros temáticos relacionados a Tex Willer e a autores do mesmo Tex, a Direcção do Clube Tex Portugal, representada pelos directores Carlos Moreira e Mário João Marques convidou-o para um fausto almoço no restaurante Portugália, na capital portuguesa, almoço esse onde o tema principal foi obviamente o inolvidável Ranger e o seu fantástico mundo, tema onde o Antonio Mondillo é um verdadeiro especialista como o provam os diversos livros já publicados, tendo o próprio Mondillo trazido a Lisboa algumas das suas obras, inclusive a mais recente dedicada ao desenhador Erio Nicolò como se pode visualizar numa das fotografias que ilustram este texto.

Mário João Marques e Antonio Mondillo

Falemos agora um pouco mais do escritor italiano:
Antonio Mondillo nasceu em Salerno a 10 de Setembro de 1967 e reside em  (SA). Formado em Ciências Agrárias, foi funcionário da Entidade nacional de Sementes Eleitas (Ministério de Políticas Agrícolas) sendo no presente funcionário do CREA (Conselho de Pesquisa Agrícola e Análise da Economia Agrária). É Consultor Técnico do Tribunal de Salerno (Secção Agrária). Foi Conselheiro Municipal da sua cidade de 2002 a 2006.

Antonio Mondillo e Tex, a Lenda

Autor de numerosos artigos, publicações científicas e divulgativas em revistas, magazines e jornais. Orador em conferências e cursos de formação. Efectuou numerosas viagens ao estrangeiro cultivando a sua paixão por diferentes culturas europeias e do continente americano. Grande apaixonado por banda desenhada desde tenra idade possui uma vasta colecção. De 2006 a 2010 colaborou com a Editora Tesauro de Salerno, publicando diversos artigos no fanzine “Corriere dell’Ontario” e dois livros “TEX TRA MITO E STORIA” e “GUIDA BONELLI, TUTTE LE EDIZIONI STRANIERE”. Deve-se acrescentar à lista o recente (2019) livro dedicado á arte de Erio Nicolò: L’ARTE DI ERIO NICOLÒ.

Participa em exposições e conferências desde há muitos anos seja como convidado (orador e expositor) seja como organizador. Em Outubro de 2008 expôs pela primeira vez algumas páginas originais da sua colecção de banda desenhada no âmbito da mostra “Artisticamente” que ocorreu em Battipaglia. Desde então participou em diversas mostras e publicado também o catálogo “TEX 60 ANNI TRA MITO E STORIA”.

Catálogo mostra Tex 60 anos

De seguida a listagem de todas as manifestações em que participou:

–        Outubro 2008  “ARTISTICAMENTE” – Centro Social – Battipaglia (SA)

–        Janeiro 2009  “TEX 60 ANNI TRA MITO E STORIA” – Agropoli Fumetto 1ª edição – Centro Studi Hemera – Agropoli (SA)

–        Março 2009  “TEX 60 ANNI TRA MITO E STORIA” – Agropoli Fumetto 2ª edição – Centro Studi Hemera – Agropoli (SA)

–        Março 2016 “LA BIBLIOTECA E’ ANCHE TUA”  – Associação Rinascita –  Inauguração da Biblioteca e sala de leitura da Scuola De Amicis – Battipaglia (SA)

–        Agosto 2016  “AUTORI IN CENTRO” – Associação Rinascita – Battipaglia (SA)

–        Outubro 2016 “FUMETTI IN BIBLIOTECA, L’ARTE DEL FUMETTO” – Claustro Palácio da Cultura, Biblioteca municipal – Vallo della Lucania (SA)

–        Janeiro 2018 “LA NONA ARTE, LA FORZA DEL LINGUAGGIO DELLA LETTERATURA A FUMETTI” – Associação Rinascita – Scuola De Amicis – Battipaglia (SA)

–        Junho 2018 “LA NONA ARTE, LA FORZA DEL LINGUAGGIO DELLA LETTERATURA A FUMETTI” – Associação Rinascita – Scuola De Amicis – Battipaglia (SA)

Mostra Nona Arte com Antonio Mondillo

Mauro Boselli e Antonio Mondillo

Antonio Mondillo com Don Rosa

Antonio Mondillo com o mítico Gallieno Ferri

Nos últimos meses tem escrito novos estudos e guiões de banda desenhada. Em breve irá começar uma colaboração com a Aurea Editoriale de Roma, editora da obra-prima da banda desenhada argentina Dago e dos prestigiados semanários Lanciostory e Skorpio.

Antonio Mondillo apresentando as suas publicações na Mostra Arte del Fumetto

Em relação a Tex, criou em 2008 uma biografia com datas e personagens históricos publicada no livro TEX TRA MITO E STORIA. Em particular, identificou o ano de nascimento de Tex como sendo o de 1838. Tal data foi considerada válida por Mauro Boselli, desde há vários anos editor e principal escritor da série Tex, o qual presta muita atenção à cronologia do personagem. Em 2017, de facto, foi publicado o Maxi Tex nº 21 intitulado “Nueces Valley” onde é narrada a infância de Tex e está presente o ano de nascimento: 1838. A este Maxi Tex Boselli deu sequência com o lançamento da nova colecção TEX WILLER, centrada na fase juvenil do personagem.

Antonio Mondillo em Tabernas, Espanha vestido a rigor para um filme western

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Parabéns por esses encontros Zeca. Viva Tex Willer. Abraços do Tex e do Kit Willer dos Pampas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *